Edgar Degas, o outro fundador do movimento impressionista

Hilaire Germain Edgar de Gas, popularmente conhecido como Edgar Degas, foi um artista françês que nasceu no ano de 1824 e fez parte do movimento artístico do impressionismo, apesar dele próprio não se considerar parte desta corrente artística. Porém o artista é tido como um dos fundadores do impressionismo, além de ser amigo de diversos pintores modernistas, tendo uma relação amigável mais íntima como a artista norte-americana Marry Cassat.

Degas inicialmente era um estudante de direito que ficou fascinado pelo mundo das artes fazendo cópia de diversos artistas considerados os antigos mestres como Francisco Goya e Rembrandt. O artista também fez cópias de artes de Ticiano, Michelangelo e Rafael. Uma de suas obras foi feita com base em seus estudos de artistas renascentistas, esta pintura tem o nome de A família Bellelli.

A família Bellelli, Edgar Degas.

A família Bellelli são seus parentes, sua tia Laura era a matriarca da família e casada com o Barão de Gennaro Bellelli. Esta tela é considerada uma das obras-primas da juventude de Edgar Degas. Ele fez esta pintura logo após Degas ter feito uma viagem à Itália, e chegou a Nápoles.

Edgar Degas planejava submeter esta pintura A família Bellelli ao Salão de Paris mas acabou não fazendo isso e trabalhou em outras obras simultaneamente a esta.

Frequentando o círculo de artistas em Paris, Degas acabou conhecendo Éduoard Manet. Quando aconteceu a Guerra Franco-Prussiana, devido a alguns problemas físicos, Degas não pode participar dos confrontos, então se mudou para New Orleans na Lousiana nos Estados Unidos. Na América, Edgar Degas trabalhou numa pintura chamada de Um escritório de algodão em New Orleans.

Um escritório de algodão em New Orleans, Edgar Degas.

O artista fica um pouco desiludido com o Salão de Paris, e sempre participou de reuniões de artistas de vanguardas como Berthe Morisot, Claude Monet, Édouard Manet e sua amiga Mary Cassat. Este grupo de artistas decidiu fazer uma exposição a parte, este evento ficou conhecido como “A primeira exposição dos Impressionistas”.

Uma de suas obras exibidas na primeira exposição dos Impressionistas, é A cantora com Luvas.

A cantora com luvas, Edgar Degas.

Apesar de ser um pintor Impressionistas, Edgar Degas se recusou a pintar ao ar livre como outros artistas modernistas da época. O artista começou a ter problemas de visão e por causa disto preferia pintar usando pastéis em vez de aquarela e guaches.

Foi seu domínio no pastel que inspirou a artista Mary Cassat a também dominar este material e utilizar em suas pinturas.

A imprensa classificava Degas como um impressionista, mas o artista recusava ser chamado assim, pois considerava que tinha pouco em comum com artistas como Claude Monet, Édouard Manet e Auguste Renoir. Suas obras retratavam pessoas em ambientes internos como na sua pintura A aula de balé, uma pintura encomendada por Jean-Baptiste Faure.

A aula de balé, Edgar Degas.

Edgar Degas também era um grande colecionador de artes, comprando obras de El Greco, Manet, Paul Cézanne, e as xilogravuras japonesas.

O artista possui uma técnica complexa, não podendo ser encaixado em alguma escola artística específica. Embora. Degas tenha influenciado muito a artista Mary Cassatt, que se tornou uma pintora de vanguarda, do impressionismo, alterando seu estilo de pintar quando conheceu Edgar Degas.

Mary Cassatt, apesar de ter sido por um certo tempo aprendiz de Edgar Degas, ela possui um pouco mais de domínio sobre as cores do que Degas. Mas algumas de Degas possuem um grande realismo, podendo até mesmo serem confundidas se vistas em tamanhos pequenos.

Assim como todos os artistas do século XIX, quase sem exceção, dos modernistas a academicistas, Edgar Degas também pintou nus artísticos, com a temática popular dos banhos. Uma de suas obras é A mulher secando a nuca após o banho.

A mulher secando a nuca após o banho, Edgar Degas.

Algumas obras de Edgar Degas possuem cores brilhantes, e o artista se concentra nos caminhos que a luz percorre numa cena. Por causa disto, o artista consegue imprimir um certo realismo em suas pinturas, a mais realista, é O escritório de algodão em New Orleans, mostrado numa imagem acima. Mas também tem outras obras que Degas mostra um impressionante domínio da luz como, A classe de dança.

A classe de dança, Edgar Degas.

Um dos temas preferidos de Edgar Degas, são cenas com dançarinas, por isto o artista tem diversas obras com este assunto. Outra obra de Degas sobre dançarinas, é o quadro chamado Ensaio de Palco.

Ensaio de palco, Edgar Degas.

As dançarinas e a cena são retratadas com um certo realismo estilístico do artista. O artista prefere cenas do cotidiano dos ensaios e apresentações de danças. O artista também fica fascinado como o tema de banho. Suas obras de nu artístico não são tão explícitas quanto a de artistas academicistas.

Mulher numa banheira, Edgar Degas.

O comerciante de arte francês, Paul Durand-Ruel, organizou uma exposição em Nova Iorque, com nus artísticos pintados por Degas, mesmo assim este evento causou uma certa polêmica, apesar do artista não ser tão explícito em suas obras.

Edgar Degas se tornou amante de uma de suas modelos, Suzanne Valadon, e incentivou ela a seguir carreira como uma pintora artística modernista. Apesar do seu sucesso, Degas se envolveu em uma polêmica em que mostrou posições anti-semitas e por causa disso o artista entra em declínio. No final de sua vida, Edgar Degas vive vagando pelas ruas.

O artista morre no ano de 1917, por causa de um aneurisma cerebral. Edgar Degas deixa como legado o movimento artístico que fundou junto com Berthe Morisot, o impressionismo.

veja e compre meu livro na loja da Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.