Por que a tristeza tira nossa energia?

Quando alguma coisa nos deixa muito triste, ficamos desanimados e reclusos, mas por que?

tristeza

No nosso cérebro existem áreas* que são responsáveis pelos sentimentos, mas elas também fazem outras tarefas como por exemplo prestar atenção, processar informações que são relevantes em certos momentos, memória, controle do comportamento social.

Uma emoção forte sobrecarrega o cérebro, e sua capacidade de funcionamento fica comprometida. Por exemplo, num estado de extrema tristeza e com o raciocínio comprometido podemos ser presas fáceis de algum predador (humano ou animal) ou sofrer um acidente pela falta de atenção.

A natureza achou um jeito de resolver isso**, pessoas que estão muito tristes devem ser abrigadas pela família e protegidas. Como que isso acontece? Perdemos a energia e o animo pra sair de casa e se aventurar pelo mundo. Consequentemente, ficamos abrigados e protegidos, até o nosso cérebro voltar ao normal.

Estou falando de um estado de tristeza passageira e justificada. Como quando terminamos um relacionamento, ou quando alguém que amamos morre e ficamos tristes por um tempo, e é normal.

O prolongamento da tristeza é uma doença conhecida como depressão. Se a tristeza não diminuir com o tempo, procure ajuda de um psiquiatra. Depressão é doença e precisa de tratamento médico, não é frescura.

Observações:

*Estou sendo bem generalista, porque o sistema responsável  pelas emoções no cérebro é bem complexo.

**Como a natureza resolve as coisas? Não queira saber.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.