Halloween: a origem do dia das Bruxas

O Hallloween tem origem pagã e é um festival que tem origem nas celebrações do ano novo dos povos celtas. Para esses povos o ano era divido em duas metades, a metade mais clara e a mais escura, o fim da parte mais clara ocorria no dia de Samhain, como era chamado o Halloween pelos celtas.

O Samhain era um dos quatro festivais do ano comemorados pelos povos celtas, e esse dia marcava o final da temporada de colheita e o início do inverno. Na noite do Samhain, segundo a tradição, o mundo dos vivos e dos mortos se misturavam. A festa de Halloween remete aos costumes Irlandeses.

Cena de uma noite de Halloween na Irlanda

O nome Halloween vem de uma abreviação da expressão em inglês All Hallows Eve, que tem a tradução Dia de todos os Santos. Existem pessoas que acreditam que o Dia de todos os Santos, um feriado católico criado pelo Papa Gregório III, foi uma maneira da Igreja tornar o festival pagão de Samhain em uma celebração cristã. Existe um debate sobre se existiu mesmo essa usurpação de uma festa pagã pela Igreja. (1)

Jack-o’-lantern: a abóbora iluminada

A lenda do Jack da Lanterna (Stingy Jack) diz que havia um homem mentiroso, enganador e maldoso. O diabo ficou sabendo da fama de Jack, e resolve confrontar ele pra ver se Jack era tudo o que diziam sobre ele. Quando Jack encontra o diabo, ele consegue enganar Satanás três vezes para que a sua alma não fosse levada ao inferno. Mas Jack também não poderia ir pro céu por causa de sua vida pecaminosa. Então Jack foi condenado a vagar pra sempre entre o céu e o inferno e pra que todos o reconhecessem, ele foi obrigado a utilizar uma vela dentro de uma abóbora. (2)

A tradição de esculpir uma uma abóbora e colocar uma vela dentro vem da Irlanda. No dia de Samhain, as pessoas utilizavam essas abóboras esculpidas para espantar os maus espíritos. Dizem que os cristãos utilizavam essas lanternas pra representar as almas dos mortos.

Existe uma versão da história do cavaleio sem cabeça (The legend of Sleepy Hollow) em que o cavaleiro segura uma lanterna de abóbora esculpida no lugar da cabeça.

Doces ou travessuras

Desde a Idade Média, no Reino Unido e Irlanda, existia a tradição das crianças irem de porta em porta, vestidas com lençóis brancos, pedindo Souls cakes (uma espécie de cookie), essa prática é conhecida como souling. (3)

O aumento da popularidade da prática de pedir doces ou travessuras acontece nos Estados Unidos e Canadá após a década de 40. Revistas infantis, programas de rádio mostravam e incentivavam esse costume das crianças saírem fantasiadas na noite de Halloween para pedir doces. Quando Walt Disney, em 1952, colocou essa referência a doces ou travessuras em episódios de desenhos animados, essa tradição se tornou parte do Halloween nos EUA. (4)

Trick or Treat?

Fogueira, pegar maçãs e fantasias de Halloween

Nas antigas tradições dos povos pagãos da Europa, a prática de acender fogueiras. Essas fogueiras são acesas em toda a Irlanda, pois os povos antigos acreditavam que a fogueira espantava maus espíritos. Na Escócia as fogueira eram usadas para prever o futuro. (5)

Na época em que não havia doces industrializados, havia o costume das crianças procurarem por maçãs. Na mitologia celta as maçãs eram símbolos de imortalidade.

Crianças procurando maçãs.

Na Escócia e na Irlanda havia a tradição do Guising (disfarce), em que as crianças se fantasiavam de seres sobrenaturais. O uso de fantasias e trajes vem da crença em que seres de outro mundo vagavam pela Terra no dia do Halloween e as pessoas se disfarçavam pra enganar os espíritos.

Hoje em dia o Halloween, ou Dia das Bruxas, é comemorado em diversos países da Europa, sendo bastante popular, principalmente nos EUA.

Referências:

(1) https://www.ancient.eu/article/1456/history-of-halloween/

(2) https://en.wikipedia.org/wiki/Stingy_Jack

(3) https://gathervictoria.com/2016/10/29/soul-cakes-for-an-old-fashioned-all-hallows-eve/

(4) https://en.wikipedia.org/wiki/Trick-or-treating

(5) https://www.dublinvisitorcentre.ie/blog-halloween-origins/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.