A Criação de Adão, a obra de Michelangelo

O artista renascentista Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina e uma das partes desse afresco é a famosa pintura chamada de A Criação de Adão. O pintor faz parte dos artistas mais famosos do renascimento Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Raphael e Michelangelo. Além de ter sido um pintor renomado, o renascentista fazia esculturas, sendo o responsável por esculpir a famosa estátua chamada de Pietá. Michelangelo também é considerado um precursor do movimento artístico do Maneirismo. O artista se encaixa na categoria dos que são reconhecidos e admirados ainda em vida, diversas biografias foram escritas enquanto o artista ainda era vivo.

A decoração do teto da Capela Sistina foi uma encomenda feita pelo Papa Júlio II a Michelangelo. O artista fez os afrescos inspirado no livro Gênesis da Bíblia, ao final, no altar, o tema foi o Juízo Final. No meio dessa pintura está a famosa Criação de Adão.

A Criação de Adão, Michelangelo.

A Criação de Adão é uma pintura que Michelangelo utiliza o corpo ideal dos deuses greco-romanos, e Adão está sem roupa, algo que era tabu na Igreja Católica. Como modelo para o nu masculino, Michelangelo usou o torso Belvedere, uma estátua de mármore datada do século I a.C com origem grega. No lado direito, onde está retratado Deus, temos o famoso formato de cérebro que contém Deus e os anjos. A Criação de Adão é uma das obras mais estudadas do mundo, ao lado de Monalisa e A Última Ceia de Leonardo da Vinci.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pela Kindle Unlimited:

História da Arte: Da Idade Média, ao Renascimento e o Barroco

Um comentário em “A Criação de Adão, a obra de Michelangelo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.