Tarsila do Amaral e o Modernismo

Tarsila do Aguiar Amaral, mais conhecida como Tarsila do Amaral, nasceu no ano de 1886, e é reconhecida como uma das principais modernistas. Tarsila pertenceu ao Grupo dos Cinco, que é um pequeno grupo de artistas considerados como tendo grande influência na arte modernista do Brasil. Esse grupo é composto por cinco artistas: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Paisagem, Tarsila do Amaral.

A artista modernista aprendeu pintura com Pedro Alexandrino Borges. Ela também viaja para a Europa para continuar seu aprendizado em pintura com o alemão George Elpons e frequenta a Academia Julian em Paris. Quando retorna dessa viagem ela se reúne com os artistas que faziam parte do Grupo dos Cinco. Tarsila do Amaral faz parte de uma família rica que fazia parte da oligarquia do café, assim como outros artistas modernistas.

Semana de Arte Moderna e o Modernismo

Tarsila do Amaral é um expoente do modernismo brasileiro, para entender Tarsila, temos que conhecer o que foi o modernismo, que foi um movimento começou no Brasil com a Semana de Arte Moderna. Esse evento ocorreu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. A Semana de Arte Moderna teve o apoio de Washington Luís, que foi presidente do Brasil, mas na época era o governador de São Paulo.

Os artistas que participaram da Semana de Arte Moderna propuseram uma nova forma de fazer arte no Brasil, inspiradas nas vanguardas artísticas europeias. O modernismo buscava romper com a arte acadêmica (academicismo) e trazer uma estética mais brasileira, de redescoberta do Brasil. Participaram desse evento Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Villa-Lobos, Plínio Salgado, Menotti De Picchia entre outros. No entanto, a própria Tarsila do Amara não participou do evento pois estava em Paris na época.

Morro da Favela, Tarsila do Amaral.

Graça Aranha inaugurou o evento com a conferência chamada de “A emoção estética da Arte Moderna”. O poeta Manuel Bandeira declama o poema intitulado de “Os Sapos”, esse texto faz uma crítica ao parnasianismo. Esse movimento artístico conhecido como parnasianismo, que Manuel Bandeira fez críticas, foi um movimento literário que buscava retomar a cultura clássica, fazendo poemas em formas de soneto, por exemplo.

O último dia desse evento teve a participação do músico Villa-Lobos.

Movimento Antropofágico

A artista Tarsila do Amaral inaugurou o movimento antropofágico, que era uma ala mais radical do modernismo, que é contra as influências artísticas europeias, e busca uma estética totalmente brasileira. Essa antropofagia se refere ao ato de engolir as influências europeias e regurgitar uma arte totalmente brasileira.

O termo antropofagia foi inspirado no quadro Abopuru, que significa antropófago em Tupi, de Tarsila do Amaral. Esse é uma das obras mais famosas de Tarsila.

Abopuru, Tarsila do Amaral.

O manifesto antropófago foi um manifesto literário escrito por Oswald de Andrade, esse manifesto deu origem a Revista Antropofagia. Oswald de Andrade foi casado com Tarsila do Amaral.

As pinturas de Tarsila do Amaral tem três fases. A primeira foi a fase de Pau-brasil em que suas obras são mais coloridas e com temas tipicamente brasileiros. A segunda fase foi a fase antropofágica inspirada nas vanguardas artísticas europeias. E a terceira e última fase foi a fase de cunho social, que se iniciou depois que a artista visitou a então URSS, esse tema foi focado em temas cotidianos e sociais. Tarsila expos suas obras na primeira e segunda Bienal de São Paulo.

Um comentário em “Tarsila do Amaral e o Modernismo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.