Van Gogh – O longo caminho do gênio incompreendido

Vincent Willem van Gogh, mais conhecido como Van Gogh, ele nasceu no ano de 1853 na Holanda, em vida suas pinturas não fizeram muito sucesso comercial. Durante sua vida o artista sofria de depressão. Ele pintou natureza morta, paisagens, retratos e autorretratos. Após sua morte seu trabalho recebeu uma grande valorização, hoje em dia uma pintura de Van Gogh custa milhões de dólares.

A fonte biográfica de Vincent Van Gogh vem das cartas que ele trocava com o seu irmão Theo Van Gogh, por isso existe uma lacuna sobre o período que ele passou em Paris pois os irmãos moravam juntos. O artista começa a desenhar desde criança porém seu estilo de pintura que o deixou famoso vai ser desenvolvido durante sua vida. Aos 16 anos Van Gogh se tornou negociante de arte no Goulpil & Cie na cidade de Haia na Holanda.

O artista começa a pintar desde criança porém seu estilo de pintura que o deixou famoso vai ser desenvolvido durante sua vida. Van Gogh sofria de surtos psicóticos, delírios e depressão. Por causa de sua saúde mental ele ficou internado em hospitais psiquiátricos. Em sua juventude, Van Gogh, se tornou cada vez mais religioso. Van Gogh sofria de surtos psicóticos, delírios e depressão. Por causa de sua saúde mental ele ficou internado em hospitais psiquiátricos. Van Gogh se muda para a Inglaterra onde se torna um líder metodista.

Van Gogh volta para a sua família em 1876, e começa a trabalhar numa livraria, nesse meio tempo ele faz desenhos e traduções da Bíblia. Ele estuda teologia e depois faz cursos na escola protestante mas falha nos exames para se tornar um pregador oficial. O artista decide virar pregador leigo, é nessas missões como um pregador que ele conhece a miséria humana, que apareceria depois como um tema em suas pinturas.

Sua vida amorosa foi muito atribulada, ele conheceu uma ex-prostituta Sien Hoomik, que começa a posar pra Van Gogh. Foi o seu primo distante Anton Mauve, que era um artista bem sucedido que o apresentou à pintura à óleo. Seu primo se torna referência do artista que ele deseja ser.

Sorrow, Van Gogh (wikipedia)

É no ano de 1882 que Van Gogh começa a pintar à óleo, nessa época ele passa um tempo em Haia, mas tem seus trabalhos criticados pelo irmão Theo (que trabalhava para Goulpil & Cie) e então o artista acaba destruindo quase todos os seus desenhos.

Telhados, Vista do Atelier de Haia, Van Gogh.

Van Gogh decide voltar pra sua família que havia se mudado para Nuenen, Holanda. É 1884 durante sua estadia em Nuenen, que Van Gogh pinta o quadro The Parsonage Garden at Nuenen, em 2020 essa pintura foi roubada da exposição do museu Singer Laren.

The Personage Garden atn Nuenen Photo by HANDOUT/Marten de Leeuw/EPA-EFE/Shutterstock Essa pintura se encontra desaparecida atualmente 03/01/2021

Enquanto esteve em Nuenen, Van Gogh fez mais de 200 pinturas à óleo, suas obras nessa época tem tons mais escuros, sombrios, com um ar de solidão. Foi nessa época que pintou o quadro The Potato Eaters, que recebeu duras críticas de seu amigo Anthon Van Rappard. Van Gogh no entanto considerou que foi seu melhor trabalho até então.

The Potato Eaters, Van Gogh.

Seu irmão, Theo, não conseguia vender as pinturas de Vincent Van Gogh, pois nessa época era o auge do impressionismo e suas cores vibrantes, os trabalhos de Van Gogh utilizavam uma paleta muito escura pro momento em que estavam. Embora seja mesmo obras com tons escuros, o estilo de Van Gogh começa a ficar perceptível.

O artista se muda para a Antuérpia e passa a levar uma vida de miséria e pobreza, o dinheiro que seu irmão enviava ele preferia gastar com materiais de pintura em vez de comida. Na Antuérpia ele passou a estudar as cores e adquiriu diversas xilogravuras japonesas de ukiyo-e.

Ele começou a estudar na Academia de Belas Artes da Antuérpia no ano de 1886, porém logo entrou em conflito com diversos professores e acabou tendo que repetir as matérias. Nesse mesmo ano ele muda para Paris e se hospeda na casa de seu irmão. Nessa época ele faz cópias de pinturas de seus artistas favoritos.

Cortesã, Van Gogh, 1887. Pintura copiada de A cortesã, Nishiki-e, de Keisai Eisen. (Wikipedia)

Em 1888, Van Gogh se muda para Arlen e pintou mais 200 pinturas à óleo e 100 desenhos, foi um dos períodos em que ele mais fez obras. Ele se mudou para o Café de La Gare. E depois se mudou para A Casa Amarela. Ele queria uma galeria para expor sua arte, e nessa época fez os seus quadros mais famosos, como os Girassóis, A Noite estrelada sobre o Ródano, The Night Café, entre outros.

A Noite Estrelada sobre o Ródano.

Nessa época Van Gogh e o artista que ele admirava Paul Gauguin começam a entrar em atritos. Porém não se sabe ao certo o que levou Van Gogh a decepar sua própria orelha, mas isso aconteceu em 23 de dezembro de 1888.

Autorretrato com orelha enfaixada, 1889.

Van Gogh se internou no asilo Monastery of Saint-Paul de Mausole, ele continua pintando enquanto estava internado. Após deixar o asilo em 1890, Van Gogh se muda para Auvers-sur-Oise, para perto do Dr. Paul Gachet. É nesse local que ele tenta o suicídio e acaba morrendo de infecção generalizada devido ao ferimento dois dias depois.

Infelizmente, o sucesso que ele tanto buscou em vida ele conseguiu somente após sua morte.

9 comentários em “Van Gogh – O longo caminho do gênio incompreendido

  1. I am a big Van Gogh fan. I felt his loneliness and depression while reading “Dear Theo”. I wish is paintings had received more recognition during his life. I have a tribute to Vincent on my blog titled “Vincent—A True Lover”

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.