Pra que serve a Filosofia? – A origem da Ciência Ocidental

Pra responder essa pergunta temos que voltar no tempo, há mais ou menos 2500 anos atrás surge a Filosofia, no século VI a.C, na Grécia Antiga, ela começa com Tales de Mileto. 

O começo do Pensamento Científico

Essa ruptura do pensamento místico e científico aconteceu na Grécia por vários motivos, entre eles está o fato de que a classe dominante e que governava a região não estava no poder por motivos religiosos, como aconteceu no Egito, onde o Faraó era um deus vivo.

Outro motivo é a religião praticada pelos gregos antigos que era, de certa forma, antropocêntrica, ou seja, a busca pelo aperfeiçoamento do homem. Também podemos citar a percepção que os gregos tinham de que regras, como as de geometria eram de aplicação geral.

Tales de Mileto começou a pensar sobre a origem das coisas, e chegou a conclusão de que todas as coisas são feitas de água. É um pouco fácil de entender como ele chegou a essa conclusão, primeiro Mileto era uma cidade litorânea, se ficar observando o mar, as nuvens e a chuva, é o ciclo da água(como é conhecido hoje). Segundo, o ser humano e os animais precisam beber água, as plantas necessitam de água, os peixes não sobrevivem fora da água.

gotasdeagua

É começo do pensamento científico: hipótese, observação, conclusão e o mais importante, a hipótese pode ser questionada por outra pessoa, diferente do que acontece no pensamento religioso, que a verdade está pronta, tem que ser aceita e não pode ser questionada.

O pensamento científico hoje em dia é mais complexo que isso, e devemos isso aos filósofos posteriores que foram aprimorando o jeito de fazer ciência.

O uso da matemática para explicar o mundo

Os princípios da matemática já eram usados para fazer grandes construções como templos, os sistemas de irrigação, sendo utilizada de forma prática.

Mas os filósofos gregos começaram a perceber que a matemática poderia ser usada para explicar as coisas como a música. O filósofo Pitágoras descobriu os intervalos musicais e os números irracionais. Muitos desconhecem esse lado matemático da filosofia.

Conhecemos mais a filosofia “argumentativa”, pois ela ficou popular com Platão e Aristóteles, mas para entrar na famosa Academia de Platão, devia se gostar de matemática, especialmente a geometria. Não é coincidência existir na geometria os “sólidos de Platão”, ou os chamados poliedros regulares.

solidosdeplatao

A Academia de Platão é a precursora das atuais Universidades, um lugar de educação e espaço crítico, dotada de equipamentos científicos, bibliotecas e que realiza conferências e seminários. A educação nas universidades é diferente do puro aprendizado técnico e prático, é um lugar de fazer ciência, é a partir dessas instituições que hoje temos remédios, computadores, celulares, e a própria internet.

Em Resumo, a filosofia deu origem a ciência, os filósofos foram os maiores responsáveis pelos moldes do conhecimento ocidental. Sócrates e Platão inventaram o método da dedução e hipótese que hoje é utilizada pela ciência. Descartes foi o responsável pela divisão da filosofia em campos de conhecimento e pelo método cartesiano. Kant foi o responsável por inspirar o jovem Albert Einstein em sua futura teoria da relatividade.

Tudo que existe de tecnológico e inovador no mundo se deve em grande parte ao trabalho dos filósofos. Os grandes cientistas recorreram a filosofia para buscar a saída para os impasses que enfrentariam. A filosofia é muito importante pois faz as pessoas terem pensamento crítico, além da grande contribuição para a ciência em geral.

tecnologia

Referência: História do Pensamento Ocidental, Bertrand Russel.

 

3 comentários em “Pra que serve a Filosofia? – A origem da Ciência Ocidental

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.