África: Reino de Daomé

Foi um reino africano que foi fundado no início do século XVII, era um pequeno Estado  com áreas em torno de sua capital, a cidade de Abomé. Mas no começo do século XVIII os sucessores do trono ampliaram seu território empreendendo diversas conquistas, incluindo Ouidah, que era um importante centro de tráfico negreiro.

Assim, o Reino de Daomé virou um fornecedor de escravos aos europeus. Esse reino possuia um poderoso exército cuja função era capturar escravos enquanto expandia as fronteiras do Reino.

O exército de Daomé ficou famoso e entrou para a história porque quando os franceses foram combater esse Reino, encontraram tropas inteiras formadas somente por mulheres. Elas ficaram conhecidas como as Amazonas de Daomé, ou oficialmente conhecidas pelos locais como Ahosi.

ahosi

É o único relato da existência de mulheres amazonas reais, pois as Amazonas da Grécia Antiga são somente mitologia.

Essas Amazonas moravam no palácio real, possuíam escravas, e algumas mulheres que capturavam eram escolhidas para serem Amazonas.  Mulheres bem treinadas e consideradas tropa de elite do exército, isso foi uma novidade para os europeus na época.

amazonasdaome

O Reino de Daomé foi conquistado pela França no século XIX, quando os europeus decidiram abolir o tráfico de escravos africanos. E atualmente essa região é conhecida como República de Benim.

 

Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.