Cubismo

O Cubismo foi um movimento artístico do século XX que surgiu na França e que teve como marco inicial a pintura de Pablo Picasso conhecida como Les demoiselles d’Avignon.

Les_Demoiselles_d'Avignonpicas

Formas desconstruídas, figuras sem perspectiva , geometrização das formas, cores austeras, figuras retratadas por diversos ângulos, como forma construir três dimensões .

O movimento teve forte influência de esculturas africanas, formas primitivas, e as obras de Paul Cezanne. Os fundadores desse movimento foram Pablo Picasso e Georges Braque.

O Cubismo é dividido em duas fases: Cubismo Analítico(1909 a 1912) e Cubismo Sintético(1911). Na primeira fase a imagem era completamente fragmentada e na segunda as figuras ficaram mais reconhecíveis e coloridas.

No Brasil, o Cubismo ganhou espaço com a realização da semana de arte moderna de 1922, e seus principais representantes foram Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, entre outros.

Cubismo como forma de protesto

Pablo Picasso faz uma de suas obras mais famosas, Guernica.

guernicapablo1.jpg

Nela ele retrata os horrores do bombardeio a cidade Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola em 1937. Atualmente essa obra está em Madri, no Museu Reina Sofia.

Algumas obras cubistas:

Braque-Casas-na-montanha19091
Casas na Montanha, Georges Braque

 

cezanne
Paul Cezanne, precursor do cubismo.
Georges-Braque
Menina com bandolim (1910), Pablo Picasso
picassoauto
Retrato de Picasso, de Juan Gris (1912).
Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.