Quem foi “O Príncipe” de Maquiavel e qual era a intenção dele ao escrever essa obra?

Nicolau Maquiavel é o autor da polêmica obra intitulada de “O Príncipe”. Em resumo esse livro é um guia sobre como subir ao poder e se manter nele.

Você pode se perguntar, pra qual “príncipe” esse guia se destina, ou se é uma obra mais geral e é pra todos os príncipes do mundo. A primeira opção é a correta, Maquiavel escreveu esse livro pensando em César Bórgia, filho do Papa Alexandre VI, e sim, apesar de ser proibido pela Igreja Católica, os papas tinham filhos, uns eles assumiam outros não.

FE5376AA-15AA-4E37-AB87-B20124EC55BE
Papa Alexandre VI

Quem foi Maquiavel? E qual sua relação com Cesare Bórgia, vulgo o Príncipe?

Maquiavel era filósofo, diplomata, historiador. E ocupou um cargo político aos 29 anos, ele era Segundo Secretário da Chancelaria.

59C3560D-2B79-4A07-94A7-E08BB1B35AE9
Nicolau Maquiavel

Nessa posição ele pode ver de perto as disputas por terras e riquezas que aconteciam na região da Itália. Seu contato com Cesare Bórgia começa quando o Bórgia estava conduzindo diversos acordos para ele conseguir dominar diversas terras italianas.

Ele estava sendo bem sucedido na empreitada, mas com a morte do seu pai, o Papa Alexandre VI, ele perde apoio e acaba morrendo numa batalha. Mas sua vida ficaria marcada para sempre em Maquiavel.

O Príncipe

9431CB5B-A50E-4218-BCC8-041408A9023E
Cesare Bórgia

Cesare Bórgia teve como objetivo de vida constituir um principado. Tinha uma personalidade bastante fria e calculista, ele chegava a ser violento.

Teve um episódio em que Cesare convidou todos os seus inimigos para uma reunião no palácio dele, então ele aprisionou e assassinou todos. Apesar desse episódio, Cesare Bórgia era um exímio estrategista e diplomata. E Maquiavel acompanhou ele durante esse tempo em que o Bórgia estava tentando criar seu principado.

Maquiavel tem a mesma premissa de Thomas Hobbes, instituir um Estado(e principado) é um meio de trazer a paz e a ordem. Porém, diferente de Hobbes que vai falar da montagem do Estado. Maquiavel fala sobre a forma prática pra se subir ao poder e se manter lá, ele não adoça nada, por isso alguns consideram que Maquiavel criou táticas imorais.

O grande objetivo de Maquiavel é unir a Itália da época* (O Príncipe, capítulo XXVI), na lógica de Maquiavel príncipes fracos são a causa da desordem e de não ter se formado um Reino forte.

E para ele um Príncipe forte seria o Cesare Bórgia.

Curiosidades…

– O obra “O Príncipe” só foi publicada cinco anos após a morte de Nicolau Maquiavel. Em sua introdução no livro ele cita que pode ser interpretado como audácia falar sobre como os líderes devem agir, e completa dizendo que a intenção do livro é ser útil.

– O livro de Maquiavel foi utilizado por Napoleão Bonaparte(existe uma versão do Príncipe com os comentários de Napoleão, vale a pena ler). Ele seguiu à risca os capítulos do livro, sua diplomacia, estratégias, planos, foram feitos conforme Maquiavel escreveu.

B954B139-01E0-4ADD-B17A-1B749279CE38
Napoleão Bonaparte

Série sobre o assunto

Existe uma série americana ”The Borgia”, sobre o papa Bórgia, os filhos, as estratégias de Cesare Bórgia, vale a pena ver.

CF0A645A-B921-47FF-81AC-18D1D24316A1
Pôster promocional da Série The Borgias (2011)
*A unificação italiana só vai ocorrer no século XIX, e a questão do estado de Roma vai se resolver com Mussolini no tratado de Latrao.

Eu não quero me alongar muito no assunto, pois só a resenha, comentários sobre o Livro o Príncipe, terão duas partes, e ainda falta falar sobre A arte da guerra, outra obra de Maquiavel.

*Se você tem alguma sugestão de tema? ou quer expor sua arte aqui? Ou um texto? Entre em contato por e-mail: culturalizando.b@gmail.com

Anúncios

Um comentário em “Quem foi “O Príncipe” de Maquiavel e qual era a intenção dele ao escrever essa obra?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.