Quem foi “O Príncipe” de Maquiavel e qual era a intenção dele ao escrever essa obra?

Nicolau Maquiavel é o autor da polêmica obra intitulada de “O Príncipe”. Em resumo esse livro é um guia sobre como subir ao poder e se manter nele.

Você pode se perguntar, pra qual “príncipe” esse guia se destina, ou se é uma obra mais geral e é pra todos os príncipes do mundo. A primeira opção é a correta, Maquiavel escreveu esse livro pensando em César Bórgia, filho do Papa Alexandre VI, e sim, apesar de ser proibido pela Igreja Católica, os papas tinham filhos, uns eles assumiam outros não.

FE5376AA-15AA-4E37-AB87-B20124EC55BE
Papa Alexandre VI

Quem foi Maquiavel? E qual sua relação com Cesare Bórgia, vulgo o Príncipe?

Maquiavel era filósofo, diplomata, historiador. E ocupou um cargo político aos 29 anos, ele era Segundo Secretário da Chancelaria.

59C3560D-2B79-4A07-94A7-E08BB1B35AE9
Nicolau Maquiavel

Nessa posição ele pode ver de perto as disputas por terras e riquezas que aconteciam na região da Itália. Seu contato com Cesare Bórgia começa quando o Bórgia estava conduzindo diversos acordos para ele conseguir dominar diversas terras italianas.

Ele estava sendo bem sucedido na empreitada, mas com a morte do seu pai, o Papa Alexandre VI, ele perde apoio e acaba morrendo numa batalha. Mas sua vida ficaria marcada para sempre em Maquiavel.

O Príncipe

9431CB5B-A50E-4218-BCC8-041408A9023E
Cesare Bórgia

Cesare Bórgia teve como objetivo de vida constituir um principado. Tinha uma personalidade bastante fria e calculista, ele chegava a ser violento.

Teve um episódio em que Cesare convidou todos os seus inimigos para uma reunião no palácio dele, então ele aprisionou e assassinou todos. Apesar desse episódio, Cesare Bórgia era um exímio estrategista e diplomata. E Maquiavel acompanhou ele durante esse tempo em que o Bórgia estava tentando criar seu principado.

Maquiavel tem a mesma premissa de Thomas Hobbes, instituir um Estado(e principado) é um meio de trazer a paz e a ordem. Porém, diferente de Hobbes que vai falar da montagem do Estado. Maquiavel fala sobre a forma prática pra se subir ao poder e se manter lá, ele não adoça nada, por isso alguns consideram que Maquiavel criou táticas imorais.

O grande objetivo de Maquiavel é unir a Itália da época* (O Príncipe, capítulo XXVI), na lógica de Maquiavel príncipes fracos são a causa da desordem e de não ter se formado um Reino forte.

E para ele um Príncipe forte seria o Cesare Bórgia.

Curiosidades…

– O obra “O Príncipe” só foi publicada cinco anos após a morte de Nicolau Maquiavel. Em sua introdução no livro ele cita que pode ser interpretado como audácia falar sobre como os líderes devem agir, e completa dizendo que a intenção do livro é ser útil.

– O livro de Maquiavel foi utilizado por Napoleão Bonaparte(existe uma versão do Príncipe com os comentários de Napoleão, vale a pena ler). Ele seguiu à risca os capítulos do livro, sua diplomacia, estratégias, planos, foram feitos conforme Maquiavel escreveu.

B954B139-01E0-4ADD-B17A-1B749279CE38
Napoleão Bonaparte

Série sobre o assunto

Existe uma série americana ”The Borgia”, sobre o papa Bórgia, os filhos, as estratégias de Cesare Bórgia, vale a pena ver.

CF0A645A-B921-47FF-81AC-18D1D24316A1
Pôster promocional da Série The Borgias (2011)
*A unificação italiana só vai ocorrer no século XIX, e a questão do estado de Roma vai se resolver com Mussolini no tratado de Latrao.

Eu não quero me alongar muito no assunto, pois só a resenha, comentários sobre o Livro o Príncipe, terão duas partes, e ainda falta falar sobre A arte da guerra, outra obra de Maquiavel.

*Se você tem alguma sugestão de tema? ou quer expor sua arte aqui? Ou um texto? Entre em contato por e-mail: culturalizando.b@gmail.com

2 comentários em “Quem foi “O Príncipe” de Maquiavel e qual era a intenção dele ao escrever essa obra?

  1. Na condição de graduado em filosofia, sempre me chamou atenção, algumas máximas, atribuídas a muitos pensadores, sem que estes tivessem dito estas ‘máximas’. Entre as que mais me chamam atenção está ‘os fins justificam os meios”, que dizem ser de Maquiavel. Não encontrei nenhum professor minimente confiável que conforme que esta frase seja de Maquiavel. Pelo contrário, a maioria sempre afirmam que a frase jamais foi dita pelo pensador italiano.

    Muito bom seus posts.
    Obrigado por começar a seguir o Blog Sabedoria do Amor.
    Estevam Matiazzi

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.