Cultura da Rússia

Breve história da Rússia

Rússia ou oficialmente Federação da Rússia é o maior país do mundo em tamanho territorial, está localizada na região chamada de Eurásia (Europa e Ásia).

Os ancestrais dos russos são os eslavos orientais, que fundaram o primeiro Estado Eslavo do leste em IX d.C. Na mesma época, um grupo de vikings conhecidos como varegues, chegam na região e conquistam o território conhecido como Quieve (atual Ucrânia). Eles subjugam os eslavos ao seu domínio, além de destruírem o Império Cazar (povos não-eslavos),  e surge o Estado Rússia de Quieve.

eslavos.png
Região em verde corresponde ao território ocupado pelos eslavos orientais

A Rússia se torna um Grão-Ducado de Moscou no século XIV, a Igreja Ortodoxa Russa se estabelece nesse ducado. Depois no século XVII ela vira o Império Russo, o líder desse império era chamado de Czar.

No século XX aconteceu a Revolução Russa, e Império Russo se torna membro da União Soviética (URSS), que tinha outras 14 repúblicas socialistas. Nos anos 90, a URSS chega ao fim, e a região que pertencia a União Soviética se divide em 15 países, e um deles é a atual Rússia.

Cultura da Rússia

A história da Rússia de união e desunião de muitos povos e influências externas durante a época imperialista da Rússia, explica a grande diversidade cultural que existe no país.

A arquitetura da Rússia teve um longo período de influência bizantina e da igreja cristã ortodoxa. As construções mais conhecidas são as igrejas em formato de cúpula. Os estilos artísticos da Europa como o Rococó, Neoclassicismo, também são utilizados nas construções de edifícios, igrejas e palácios.

Mas seu estilo arquitetônico mais famoso, é o estilo gótico Russo, e o monumento mais famoso que usa esse tipo de arquitetura é a Catedral de São Basílio, que fica em São Petesburgo:

catdralruss
Torres estilizadas com muitas cores.

A Rússia também é conhecida pelo seu Ballet, vindo da França, esse estilo de dança foi aprimorado neste país. A companhia de dança do teatro Bolshoi, onde estão as melhores dançarinas de Ballet do mundo, surgiu na Rússia no século XVIII e prosperou.

balerussia1

A Rússia também é responsável pelas bonecas mais fofas que existem, a Matrioska.

matrioskarussa

É um brinquedo tradicional feito de madeira de forma artesanal, e as bonecas são colocadas uma dentro da outra, até chegar na menor.

E não podemos esquecer da bebida mais famosa da Rússia, a Vodka.

vodkar

A palavra vodka é diminutivo de Vody que significa água em russo. Ela se popularizou no século XII, e o hábito de beber vodka para comemorar qualquer coisa, virou um problema de saúde pública que dura até hoje. O alcoolismo é responsável pela morte de 25% dos homens que morrem antes dos 55 anos. Em 2017 o governo russo chegou a pensar em proibir a venda de Vodka no país.

E essa é só uma pequena parte da enorme cultura da Rússia.

Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.