O que é Justiça de acordo com Sócrates?

Estava lendo um dos diálogos de Sócrates….Alguém falou pra ele que a justiça era ser honesto e não dever nada a ninguém. Porém Sócrates discorda, cita uma situação hipotética, em que um amigo pede pra que outro guarde suas armas, e depois de um tempo esse amigo enlouquece e pede as armas de volta, e pergunta se devolver pra esse amigo seria algo justo(certo)? Da mesma forma, dizer toda a verdade pra alguém que está enlouquecido, se isso seria justo(certo)?

A lógica do filósofo é que ao fazer isso em certas situações você acaba  fazendo um mal, pois uma pessoa que está louca vai prejudicar a si mesma e a outros, então como pode ser algo justo ou correto? Porém seu interlocutor afirma que se for seu amigo, ele não faria isso (prejudicar seu amigo), mas ao inimigo daria o que lhe é devido: o mal.

Ser justo significa ajudar seus amigos e prejudicar seus inimigos, segundo o interlocutor de Sócrates, e o filósofo pergunta quem são os seus amigos e quem são os inimigos, e recebe a resposta de que os bons são os amigos e os maus são os inimigos.

Sócrates chega na questão, Justiça é fazer o bem aos bons e mal aos maus. Devolver na mesma moeda o ato recebido, significa fazer justiça com as próprias mãos? Isso é ser justo?

Não, de acordo com o filósofo, o homem é capaz de errar ao julgar um amigo como honesto e bom(que na realidade é desonesto e mal), e um inimigo como mal(que é bom na verdade), e fazer justiça nesse caso, seria o mesmo que falar que é justo punir alguém bom, e ajudar alguém desonesto.

A Justiça é uma virtude que se praticada de verdade, torna os homens melhores.

O nome disso que o interlocutor de Sócrates chama de Justiça na verdade é Vingança. E a vingança nos faz ser igual ao homem mal e injusto.

Sócrates é a favor punir quem comete um ato injusto, ele defende isso em outro diálogo. Mas a punição não deve ser dada pela vítima, que pode errar e se exceder. E sim por um juiz na intenção de fazer o injusto aprender com os erros.

justiça211

A justiça é uma deusa que está vendada e carrega a espada e a balança pra poder medir o ato e dar a punição de acordo a injustiça. A venda serve pra mostrar que ela não olha para quem está julgando, ou seja, ela é imparcial, não vê quem julga, só os atos de injustiça praticados.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.