Pensamentos negativos: Como se libertar deles?

*Advertência: Esse é um texto filosófico. Se os pensamentos negativos são persistentes e debilitantes, procure ajuda de um médico psiquiatra.

Quando entramos numa enxurrada de pensamentos negativos e depreciativos, parece que estamos presos num loop sem fim. Mas tem como parar isso. Mas antes vamos começar do começo, o momento que surge o primeiro pensamento ruim.

Imagine a seguinte situação, você está num ponto de ônibus e tem outras 7 pessoas nesse ponto esperando o ônibus. Nesse caso, você começa a pensar que “o ônibus vai atrasar”, “o ônibus não vai chegar”, “meu chefe vai me demitir”, “as pessoas no ponto estão me evitando”? Sua mente é invadida por um monte de pensamentos negativos e aleatórios?

Isso pode acontecer por dois motivos: seu cérebro está doente e então você precisa de ajuda médica. Mas também porque durante a sua vida você foi treinado a pensar assim. 

“Treinado como?” Na fase infantil e na adolescência, as pessoas a sua volta te disseram muitas coisas. Seus pais, seus parentes enfim o círculo social que você vivia nessa época de algum jeito te deixou insegura, e uma parte do seu cérebro está treinada para pensar negativamente. Esqueça essa parte de como você ficou assim, vamos focar em como desfazer isso.

free
Imagem: Pixabay

Quando o primeiro pensamento negativo surgir na sua mente, a primeira coisa que você deve fazer é contestar esse pensamento. Por exemplo, na situação da espera do ônibus, quando o pensamento “o ônibus vai atrasar” aparecer, pare e pense. Que evidências eu tenho de que o ônibus vai atrasar agora, se ele chega sempre no mesmo horário? Hipóteses:

  • O ônibus estragou
  • O motorista se atrasou pra trabalhar
  • Teve um acidente e o ônibus ficou preso no congestionamento

Cada uma desses motivos pode acontecer. Mas quantas vezes acontece? Um ônibus estragar e parar no meio do caminho é raro de acontecer. Por que se preocupar com o que é raro?

O motorista poderia ter se atrasado, mas pense na situação do motorista, toda vez que ele se atrasa, ele recebe desconto no salário ou tem que trabalhar mais horas pra compensar o atraso. E ele tem contas pra pagar no final do mês, pra vacilar assim no emprego.

Acidentes também podem acontecer, é incomum, mas o ônibus ficar preso no congestionamento? Se você anda de ônibus todo dia, você conhece as habilidades que um motorista de ônibus tem pra contornar obstáculos no meio do trajeto.

duvi

Então o primeiro pensamento negativo não é real, ele tem fundamentos em paranoias, coisas improváveis de acontecer. E se o ônibus se atrasar, o que você pode fazer? Conviver com isso e superar.

O outro pensamento, “meu chefe vai me demitir”, você também deve contestar esse pensamento e se perguntar. Por que ele faria isso? Contratar outro funcionário pra te substituir dá muito trabalho, tem que selecionar, entrevistar, treinar, e ver se ele se adaptaria a sua função, para um chefe te dispensar um funcionário, ele tem que ter motivos muito fortes. Se você faz seu trabalho certo, chega no horário todos os dias, por que ele faria isso? Ninguém gosta de ter mais trabalho pra fazer sem nenhum motivo. Então relaxa.

freedom

“As pessoas estão me evitando”, conteste esse pensamento, pode surgir outro negativo que é “eu sou feia” “gorda” “magrela” “estranha”, primeiro, quem te disse isso? Pense se essa pessoa é alguém melhor que você? Se ela não é cheia de problemas e defeitos. E se o motivo dela ter te dito isso foi pra disfarçar as próprias inseguranças atacando outra pessoa? Disseram que a Gisele Bundchen era feia, e nunca conseguiria ter namorado. E olha ela hoje:

gis

Feia e encalhada? Ou a mais bem sucedida modelo do mundo? Casada com um astro americano. Morando numa mansão de 100 milhões de dólares.

O primeiro passo pra se livrar da enxurrada de pensamentos negativos é pensar racionalmente sobre eles, se fazem sentido. Ou se essas ideias vieram de pessoas frustradas e cheia de palpites, mas que nunca conseguem se resolver na vida? Então não acredite nelas.

whatfor

Mas se mesmo assim você sentir que não consegue se libertar desses pensamentos sozinho(a), procure ajuda de um psiquiatra, pois pode ser uma doença do cérebro e requer ajuda profissional.

Se estiver num looping de pensamentos negativos e precisar de ajuda imediata, clique no link abaixo:

www.cvv.org.br

Fonte de consulta:

Inteligência Emocional, Daniel Goleman

A conquista da felicidade, Bertrand Russell

 

2 thoughts on “Pensamentos negativos: Como se libertar deles?”

  1. Boa noite,essa mensagem diz tudo que está acontecendo comigo,pois me sinto como cada palavra,e preciso sim de ajuda.
    Eu fico com muitas coisas na cabeça que nem consigo dormir,e imagino coisa que poderia acontecer mas que não são reais.
    E isso me deixa mal o dia todo,e minha pressão até sobe.
    E eu não sei mais o que fazer.pois já pensei até em se matar pra acabar com esse sofrimento que não sai da minha cabeça.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.