Movimentos, técnicas, escolas e estilos artísticos. Qual é a diferença?

Movimento artístico tem como característica a introdução de uma novidade artística, com a utilização de ideias, temas e técnicas definidas para esse tipo de arte. Oficialmente eles surgem no século XX, e o primeiro deles, com todas as características de movimento artístico, é o Impressionismo.

Técnica artística é um jeito de pintar um quadro. Por exemplo, Leonardo Da Vinci, com seus estudos sobre ciências como geometria, óptica, anatomia etc, utilizou uma técnica chamada de claro-escuro, com outra técnica chamada de sfumato. Ele introduziu sombras mais realistas e sutis nas suas pinturas.

leovinci.jpg
Artista: Leonardo da Vinci

As sombras são naturais, e o sfumato criam essas expressões humanas sutis para o observador, que é uma das característica dos quadros de Leonardo da Vinci.

Sfumato é uma técnica que cria um degradê sutil de cores, em vez de pintar a pele humana e expressões usando um tom e pinceladas definidas. Leonardo da Vinci cria uma espécie de Blur (photoshop).
Deixa eu ilustrar:

comparaleocarav.jpg

À esquerda temos o quadro Davi e Golias de Caravaggio, e a direita uma obra de Leonardo da Vinci. A expressão no rosto de Golias é marcante, enquanto a da mulher e do bebê é mais suave.

A técnica claro e escuro é vista na parte do bebê e a fonte, as mãos da mulher e o vestido, no quadro de da Vinci. Caravaggio utiliza em toda sua obra Davi e Golias.

Estilo Artístico é a arte produzida durante um período histórico. É um conceito retirado de um movimento histórico maior, por exemplo, o Renascimento.

O período Renascentista não teve impacto somente na arte, mas em todos os aspectos da sociedade na época, o movimento artístico é mais restrito a produção de arte, o histórico influência todo um período geralmente longo, dura cem, duzentos, trezentos anos. Por isso o Renascimento não é um movimento artístico, e a arte produzida é classificada como estilo ou período artístico.

Uma escola artística é uma forma de passar um estilo artístico já consolidado para gerações futuras.

Fonte de consulta:

Fiz uma pesquisa nos sites Wikipedia, amopintar.com, historia-da-arte.info, brasilescola.com.br e resumi o que tinha de consensual e de fonte confiável nesses sites.

Imagem:

Wiki. A imagem principal é a Santa Ceia de Leonardo da Vinci.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.