Cultura Indígena no Brasil: Os Povos Tupi

Não existe uma única cultura indígena no Brasil. Nosso território teve várias tribos e povos indígenas. Muitos desses povos foram extintas com a chegada e colonização portuguesa no ano de 1500 em diante, e ao longo desses 500 anos, poucos povos indígenas sobraram,  mas muitos deixaram seu legado cultural.

Então vou fazer uma pesquisa sobre a cultura de outros povos indígenas e criar a série “Cultura Indígena no Brasil”.

Hoje eu vou falar dos Tupis, um dos povos indígenas mais conhecidos e que contribuíram muito pra formação da nossa cultura brasileira.

Quem são os Tupis?

São os índios que falam essa língua (tupi)e compartilham uma certa unidade cultural, mas não política. Existem várias tribos Tupis, algumas são rivais e entraram em guerra no passado.

tupiguar

Foto: Tupis Guaranis

Cultura Tupi

Os índios Tupis praticavam a poligamia. Utilizavam na agricultura a técnica conhecida como coivara, que é derrubar a mata nativa, e colocar fogo na vegetação. A fertilidade do solo usando essa técnica é dura cerca de 3 anos. Por isso muitas tribos Tupis eram seminômades.

Os Tupis antigos fabricavam utensílios de cerâmica, para armazenar alimentos principalmente. Valorizavam a música e faziam a pintura corporal.

Ficaram muito conhecidos pela prática da antropofagia, ou, canibalismo. Há muitos relatos feitos por europeus sobre esse costume. Em resumo, consumiam a carne de seus inimigos derrotados, mas faziam isso na forma de um ritual. E essa antropofagia praticada por alguns povos indígenas, como os Tupis, tinham um significado muito complexo.

antrop

Fonte da foto: Laifi

Para os Tupis, o canibalismo representava um ritual de iniciação do homem. E também consumir a carne do inimigo era uma forma de assimilar essa pessoa, e ganhar as características especiais dela.

A autoridade religiosa dos Tupis é o Pajé e o chefe da tribo é o cacique.

Muito do que conhecemos hoje como “cultura indígena” vem dos povos Tupis, porque eles tiveram muito contato com os colonizadores portugueses.

Nesse site tem muitas informações sobre os povos Tupis:

http://gestaotupii.blogspot.com.br/

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.