A Revolução Digital, um desdobramento da Revolução Industrial

A Revolução Digital é uma das maiores que existe, o surgimento da internet trouxe o acesso a informações e conhecimento que não teríamos sem a existência dela. Mas essa Revolução começa muito antes da própria invenção dos computadores.

Quando dois países europeus conseguiram retirar do poder a monarquia, o mundo praticamente capotou e se transformou de um jeito nunca antes visto.

Na Inglaterra, a Revolução Gloriosa retirou o poder das mãos da monarquia e passou para o que os historiadores chamam de burguês. Apesar de toda a conotação pejorativa que essa palavra carrega, na verdade o burguês é uma pessoa que não tem origem nobre e que começa a vender e produzir as “coisas” em busca de cada vez mais dinheiro e lucros, e pra conseguir a maior quantidade possível de dinheiro, todas as pessoas viram potenciais consumidores. Claro que estou excluindo desse grupo os banqueiros, pois o capitalismo com eles tem uma dinâmica muito diferente.

A Revolução Industrial nos trouxe máquinas que utilizam processos mecânicos mais eficientes, como as máquinas a vapor. E a acelerada busca por inovações nos deu uma das coisas mais importantes da sociedade atual, a eletricidade. O advento da eletricidade nos trouxe todas as comodidades da vida moderna.

Modelo de máquina á vapor de James Watts

Antes da Revolução Industrial, numa sociedade medieval e estamental (e depois a sociedade moderna), a maior parte da população eraé excluída da produção de conhecimento científico, pois poucas pessoas sabem ler. E existem duas classes que colocam muitos empecilhos no avanço da ciência, essas classes são o clero e a nobreza. Não é a toa que somente após a Revolução Gloriosa e a Revolução Francesa que a ciência consegue evoluir mais rapidamente.

A Revolução Industrial traz consigo a Revolução Agrícola, que faz as pessoas saírem do campo e migrar para as cidades. O modelo de sociedade que surgiu com a industrialização traz novos problemas, como exploração da mão de obra das pessoas que vem, em massa, do meio rural para as cidades, a pobreza, moradias insalubres, pessoas vivendo em condições sub-humanas.

Essa transição da sociedade moderna para a contemporânea faz esses modelos entrarem em choque e com isso temos a eclosão da Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial.

Apesar de todas as coisas horríveis que aconteceram nessas duas grandes guerras, a necessidade de sobreviver a esse mundo em guerra trouxe mais avanços científicos, porque pra vencer uma guerra a tecnologia é algo essencial. A Arpanet, a mãe da internet, foi criada devido a necessidades militares e como parte de estratégias para serem utilizadas pela DARPA (Departamento de defesa dos Estados Unidos.

Mapa da Arpanet

O modelo de rede de computadores se torna popular a partir da década de 90 e anos 2000.

Graças ao advento da internet grupos que não eram ouvidos conseguiram uma voz, a mídia mainstream perde um pouco do seu poder, e isso é uma coisa muito boa, porque quem detém o monopólio da comunicação geralmente abusa dele. É só lembrar do caso do documentário “Muito além do cidadão Kane”, que fala sobre o tamanho do poder que uma determinada emissora brasileira possui, e como ela abusou dele, inclusive interferindo nas eleições. Fora o fato de que essa mesma emissora proibiu esse documentário no Brasil e graças a Internet tivemos acesso a esse conteúdo.

A internet, assim como aconteceu na Revolução Industrial, trouxe novos problemas como a super exposição em redes sociais, fake news, cultura do cancelamento, mas trouxe algo muito precioso, o acesso à informação. Qual será a próxima Revolução?

Um comentário em “A Revolução Digital, um desdobramento da Revolução Industrial

  1. ENTIENDO POCO TUS LETRAS,NO SON EN CASTELLANO,PERO SE ME HAGO ECO DE LA CATÁSTROFE QUE SE AVECINA CON LOS MEDIOS DIGITALES Y EL AVANCE.
    TRAERÁ RUINA AL SER HUMANO QUE QUEDARÁ SIN TRABAJO.YA OÍMOS EN LOS POLITICOS DEL MUNDO LA PRIORIDAD AL ABORTO DE ALGUNAS MADRES DESEQUILIBRADAS Y MODERNAS,ASI SE REDUCIRÁ PARTE DEL 🌍 MUNDO,ES GLORIA Y NATURALEZA DE LA VIDA.
    PODRIA ESCRIBIR MÁS COSAS,PERO ES LA RUINDAD QUE ESTA PROYECTADA ,QUE MI CORAZON ESTA SANGRANDO DE 😖 DOLOR.
    DIOS NOS BENDIGA A LOS HUMILDES DE SOLIDARIDAD !!
    JUEVES 3 DE DICIEMBRE DE 2020.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.