No Brasil o teatro começou com os jesuítas, no século XVI, que utilizavam a representação teatral como forma de evangelização. Foi o padre jesuíta José de Anchieta que começou a fazer a catequização dos índios através da encenação.
Essa dramaturgia de catequese utilizava um estilo teatral conhecido como Auto. Que tem como característica peças curtas, de caráter simbólico e moral, e temática religiosa. As peças teatrais de José de Anchieta tem inspiração no dramaturgo português Gil Vicente, que utilizava temática religiosa nos Autos que escrevia.
O Teatro brasileiro se desenvolve com a chegada família real de Portugal. O rei D. João acha brasileiro muito simplista e cria um decreto pra fazer melhorias nessa área e o primeiro Teatro brasileiro é construído no Rio de Janeiro, o Teatro São João.

Surgem a comédia de costumes, peças encenando de forma cômica a situação do País, o principal nome desse estilo teatral foi Gonçalves Dias.
São Paulo também inaugura um teatro, Teatro São José, mas o prédio sofreu um incêndio, e decidiram construir outra casa de teatro. O famoso Teatro Municipal de São Paulo, inaugurado em 1911.
Um comentário em “Teatro no Brasil: Origem”