Se antigamente não existia escova de dente, então como as pessoas limpavam os dentes?

A escova de dentes só começou a ser produzida e vendida em larga escala na Inglaterra no século XIX(1801-1900 d.C), porém os arqueólogos já encontraram objetos que eram usados para a limpeza dos dentes. Se não havia escova de dentes e pasta de dente, como os povos antigos faziam a higiene dentária? O que eles utilizavam para fazer a limpeza dos dentes?

Antigamente a higiene dentária não era como hoje, que temos escova de dentes, pasta dentária e enxaguantes bucais. As pessoas usavam gravetos pra retirar sobras de comida dos dentes, e alguns desfiavam a ponta desses gravetos para poder limpar mais dentes na boca. É uma higiene rudimentar, então por que algumas pessoas não perdiam os dentes por causa de cárie?

Cáries e açúcar

Antigamente a dieta dos homens era muito diferente da nossa. Não havia fast-foods, alimentos industrializados, doces, chocolates; ainda não existia açúcar refinado. A alimentação consistia de cereais como o trigo, milho, de frutas e também legumes, era uma dieta pobre em açúcar mas ricas em nutrientes. Então a placa bacteriana não se desenvolvia como acontece hoje em dia nas bocas das pessoas.

A cárie é uma doença infectocontagiosa causada por bactérias, sim a cárie é contagiosa. Existem pessoas mais sensíveis a essas bactérias e pessoas mais resistentes. Porém o que causa a cárie são os resíduos deixados por essas bactérias, que conseguem degradar o dente. Quando elas tem disponível o açúcar, elas se multiplicam de forma acelerada e a metabolização do açúcar feito pelas bactérias criam um ciclo que contribui para o surgimento de mais placa bacteriana.

Outra coisa que causa cárie é o refrigerante, devido a acidez. essa bebida diminui o pH da saliva e as bactérias se multiplicam em pH mais ácido e o dente também começa a se degradar por causa da acidez bucal.

Higiene Bucal ao longo do tempo

Recomendações incentivando a higiene bucal periódica surgiram há milênios, o médico Hipócrates recomendava a higienização dos dentes, ele utilizava um pó seco chamado de pó dentífrico. Antes da criação da pasta de dente que usamos hoje, os farmacêuticos faziam uma mistura que podia conter talco, óleos de eucalipto, hortelã, era uma fórmula que variava de acordo com cada farmacêutico.

Imagem: Biblioteca do Congresso (Library of Congress)

A primeira escova dentária de que se tem registro foi inventada pelos chineses na época da dinastia Tang (619-907 d.C), ela era feita de pelos de animais. Outro tipo de escova de dentes que as pessoas utilizavam era um graveto com as pontas desfiadas.

Em 1780, William Addis, quando estava na prisão, teve a ideia de passar fibras de porco selvagem por pequenos buracos feitos num osso de animal. Ele passa a produzir esse modelo de escova e vende em larga escala. No ano de 1857, HN Wadsworth foi o primeiro americano a patentear uma escova de dentes.

No início do século XX, nos anos 1900, houve a popularização da escovação dental diária após as refeições. Nos Estados Unidos existia até fábricas que fiscalizavam a escovação dentária. Com a Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos tinham como uma das exigências do serviço militar o hábito de escovar os dentes. E o hábito da escovação dentária se tornou popular nos Estados Unidos.

Imagem: Library of Congress

Em 1938 a escova de dentes feita com cerdas de nylon foi criada e vendida pela empresa Dupont de Nemours. A primeira escova de dentes elétrica foi inventada na década de 1960.

A escova dentes foi eleita como uma invenção número um que as pessoas não podem viver sem.

Hoje em dia a higiene dental é indispensável, ainda bem que temos disponível escova de dentes e a pasta dental modernas. Não se esqueça de escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições e consulte seu dentista.

Referências:

https://www.sorrisologia.com.br/noticia/qual-e-a-relacao-dos-acidos-e-acucares-com-as-bacterias-causadoras-de-caries_a8657/1

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.