5 erupções vulcânicas históricas

Vulcões são estruturas geológicas fantásticas, a erupção de apenas um deles espalha fumaça, cinzas e fuligem. Parte desse material vulcânico se deposita no solo e torna a terra fértil. A erupção de um vulcão também é capaz de alterar o clima no planeta. Vulcões já chegaram a soterrar cidades inteiras, mas existem algumas dessas erupções que ocorreram e se destacam hoje em dia, seja pela força da explosão ou do momento histórico.

1. A erupção do Vulcão Vesúvio em 79 d.C

Em 79 d.C o Vulcão Vesúvio entrou em erupção soterrando as cidades de Herculano e Pompeia e matando os moradores com os gases vulcânicos.

Antes do Vesúvio entrar em erupção em 79 d.C, os romanos, e os habitantes próximo dessa região não faziam ideia de que o Monte Vesúvio abrigava um vulcão ativo prestes a entrar em erupção.

Quando temos um vulcão ativo prestes a entrar em erupção acontece muitos terremotos no entorno do vulcão. Com o Vesúvio não foi diferente, mas os romanos não conheciam os sinais de um vulcão ativo, então os tremores de terra ao redor do Monte Vesúvio eram considerados como eventos normais. Então quando o vulcão lançou uma grande coluna de gases e pedras pro alto, isso surpreendeu a todos.

Infelizmente não deu tempo dos moradores de Pompéia e Herculano fugirem, o vulcão lançou duas ondas de calor e gases tóxicos letais. Após isso, os detritos do Vesúvio soterraram as duas cidades.

Ruínas de Pompéia e Monte Vesúvio ao fundo. (pixabay)

2. Erupção do Samalas em 1257

Pode não soar muito familiar para muitos, mas essa erupção trouxe grandes impactos para a Europa na Idade Média. Em Londres foram encontrados quase 15 mil esqueletos que hoje sabem que foram as vítimas da fome em 1257-1258 d.C. Os detritos do vulcão causaram um fenômeno na Europa que escureceu os céus e prejudicou a colheita, por isso ocorreu a falta de alimentos.

Embora tenha ocorrido na Indonésia, ela trouxe muitos impactos pelo mundo inteiro. O vulcão Samalas explodiu nessa erupção e hoje em dia temos as caldeiras do vulcão no lugar onde ficava o Samalas.

Caldeira do Samalas na Indonésia. (wikipedia)

3. Erupção do Tambora em 1815

A erupção do Tambora é outra erupção ocorrida na Indonésia que alterou o clima global. O resfriamento causado pelos detritos do Vulcão na atmosfera que bloquearam um pouco a luz do sol, foi o suficiente para provocar efeitos nas plantações de grãos que causaram uma grande crise alimentar nos anos de 1815-1816 d.C.

Imagem aérea do Monte Tambora. (wikipedia)

4. Erupção do Yellowstone

O local onde fica o parque de Yellowstone está o supervulcão Yellowstone. As caldeiras vistas no parque do Yellowstone se formaram após o vulcão entrar em erupção três vezes entre 2,1 milhões e 640 mil anos atrás.

Parque Yellowstone.(pixabay)

Abaixo da caldeira do Yellowstone existe uma grande bolha de lava perto de entrar em erupção nos próximos anos.

Diagrama do vulcão.(wikipedia)

5. Erupção do Krakatoa em 1883

O Krakatoa era uma pequena ilha vulcânica da Indonésia de 9Km X 5m. Estima-se que a explosão do vulcão Krakatoa tenha tido uma potência 10 mil vezes maior do que a bomba atômica lançada sobre Hiroshima. E o número de vítimas diretas desse vulcão foi de mais de 35 mil pessoas. Somente a erupção do Monte Tambora em 1815 foi mais violenta do que a ocorrida no Krakatoa.

Par Lithograph: Parker & Coward, Britain; — Image published as Plate 1 in The eruption of Krakatoa, and subsequent phenomena. Report of the Krakatoa Committee of the Royal Society (London, Trubner & Co., 1888)., Domaine public, Lien

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.