Como eram feitas as grandes esculturas no Antigo Egito?

Pra responder essa pergunta, primeiro a gente tem que lembrar e repetir esse mantra “O deserto do Saara tem 8 mil anos”. É importante ter isso em mente, pois a civilização egípcia se formou há 6 mil anos, e o início do processo de desertificação do Saara tem 8 mil anos, Quando os Antigos Egípcios existiam, aquele lugar não era o deserto que conhecemos hoje. (link para o site da BBC com a explicação científica sobre a desertificação no Saara.)

A equipe que faz a série de jogos Assassin’s Creed, cujo ultimo jogo se passa no antigo Egito na época de Cleópatra. Ou seja há uns 2 mil anos atrás, fez um bom trabalho de pesquisa sobre como seria a região do Egito em 30 a.C e montou esse cenário no jogo. Seria assim:

assasins1
Assassin’s Creed Origins

Além de ver o cenário, jogar Assassin’s Creed Origins ensina umas lições sobre história (romanos e egípcios, a gente aprende tudo separado em história, mas muitas das antigas civilizações que vemos, conviveram na mesma época e o jogo te dá essa percepção) . É uma série de jogos muito bem feita, pode ter alguns erros históricos as vezes, mas é jogo e dá pra tolerar.

Voltando a história real, se há 2 mil anos o Egito lembra algumas regiões do nordeste brasileiro. Muito antes da existência de Cleópatra a região deveria ser muito mais arborizada. Então, os Egípcios não fizeram uma civilização num deserto, a região foi virando um deserto com o tempo. Vale lembrar que a civilização egípcia cresceu em torno do Rio Nilo, eles utilizavam muito esse rio, inclusive pra transporte.

Havia umas pedreiras perto do Nilo, e os egípcios retiravam as pedras de lá, e transportavam de barco até onde seria construído o monumento. Os arqueólogos e historiadores acham que eles faziam a escultura na pedreira mesmo, e depois a transportavam até o lugar onde seria colocada.

Por que eles acham isso? É que existe, numa dessas pedreiras, um obelisco inacabado, além de alguns entalhes (mal)feitos no obelisco, mas como a pedra rachou abandonaram o obelisco. Graças a isso, sabemos que eles faziam os obeliscos, e que cortavam as pedras pra construir pirâmides e templos na pedreira e os entalhes(alguns) eram feitos nesse lugar também.

UnfinishedObelisk
Obelisco inacabado
obeliscow1
Obelisco no templo de Luxor

Porém as esculturas de Abu Simbel, o templo de Karnak, e outras obras do reinado de Ramsés II, foram feitas de um jeito diferente, pois esse faraó saqueou e desmontou monumentos da época pra construir os do reinado dele.

Abu_Simbel,_Ramesses_Temple,_front,_Egypt,_Oct_2004.jpg
Abu Simbel

E a famosa esfinge do Egito foi construída no local em que está, provavelmente os egípcios da época encontraram a elevação mais alta do planalto de Gizé e escavaram um fosso onde poderiam esculpir na rocha e fazer a base da esfinge, junto com o templo.

As esculturas menores eram feitas próximas de templos e em oficinas especializadas. E as obras eram pintadas depois no local onde ficariam.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Abu_Simbel

https://www.fascinioegito.sh06.com/esfingeold.htm

https://en.wikipedia.org/wiki/Unfinished_obelisk

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.