A história do Dia de Ação de Graças

O dia de Ação de Graças era uma espécie de festival de colheita. Hoje em dia ele é um feriado celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Antigamente era um dia de agradecimento pela colheita e o ano que passou. Celebrações de colheita aconteciam com frequência na colônia americana da Virgínia. No ano de 1585, os espanhóis, após um rito religioso, compartilharam uma refeição com uma tribo indígena que vivia na região da América do Norte.

O primeiro Ação de Graças

Mas o que é considerado o primeiro Ação de Graças aconteceu em 1621, na colônia de Plymouth. Os colonos junto com os nativos americanos Wampanoag fizeram uma festa de colheita de outono.

Na região que fica no sudeste de Massachusetts e a leste de Rhode Island viva a tribo indígena Wampanoag, esses nativos americanos viviam nessa terra há quase 12 mil anos. Por isso esses nativos tinham tido contato com outros europeus, como os espanhóis por exemplo.

Como eles tinham conhecimento sobre as terras do lugar, eles ajudaram os peregrinos que desembarcaram do navio Mayflower no cultivo de milho, sobre os animais que eles poderiam caçar, e quais eram as tribos mais hostis.

No momento que os colonos de Plymouth começaram a juntar suprimentos pra estocar para o inverno, eles começaram a caçar animais. Os Wampanoags ouviram o som dos tiros e foram ver o que estava acontecendo, e decidiram ajudar os colonos na caça. E durante três dias esses colonos e nativos comemoraram a colheita e a caça com uma grande festa, que é apontada como o primeiro Ação de Graças celebrado pelos peregrinos que vieram para colonizar a América.

Image: Pinterest

Embora os primeiros contatos dos Wampanoags com os peregrinos tenha sido pacífico, com ambos se ajudando mutuamente, essa situação começa a mudar e os colonos entram em confronto com essa tribo nativa americana.

Os Wampanoags consideram essa versão da história, do primeiro Ação de Graças, muito romantizada. Na verdade, essas festividades seriam fruto de uma aliança política entre os Wampanoags e os colonos.

O feriado do dia de Ação de Graças

O dia de Ação de Graças se tornou um feriado nacional nos Estados Unidos, quando, em 1789, o Congresso Federal aprovou uma resolução que pedia a George Washington, o presidente da época, recomendasse um dia de Ação de Graças nacional. O presidente emitiu uma proclamação que fazia da quinta-feira, no dia 26 de novembro de 1789, o “The Thanksgiving Day”(Dia de Ação de Graças, um feriado público.

O dia de Ação de Graças variava de acordo com o presidente da vez, então Abraham Lincoln, que era o então presidente, regulamentou a data e fez da última quinta-feira de novembro como o dia oficial do Dia de Ação de Graças(Thanksgiving Day).

Em 1939, para não prejudicar as compras de Natal, Franklin D Roosevelt, moveu o feriado para a quinta-feira anterior (a terceira do mês). Alguns estados americanos aceitaram a mudança e outros não, então por um tempo havia dois dias de Ação de Graças. Em 1941, Roosevelt voltou atrás sobre essa decisão de mudar o dia de Ação de Graças, e ele assinou um projeto de lei que retornou o Dia de Ação de Graças para a quarta quinta-feira de novembro.

A tradição de comer perus

No cardápio do primeiro Ação de Graças não havia perus. Segundo historiadores o menu incluía cinco cervos que foram caçados pelos nativos Wampanoags e peregrinos, também havia aves selvagens, que provavelmente eram Gansos, na primeira ceia de Ação de Graças.

No século XIX (1801-1900 d.C), começaram a servir peru na ceia, e os motivos para isso são o fato de existir na época em torno de 10 milhões de perus e a ave era fácil de criar para o abate. O livro Christmas Carol(1843), de Charles Diekens, apoiava a ideia de que deveriam ser usados perus como refeição. Outra escritora, Sarah Josepha Hales, dedicou um capítulo inteiro no seu livro Northwood(1827), a descrição da ceia de Ação de Graças sendo servidas tendo o peru no cardápio.

A tradição dos presidentes americanos perdoarem um peru, começou quando o filho de Abraham Lincoln defendeu a vida de um peru e o presidente decidiu não usar aquele peru na ceia.

E foi assim que surgiu o dia de Ação de Graças e suas tradições que fazem os americanos, uma vez ao ano, se reunirem em família para comemorar e dar graças(agredecer).

Referências:

https://www.historyextra.com/period/modern/thanksgiving-history-facts-when-first-what-why-pilgrims-turkey/

Imagens: Pinterest e Wikipedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.