De onde veio o café? – Curiosidades sobre o café

A planta que dá origem ao café é o arbusto conhecido pelo nome de cafeeiro ou pela sua designação científicado gênero Coffea e as espécies que usamos na bebida é a Coffea arabica e Coffea canephora. São os frutos dessas plantas que dão origem à bebida que os brasileiros mais bebem.

A origem da palavra café

A palavra café tem origem na palavra kahve (turco otomano) que por sua vez foi derivada da palavra árabe  قهوة qahwah. A palavra café também estaria associada a província etíope Kaffa que é o lugar onde acredita-se que foi onde começaram a utilizar os grãos de café no preparo de uma bebida.

Histórias lendárias sobre o café

A palavra café tem origem na palavra kahve (turco otomano) que por sua vez foi derivada da palavra árabe  قهوة qahwah. A palavra café também estaria associada a província etíope Kaffa que é o lugar onde acredita-se que foi onde começaram a utilizar os grãos de café no preparo de uma bebida.

Outra lenda diz que um Sheikh que estava exilado numa montanha com somente os frutos do café disponíveis para comer, acabou tentando ingerir os frutos. Porém ele percebeu que eles eram muito amargos, então tentou torrar as sementes porém elas ficaram endurecidas, e pra amolecer ele acabou fervendo em água e sentindo um aroma agradável vindo desse líquido acabou por ingerir a bebida e ficou revigorado por dias.

Origem histórica, expansão pelo mundo e controvérsias

As primeiras culturas da planta de café foi no Iêmen. No século XV peregrinos muçulmanos trazem as sementes de café para o Oriente Médio, Norte da África e o para o Império Otomano. Diversas coffee houses foram abertas, onde a bebida era servida e as pessoas socializavam. O café se torna muito popular no Egito.

Mas devido ao sabor amargo, semelhante a de bebidas alcoólicas como o vinho, o governador de Meca, o emir Khair Bey Mimar, acabou proibindo o consumo de café. Essa controvérsia sobre se era bom ou não beber café de acordo com o Alcorão se arrastou por um bom tempo, ora uns defendiam o consumo e ora proibiam no mundo islãmico.

Porém, a bebida chegou à Itália em 1600 a partir de Veneza. E assim como aconteceu no Oriente muitos aconselharam o Papa Clemente VIII de que o café era uma bebida maligna. No entanto, após provar o líquido, o Papa aprovou o consumo dessa bebida polêmica na época.

Por volta do ano 1650 essa bebida chega à Inglaterra, e muitas cafeterias são abertas em Londres e Oxford. É nesses lugares que começam a surgir ideias liberais e onde panfletos e folhetos são distribuídos. Devido a isso, o Rei Carlos II ordena o fechamento desses locais, mas isso levou a uma grande reação contra essa medida que acabou tendo que ser revogada.

A Companhia Holandesa das Índias Orientais começou a importar café em larga escala, o café era cultivado em Java e mandado para a Holanda.

No século XVIII o café se torna muito popular em toda a Europa. No Brasil as grandes fazendas de café surgiram, e o país virou um dos maiores produtores de café.

O ciclo do café no Brasil e seus males

Até o século XVIII nosso país passou por diversos ciclos, o ciclo do ouro, o ciclo da cana de açúcar, e do século XIX até o século XX foi a vez do café.

Uma das características que o Brasil herdou como colônia de Portugal, foram os grandes latifúndios, que são fazendas enormes que produzem alguma coisa somente para a exportação, mais ou menos como igual o agronegócio faz hoje em dia no nosso país.

Então no sudeste aproveitando a popularização do café na Europa, e o clima propenso ao plantio do café, acontece a produção em massa de café e isso cria uma elite do café, e essa elite produtora de café domina o Brasil. Existe até uma coisa na história brasileira conhecida como política do café com leite, onde os cafeicultores determinavam quem seria o presidente eleito.

Se em outros lugares havia a dúvida sobre se própria bebida teria efeitos ruins ou bons, em países produtores e exportadores de café, a questão é se vender café era bom ou não para o país. O Brasil tem uma história bem turbulenta nessa época (século XIX e XX, 1801-1950) em relação a agricultura do café.

Café é Bom ou ruim?

Apesar de tudo, nosso país hoje em dia é um grande consumidor de café e atualmente quem tomou o lugar do café no agronegócio é a soja, que é considerada por muitos como umas das grandes vilãs do meio ambiente, graças ao avanço dessa agricultura para biomas como Cerrado, Pantanal e Amazônia.

Voltando ao assunto do café, hoje em dia sabemos que o café não é igual a uma bebida alcoólica como pensavam antigamente, que seu princípio ativo é a cafeína e que é bom tomar uma xícara de café de manhã para acordar e enfrentar o dia.

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Coffee

https://fr.wikipedia.org/wiki/Caf%C3%A9

Um comentário em “De onde veio o café? – Curiosidades sobre o café

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.