Salsa: música cubana e estilo de dança

A Salsa surgiu nos cabarés em Cuba na cidade de Havana na década de 40. A Salsa é uma combinação de vários ritmos(temperos) musicais. É por causa dessa mistura de temperos que a dança recebeu o nome de Salsa. A Salsa une os ritmos da rumba, mambo, cha-cha-cha, son cubano entre outros.

A dança da Salsa é uma variante das danças de salão. E o Son Cubano é uma das predecessoras da Salsa.

O Son Cubano é um gênero musical e dança que surgiu em Cuba no final do século XIX (1801-1900 d.C). É um som sincrético que mescla ritmos da Espanha e da África. Arsênio Rodriguez incorporou ao gênero Son Cubano o uso do instrumento musical trompa e solos de piano, criando uma variante chamada de Son Montuno.

Conga, também é um instrumento utilizado na Salsa.

Na década de 50, músicos cubanos seguem para Nova Iorque levando o ritmo da Salsa, que ainda não tinha esse nome. Então na década de 70, esse novo ritmo cubano, recebe o nome de Salsa, é creditado ao grupo Lebron Brothers, com membros de origem porto-riquenha, a popularização da Salsa na cultura norte-americana.

Também existe outra história que diz que um grupo musical que veio de Cuba, La Sonora Matancera, criou o e popularizou o termo Salsa. O jornal Time, The New York Times e Newsweek fizeram matérias e noticiaram os shows de Salsa que aconteciam na época. A Salsa se torna um estilo de música latina que acaba fazendo muito sucesso entre os norte-americanos e além dos latino-americanos que vivem nos Estados Unidos nesse período.

Existia uma controvérsia sobre se a Salsa era um gênero musical novo ou se era a típica música cubana tocada em Cuba há muito tempo, e que o termo Salsa era um golpe de marketing feito para vender discos.

A dança de salão surgiu na corte do monarca Luís XIV na França, e ela se espalhou pelo mundo. A dança de salão é praticada por casais. A Salsa é uma modalidade da dança de Salão e que é uma união de danças como o cha-cha-cha, mambo, rumba.

O cha-cha-cha é uma dança originária de Cuba que é considerada uma variação do forró. Já o mambo é uma gênero musical e de dança que utiliza ritmos derivados da música africana. A dança tem origem nas contradança espanhola e francesa, que é uma dança de ritmo rápido. A Rumba é um outro tipo de dança cubana em compasso binário que também foi incorporado ao flamenco.

É a mistura desses estilos musicais que origina a Salsa. A dança Salsa é caracterizada pelo compasso quaternário. Compasso é uma forma de dividir uma composição musical, com base em batidas ou pausas. Existem várias ramificações da Salsa, a Salsa cubana, a Salsa em linha e a Salsa colombiana.

Na Salsa cubana o casal faz movimentos circulares e em nós, fazendo e desfazendo nós. A Salsa colombiana tem poucos giros e muitos movimentos rápidos nos pés. A Salsa em linha, que também é conhecida como Salsa americana, o casal dança como se estivesse em cima de uma linha, outra característica é a presença de múltiplos giros rápidos.

A música do gênero Salsa também absorveu outros gêneros musicais como o Jazz, o reggae jamaicano, a cúmbia colombiana, o merengue e até mesmo o rock norte-americano.

Hoje em dia esse estilo de dança é muito popular e existem até mesmo competições da dança Salsa.

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Salsa_music

2 comentários em “Salsa: música cubana e estilo de dança

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.