Jeu de paume: A origem do jogo de tênis

Apesar das pessoas acharem que o tênis foi um jogo inventado pelos ingleses, há séculos as pessoas jogavam um jogo com uma bola do tamanho de um ovo com a palma da mão aberta que com o tempo evoluiu para o tênis. O jeu de paume, o ancestral do atual jogo de tênis, era um esporte praticado pela nobreza, geralmente eram jogadas em dupla ou também individualmente, a plebe também praticava esse esporte mas não usavam redes para separar a quadra.

A partir do século XIII as pessoas começaram a usar uma luva de couro e após o século XIV utilizavam uma sala coberta com telhas, dando origem aos salões de tênis real e a utilização do nome tênis para esse esporte. O uso de raquetes começou a ser feito no século XVI e assim começou a febre do jogo de tênis na França, os jogadores formavam corporações. Também foi a época que se iniciaram as trapaças, alguns palmiers (como eram chamados os jogadores) enchiam as bolas com pedras, foi assim, num acidente com essas bolas, que o irmão do filósofo Montaigne morreu.

A febre pelo jogo de tênis foi tanta que chegaram a proibir a prática desse esporte nos dias de semana, ele era jogado por mulheres e crianças inclusive. Margot la Hennuyère é a primeira esportista que se tem um registro que consta no Journal d’un bourgeois de Paris, uma obra do século XV.

Ser um jogador de tênis ganhou status de profissão com as cartas de patentes do Rei da França, Francisco I. O Rei Henrique IV durante a sua estada em Paris jogou uma partida de tênis. A publicação inglesa, The View of France, de Sir Robert Dallington, que após passar um tempo na França, chegou a dizer que os franceses nasciam com uma raquete na mão. Dallington também escreveu que a França era “um país repleto de quadras de tênis, mais numerosas do que igrejas e mais jogadores do que bebedores de cerveja na Inglaterra.” Nessa época os britânicos ainda consideravam o jogo tênis uma perda de tempo.

Apesar da popularidade crescente do esporte ao longo dos séculos, o Rei Luís XIV abandonou a prática de tênis chegando a destruir o salão de tênis construído por seu pai, o Rei Luís XIII. Porém acabou construindo outra quadra de tênis que posteriormente foi aproveitada para reunir os revolucionários na Revolução Francesa.

Enquanto a França começa a abandonar a prática de tênis, na Inglaterra, Walter Clapton Wingfield, registra a patente do jogo de tênis na grama, com a invenção da bola de borracha, o tênis se torna o esporte que conhecemos hoje, e a Inglaterra, que antes desdenhava do esporte agora domina o jogo.

Um dos primeiros torneios de tênis, após a patente da suposta invenção do esporte por Wingfield, aconteceu em Massachusetts e foi vencido pelo empresário James Dwight, eram os torneios de Wimbledon. Na era vitoriana o tênis passou a ser um hobby da aristocracia rica e os jogadores não podiam mais exercer a profissão de tenista.

A International Lawn Tennis Federation, fundada em 1913, instituiu todas as regras do tênis e ainda estabeleceu três torneios oficiais na época. Em 1968 acabaram as distinções entre jogadores profissionais e amadores e o tênis se torna um esporte aberto.

Em 1988, o jogo de tênis se torna um esporte olímpico.

Referências:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Jeu_de_paume

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.