Teatro no Brasil: Origem

No Brasil o teatro começou com os jesuítas, no século XVI, que utilizavam a representação teatral como forma de evangelização. Foi o padre jesuíta José de Anchieta que começou a fazer a catequização dos índios através da encenação.

Essa dramaturgia de catequese utilizava um estilo teatral conhecido como Auto. Que tem como característica peças curtas, de caráter simbólico e moral, e temática religiosa. As peças teatrais de José de Anchieta tem inspiração no dramaturgo português Gil Vicente, que utilizava temática religiosa nos Autos que escrevia.

O Teatro brasileiro se desenvolve com a chegada família real de Portugal. O rei D. João acha brasileiro muito simplista e cria um decreto pra fazer melhorias nessa área e o primeiro Teatro brasileiro é construído no Rio de Janeiro, o Teatro São João.

Teatro-João-Caetano-por-Debret 113
Teatro São João, 1894

Surgem a comédia de costumes, peças encenando de forma cômica a situação do País, o principal nome desse estilo teatral foi Gonçalves Dias.

São Paulo também inaugura um teatro, Teatro São José, mas o prédio sofreu um incêndio, e decidiram construir outra casa de teatro. O famoso Teatro Municipal de São Paulo, inaugurado em 1911.

Teatro_Municipal_de_São_Paulo_8 (1)2

 

 

Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.