O Renascimento artístico Carolíngio

Carlos Magno, filho de Pepino, o Breve, era o Rei dos Francos. Foi coroado Imperador do Sacro Império Romano Germânico pelo Papa Leão III no ano de 800 d.C. Ele também é conhecido pela campanha militar de expansão do reino Franco e pela conversão forçada ao cristianismo dos povos conquistados. Além disso, Carlos Magno é famoso pelo Renascimento Cultural que promoveu, o chamado Renascimento Carolíngio.

A Capela Palatina, uma obra arquitetônica carolíngia

Para realizar essa empreitada, ele convidou os maiores estudiosos de toda a Europa para aconselhar em sua renovação política, religiosa, cultural, e artística. Carlos Magno encomendou a construção de uma capela e um palácio que seria o lugar onde ficaria a sede de seu poder, o arquiteto Odo de Metz ficou responsável por coordenar a construção da capela e o palácio. A capela foi construída em Aachen, Alemanha, e ela recebeu o nome de Capela Palatina.

Minúscula Carolíngia, a caligrafia da Idade Média

Na capela havia um Scriptorium, um lugar que copiava e ilustrava manuscritos(as iluminuras), foi nesse Scriptorium que foi desenvolvida a Minúscula Carolíngia, uma caligrafia que padronizou o estilo dos manuscritos da época, e se tornou um padrão de escrita, facilitando assim a comunicação em todo o Império Carolíngio. Essa escrita foi utilizada na Europa por um período de quatrocentos anos.

Minúscula Carolíngia

Na Minúscula Carolíngia era feito o desenho de letras maiúsculas e minúsculas em tamanhos uniformes, além da utilização de espaçamentos. Era um estilo de escrita diferente do utilizado pelos romanos, que eram letras maiúsculas sem nenhum espaçamento.

Escrita Romana

Essa forma de escrita carolíngia foi utilizada na Europa por um período de quase quatrocentos anos.

Escola Palatina

Carlos Magno também fundou a Escola Palatina sob direção do monge Alcuin de York. Entre as disciplinas ensinadas nessa escola está o Trivium, que abrangia retórica, gramática e dialética, o Quadrivium, que incluía música, astronomia, aritmética e geometria, era as chamadas sete artes liberais.

A Escola Palatina serviu de modelo para as outras escolas na Idade Média, principalmente as localizadas na região da França. O ensino nessa escola se fundamentava na leitura e no diálogo. Alcuin utilizou obras dos filósofos Platão e Aristóteles para ajudar a compor o conteúdo que era ensinado nas aulas. Para os ensinamentos era feita a leitura de obras de poetas antigos como Virgílio, e também da Bíblia.

Mosaicos e Arquitetura

O tema dos mosaicos e afrescos era religioso. Na capela Palatina havia um grande mosaico original que infelizmente não sobreviveu a passagem do tempo, no entanto existe uma restauração desse mosaico.

Os mosaicos carolíngios utilizam um fundo dourado e cenas que parecem ter sido retiradas da Bíblia, na imagem acima está representado a arca da aliança adorada por anjos. Alguns mosaicos possuem temas florais e geométricos.

O formato octogonal da capela palatina se destaca. E uma das características da arquitetura carolíngia é a utilização de colunas romanas. Muitas colunas e mármores foram trazidos de Roma para decorar o interior de capelas e palácios.

O Renascimento Carolíngio foi uma tentativa de reviver o legado cultural romano, com suas influências filosóficas, arquitetônicas e culturais. Algumas coisas feitas nesse renascimento, como a caligrafia, as iluminuras, e a reforma educacional feita a mando de Carlos Magno permaneceram na Europa por um bom tempo.

Um comentário em “O Renascimento artístico Carolíngio

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.