História da Cerveja

Os primeiros registros sobre a existência da cerveja são inscrições feitas numa pedra pelos sumérios, a civilização mais antiga que existiu. Há 6 mil anos a.C, quando a humanidade criou a civilização, também inventou a cerveja.

Os cereais eram armazenados em potes com água pelos sumérios, era um jeito de deixar esse tipo de alimento mais fáceis de comer. Eles perceberam que se deixassem essa mistura parada muito tempo, o caldo se tornava uma bebida que deixava as pessoas alegres.

A cerveja era muito popular entre os sumérios, existia casas de cerveja e eles tinham até uma deusa da cerveja chamada Ninkasi. Existe uma placa com o hino de Ninkasi, que na verdade é uma receita pra fazer cerveja.

receita_ninkasi
Hino a Ninkasi.

Os egípcios também fabricavam cerveja, e os babilônios (povo que surgiu após os Sumérios) aperfeiçoaram a arte de fazer essa bebida, e inventaram dois tipos de cerveja.

cervejaegito
A bebida era servida por mulheres nessa época.

O Império Romano descobriu essa bebida, e espalhou a receita por todo o império, que era quase toda a Europa, parte da Oriente Médio e regiões da África.

mapa-imperio-romano

Foi nessa época, 50 a.C que a cerveja recebe o nome de cerveja. Na região da Gália, em homenagem a deusa Ceres, a bebida foi batizada com o nome de cervezia. Júlio César é responsável pela popularização da bebida no Império, ele gostou muito dela.

Com a queda do Império Romano, a fabricação da cerveja vira responsabilidade dos conventos e monastérios. Os monges produziam cerveja, era uma bebida muito comum nesse lugar, oferecida a visitantes.

cervejapix

Depois a cerveja começou a ser produzida em fábricas e oferecida em Tavernas. Com o surgimento de fábricas de cerveja, a receita foi aprimorada e depois da Revolução industrial ela começou a ser produzida em larga escala.

tavernaarquipixa
Fachada de uma Taverna.

Um brinde a essa bebida dos deuses.

cervejapix1.jpgFonte de consulta pra produção do texto:

www.brejas.com.br

cervejasdomundo.com

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.