Cirque du Soleil, conheça a história e alguns dos seus espetáculos

A pandemia fez com que o Cirque du Soleil entrasse em recuperação judicial para evitar a falência. Esse centro de entretenimento chamado de Cirque du Soleil foi criado por Guy Laliberté. Um circo é uma companhia de artistas itinerantes que fazem diversas apresentações para divertir o público.

Guy Laliberté criou o Circque du Soleil em 1984. O então jovem artista buscava financiamento do governo de Quebec para sua trupe de artistas itinerantes, ele percorreu em torno de 90 km em cima de uma perna de pau. Com essa empreitada ele conseguiu o financiamento do governo canadense para o seu grupo de artistas com perna de pau o Les Échassiers de Baie-Saint-Paul, o grupo percorreu Quebec durante o ano de 1980.

Infelizmente a tour do grupo foi um fracasso financeiro. Porém um dos sócios de Laliberté, Gilles Ste-Croix, que conseguiu dinheiro para mais uma turnê do Les Échassiers, eles conseguiram um certo sucesso financeiro. A dupla Laliberté e Ste-Croix organizaram uma La Fête Foraine, que era um festival com apresentações circenses de rua, oficinas para ensinar ao público artes circenses. Eles obtiveram um certo sucesso e produziram essa feira por mais dois anos.

O governo canadense, para o 450 aniversário de Quebec, investiu uma quantia de 1,5 milhões de dólares em uma produção de Guy Laliberté, que se tornou a primeira produção do Cirque du Soleil. Ficou conhecido como a Le Grand Tour du Cirque du Soleil, e ocorreu durante a Feira de Diversões de 1984.

O Cirque du Soleil já produziu 32 apresentações principais. Veja abaixo algumas delas:

Dralion

Esse espetáculo estreou no ano de 1999. O espetáculo encena que quatro elementos governam a natureza. Gaya incorpora a terra, Yao o fogo, Óceane a água, Azala representa o Ar. O espetáculo simboliza a harmonia dos quatro elementos na natureza.

Dralion 2004.

Koozå

Estreado em 2007 esse espetáculo une duas tradições circenses performance acrobática e artes de palhaço, e apresenta um personagem melancólico, ingênuo e solitário.

Zooza.

Saltimbanco

Esse espetáculo tem como personagens o Sleeper, o Eddie que é uma criança, o cantor e o barão. Na apresentação são mostradas o universo de Saltimbanco, que tem os Light Riders que iluminam o caminho que deve ser seguido, e apresenta a morte que lembra que temos que aproveitar a vida, uma massa de vermes que representam as pessoas da cidade sempre passivas que são os seres primitivos. Saltimbanco é um espetáculo que mistura a diversidade com o tema urbano.

Pôster do espetáculo Saltimbanco.

Alegria

Esse espetáculo esteve no Brasil há alguns anos atrás. O universo de Alegria fala sobre luta de poder, monarquia sem rei, a juventude assumindo o comando, o passado nostálgico mostrando uma glória que já passou. Anjos protegem o mundo de Alegria. O personagem Fleur é um louco que guia o espectador pelo mundo de Alegria.

Pôster promocional de Alegria.

KÁ é um espetáculo que de acordo com o site do Cirque du Soleil está sendo apresentado em Las Vegas (no ano de 2020). Essa apresentação mostra uma batalha entre três irmãos gêmeos, essa história é inspirada numa antiga crença egípcia. Esse espetáculo tem tudo o que o Cirque du Soleil tem a oferecer, é cheio de luzes, cenários, talentosos acrobatas.

KÀ, Cirque du Soleil, pôster promocional, 2020.

Apesar do pedido de recuperação judicial o Cirque du Soleil está buscando se reerguer e portanto existem espetáculos sendo apresentados pelo Cirque du Soleil atualmente (2020/21), visite o site https://www.cirquedusoleil.com/ para maiores informações.

2 comentários em “Cirque du Soleil, conheça a história e alguns dos seus espetáculos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.