O que é arte? Como conceituar? Um breve resumo da história da arte.

A sua definição no dicionário diz que é uma habilidade, feita de forma consciente, direcionada para executar uma finalidade teórica ou prática.

Essa palavra é derivada do latim ars e significa técnica.

De uma forma generalizada pode-se dizer que é um produto ou atividade realizada pelo homem com o propósito estético e comunicativo. A manifestação artística pode ser realizada por meio de pintura, escultura, literatura, artesanato, dança, música, teatro ou cinema.

As formas de arte conseguem ser muito abrangentes nos tipos de instrumentos que podem ser utilizados pra expressá-la.

O homem se expressa na forma de representações desde a pré-história, uma dessas primeiras manifestações é chamada de Arte Rupestre.

Símbolos feitos pelas mãos do homem pré-histórico foram encontrados em cavernas e sobre superfícies de rochas. Em sua maioria são imagens de animais, plantas, pessoas e até mesmo representações abstratas.

Além dessas gravuras existem esculturas, uma das mais famosas é a Vênus de Willendorf, uma estatueta para representar a fertilidade.

Um dos temas mais frequentes do homem na Antiguidade era o religioso. Rituais, deuses e símbolos sagrados são os mais achados em civilizações antigas.

No Antigo Egito havia a preocupação com a vida “após a morte”. Os hieróglifos, a escrita egípcia em forma de desenhos, mostrava como seria a passagem para o outro lado. As pirâmides do Egito foram construídas para serem grandes tumbas. E as vezes na arte egípcia também eram registrados o cotidiano do povo do antigo Egito.

Os deuses egípcios eram zooantropomórficos, metade humano e metade animal. Abaixo o deus Anúbis.

Um outro tipo de arte da Antiguidade é a da Grécia Antiga. Como foi na Grécia que surgiu a filosofia e a preocupação com o racional e o homem, a arte grega é antropomórfica. Os gregos esculpiam estátuas perfeitas e harmoniosas.

estatuagrega1

É na Grécia que surge o teatro do tipo tragédia e comédia.

A civilização romana se inspirou na Grécia Antiga para fazer sua arte. Os romanos fizeram esculturas, afrescos e construíram arenas de entretenimento. Abaixo o Coliseu e uma escultura romana:

A arte medieval se preocupava em retratar temas bíblicos em igrejas imponentes.

Há duas correntes artísticas arquitetônicas. A românica e a gótica, sendo que a primeira surgiu antes.

Também se destacam os vitrais:

A arte medieval, principalmente na pintura, foi se tornando cada vez mais refinada, os artistas tinham preocupação com os contrastes, e as figuras ficaram humanizadas e houve o retorno a busca pela perfeição com inspiração greco-romana, surge a arte clássica.

Nomes como Michelângelo e Leonardo da Vinci são um dos mais importantes do período.

No Renascimento aparece o mecenato, ou seja, as obras passaram a ser encomendadas ou patrocinadas pela classe burguesa.

Lucrécia Bórgia

Após esse período, devido à evolução do transporte e comunicação por causa da Revolução Industrial, vai surgindo diversas correntes artísticas. Mas é assunto para outros posts.

*Se você tem alguma sugestão de tema? ou quer expor sua arte aqui? Ou um texto? Entre em contato por e-mail: culturalizando.b@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.