Pra que servem as emoções?

Estou lendo um livro sobre inteligência emocional, cujo nome é “Inteligência Emocional: A Teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente.” do autor Daniel Goleman.

É um livro muito bom, meio auto-ajuda meio científico, com uma proposta clara sobre emoções, como lidar, pra que serve,  como uma emoção afeta nosso clareza mental, emoções em crianças, tem até uma parte sobre casamentos difíceis.

Ainda tem conselhos e explicações, além de ter um suporte científico quando fala sobre as experiências e a anatomia do cérebro. Em resumo, vale a pena ler.

Voltando a pergunta do post: Pra que servem as emoções?

Esse livro que eu citei tem um capítulo com esse título e uma resposta. Mas eu já li uns 10 livros de psicologia, desde Freud até Jung.

Vou responder essa pergunta de acordo com o que eu li e as experiências que eu tive.

Não servem pra nada….brincadeirinha.

As emoções surgem no cérebro, como todo mundo deve saber, e são respostas a situações que a gente passa. Porém, sua utilidade vai além disso.

Nossa mente é muito complexa, temos a parte racional, emocional, o consciente, o inconsciente e é nessa mistura que a gente vive….existe…

A parte emocional tem um apelo muito forte no nosso cérebro, podemos fazer coisas irracionais quando estamos dominados por uma emoção. Você pode pensar que isso é ruim, e em muitos casos é. Mas pensando em termos de humanidade como um todo e porque ou como sobrevivemos e chegamos até aqui, as emoções tiveram um papel enorme nisso.

Nossos primeiros ancestrais surgiram há cerca de 2 milhões de anos, e ao longo desse tempo eles estiveram expostos a natureza amigável e acolhedora…

natureza

Além de predadores gigantes…

SmilodonTigre-dentes-de-sabre - Mauricio Antón

Fonte das imagens acima: mundopre-historico.blogspot.com

Os animais eram gigantes, e repito gigantes, e eu estou mostrando uma imagem da pré-história. Não uma que representa os animais que tinham há 2 milhões de anos, os animais foram diminuindo com o tempo.

Os nossos ancestrais tinham que comer, e  viviam em comunidades e tinham ferramentas. E tem outra coisa que eles tinham que conviver, a seleção natural, que é responsável pela evolução dos animais, inclusive os humanos. Foi a natureza amigável que fez essa seleção natural, ou seja, os mais aptos sobreviviam e deixavam descendentes.

E assim…ao longo de 2 milhões de anos, nos tornamos o que somos hoje. E qual o papel das emoções nisso? Pensa em como é difícil viver numa caverna, sem luz elétrica, com ferramentas feitas de ossos de animais, com predadores querendo te devorar, e ainda você tem que cuidar dos seus filhos, e proteger eles do perigo. Ah, e também tem que conseguir comida pra todos.

Foram as emoções que nos ajudaram a sair das cavernas, enfrentar a natureza e desbravar o mundo. Como? O amor aos filhos por exemplo, é um sentimento tão forte, que é capaz de fazer os pais se sacrificarem pra salvar o filho de um perigo iminente.

Por exemplo, um leão que quer devorar seu filho de 6 anos, provavelmente, nessa situação, um pai ou mãe, se colocaria na frente desse leão, fazendo um sacrifício pra salvar o filho. Esse tipo de sacrifício (um ato imediato) só é possível se for guiado por emoções fortes. Pensar demora um tempo, e o leão já teria devorado seu filho durante o seu pensamento, e teria devorado você depois.

O comportamento emocional é assim, faz os atos serem imediatos. Pois numa situação que exige uma resposta rápida, o pensamento racional retardaria essa resposta, e isso poderia custar a sua vida, ou a vida de entes queridos.

E as emoções ruins? Como a tristeza? qual a utilidade delas? Eu fiz um post no blog/site sobre isso.

A utilidade das emoções está nessa capacidade que ela tem de preservar a raça humana, ao longo da nossa evolução.

2 comentários em “Pra que servem as emoções?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.