Ukiyo-e: A xilogravura japonesa

O papel surgiu na Ásia nas regiões do Japão, Coreias e China, então não é de se impressionar que técnicas avançadas de xilogravura surgiriam na Ásia. O Ukiyo-e é um movimento artístico do período Edo(1603-1868) no Japão, essa corrente artística é parte da xilogravura japonesa.

No período conhecido como Sengoku, entre 1467 e 1615 d.C, que foi um período de guerra civil japonesa, permitiu o surgimento de comerciantes poderosos, e esses comerciantes viraram patronos da arte e então eles patrocinavam os artistas que puderam desenvolver sua arte. Após esse período o Japão ficou centralizado nas mãos do Shogun (将軍, shōgun) então as artes japonesas consideradas clássicas eram mais favorecidas. Como o Yamato-e, um estilo japonês considerado clássico.

The Tale of Genji by Tosa Mitsuoki

Pinturas da era Kanbun(寛文) são consideradas as primeiras obras do movimento artístico Ukiyo-e. O termo Ukiyo (浮世) significa mundo flutuante, esse sentido tem origem no budismo, na ideologia da impermanência, em que a realidade não é permanente. No começo o Ukiyo-e servia para ilustrar cenas de histórias japonesas, esse estilo também era utilizado na confecção de pôsteres de teatro.

Tela de Hokine, mais antiga obra de ukiyo-e datada de 1624-44.

O artista Hishikawa Moronobu (菱 川 師 宣) é o responsável pela popularização do Ukiyo-e, ele acabou produzindo as primeiras xilogravuras do estilo artístico Ukiyo-e, esse artista, Mornobu, publica Guia do amor em Yoshiwara (吉 原 恋 の 道 引, Yoshiwara koi no michibiki).

Obra de Moronobu.

Suzuki Harunobu esse artista é um dos criadores das impressões coloridas do Ukiyo-e, esse artista era de uma família de samurais, e é famoso pelas ilustrações de um tipo feminino juvenil, esguio, cheio de delicadeza. Ele também ilustrou calendários que eram conhecidos como e-goyomi (絵 暦).

O rouxinol nos bambus, Harunobu.

Harunobu tinha muitos clientes samurais, e ele também foi responsável pela criação da técnica conhecida como Nishiki-e (錦 絵) estampa de brocados. Ele também fez uma série de imagens eróticas conhecidas como shunga. Ele produziu imagens policromáticas com efeitos de relevo.

Impressão de Nikishi-e da série chamada de Fūryū zashiki hakkei, Harunobu.

Katsushika Hokusai (葛 飾 北 斎) é o artista da gravura mais famosa do Ukiyo-e, A grande onda de Kanagawa, que faz parte da série de pinturas Cem vistas do Monte Fuji ou Fugaku Hyakkei, produzida pelo artista. Suas obras influenciaram artistas ocidentais como Vincent Van Gogh, que durante seus estudos sobre cores e luzes adquiriu várias xilogravuras Ukiyo-e.

Grande onda de Kanagawa.

Hokusai também compôs uma série de poemas.

Utagawa Hiroshige (歌川広重), ele foi um grande pintor do Ukiyo-e, junto com Hokusai, no entanto, Hiroshige tem um estilo diferente de Hokusai. Ele também fez parte da escola artística Rinpa. Hiroshige é considerado um especialista de paisagem do Ukiyo-e, suas obras tem o predomínio das cores azul e verde.

Ele é o artistas que fez a série de pinturas conhecidas pelo nome de As cinquenta e três estações do Tōkaidō (東海 道 五十 三次 之 内, Tōkaidō Gojūsan-tsugi no uchi. Essa sequência de obras ficou muito conhecida no Ocidente no século XIX. Claude Monet se inspirou nas obras de Hiroshige para compor muitas de suas obras.

 Tokaido Gojūsan-tsugi, Hiroshige. 

Uma das imagens mais retratadas no Ukiyo-e eram as mulheres cortesãs, Vincent Van Gogh fez uma pintura inspirada nas xilogravuras que ele adquiriu enquanto estava morando na Antuérpia no ano de 1885.

A cortesã, Van Gogh.

O Ukiyo-e tem sua decadência após a Restauração Meiji que trouxe ao Japão muitas influências ocidentais.

8 comentários em “Ukiyo-e: A xilogravura japonesa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.