A magia da Disney, e o mito de que desenhos são coisas bobinhas…

Disney, e seu mundo mágico, transformou as histórias dos livros em filmes no formato de desenho animado. E os Contos de Fadas viraram algo infantil, pois desenho é coisa de criança.

O primeiro filme feito pela Disney foi “A Branca de neve e os sete anões”. A história de uma princesa que tem que fugir pra floresta pois sua madrasta invejosa, a Rainha, ordenou seu assassinato, porque “a Branca de Neve era a mais bela de todas”.

A Rainha foi muito cautelosa na hora de encomendar a morte da Branca de Neve.  Exigiu do assassino que ela contratou que ele lhe trouxesse o coração da sua enteada para comprovar a morte da princesa Branca.

Depois descobriu que Branca de Neve continuava viva, e deu uma maçã envenenada que causaria sua morte imediata na primeira mordida.

branca2.jpg

Não podemos esquecer que a princesa é abrigada por 7 anões, e quando eles encontram ela desfalecida, a colocam num caixão de vidro e cuidam do corpo, enquanto está praticamente morta, até o dia que um príncipe encantado dá.um beijo que s traz de volta a vida.

Parece o Enredo de uma história infantil? A única magia é o príncipe que consegue ressuscitar a Branca  e o espelho falante da Rainha. Filmes da Disney não são infantis e bobinhos.

A logomarca da Disney é mágica e mesmo, com um castelo bonito e um pó de fadas sendo jogado no ar. E assim as crianças de 7 anos viram um filme onde a madrasta tem inveja da enteada, e descobriram que um coração humano é parecido com o de um cervo mas um pouco menor.

E que os mortos são velados em caixões assim:

brancacaixa.jpg

Não quero destruir a infância de ninguém e nem fazer os pais se sentirem arrependidos por terem deixado seus filhos verem uma história adulta.

Os Estúdios Disney tem como objetivo o entretenimento e o lucro dos filmes que ela produz. Sua escolha de fazer as animações serem adaptações de histórias que eram contadas entre gerações, e depois foram transcritas no século XIX por escritores como os irmãos Grimm, foi uma utilidade pública.

Nos anos de 1930 as crianças eram educadas de acordo com o que os pais achavam que elas deveriam saber, o resto era muito complexo, errado e seu filho não entenderia e acabaria entrando pro mal caminho.

Mas esses contos de fadas tem uma utilidade enorme, eles mostram através de enredos fantásticos, que existem pessoas ruins e má intencionadas no mundo. Nem sempre uma madrasta é a substituta da mãe, não devemos confiar nas aparências. Ou seja o mundo é um lugar complexo e perigoso muitas vezes. Uma criança não sabe disso, e tem pais que preferem esconder certas coisas que existem por aí, pra preservar a criança, porém se ela desconhece os perigos, ela pode virar vítima de algum predador.

Os contos de Fadas não servem só pra assustar criancinhas, eles tem uma função psicológica mais profunda. Porém nesse post falo só sobre a utilidade que essas histórias tem de alertar crianças sobre os perigos do mundo, de um jeito não tão chocante, pois a Disney sabe que suas produções são voltadas ao público infantil, e suas animações são feitas  o cuidado pra não traumatizar ninguém.

Fonte de Consulta:

Psicologia Jungiana

Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.