A Lei Seca nos EUA, como conseguiram aprovar?

Nos Estados Unidos o período de proibição de venda e consumo de bebidas alcóolicas é conhecido pelo nome de Prohibition, nós brasileiros chamamos de Lei Seca. Os Estados Unidos foram colonizados pelos chamados puritanos que é um tipo de protestantismo radical. Para a sociedade norte americana da época, o consumo de bebidas alcóolicas era tolerado mas a embriaguez não. Porém, não foi um caminho fácil até que grupos contra o consumo de álcool conseguissem a aprovação da Lei Seca Federal.

Contexto histórico

As trocas de mercadorias feitas pelos colonizadores e os nativos americanos frequentemente incluíam a troca de bebidas alcóolicas por parte dos colonizadores, e peles por parte dos nativos americanos. O álcool teve um efeito social catastrófico para os nativos americanos, que não eram acostumados a consumir bebidas destiladas, levando as comunidades à pobreza e desintegração social. Assim surgiu o movimento de ativistas da temperança nativos americanos.

Os movimentos da temperança que apareceram ao longo do século XVIII e XIX são movimentos sociais contra o consumo de bebidas alcoólicas. O movimento nasceu por causa do tratado do médico Benjamin Rush, Uma Investigação sobre os Efeitos dos Espíritos Ardentes sobre o Corpo e a Mente Humana, de 1784, o médico considera o consumo excessivo do álcool como algo prejudicial à saúde psicológica e física. Sob a influência desse tratado um grupo de 200 fazendeiros de Connecticut formou o movimento da temperança. Eles reivindicavam a proibição da fabricação do Uísque.

No século XVIII(1701-1800), a Grã-Bretanha estava enfrentando a “loucura do Gin”, em que grande parte da população estava consumindo essa bebida e muitos ficavam em estado de embriaguez extrema. Então, o consumo de bebidas alcoólicas destiladas estava se tornando um problema em vários lugares do mundo nessa época.

A campanha empreendida pelos movimentos da temperança

Um novo gênero de teatro surgiu por causa dos movimentos da temperança pois eles patrocinavam peças de teatro que instruíssem as pessoas a não consumir bebidas alcóolicas, aos perigos da bebidas, além de patrocinar grupos de teatro. As peças The Drunkard e Ten Nights in a Baroom foram peças teatrais que ficaram muito famosas e populares na época (século XIX). Com o advento das ferrovias o teatro da temperança se espalhou por várias parte do território dos Estados Unidos.

Companhia de teatro da temperança.

As peças de teatro geralmente falavam sobre como o álcool levava a decadência de uma pessoa. A obra The Drunkard inclui o alcoolismo na história e personagens que se entregam ao álcool e que são levados à pobreza ou a morte.

Esses movimentos também promoviam eventos de saraus. A ideia de que o consumo de bebida alcoólica trazia muitos problemas, e que esse consumo deveria ser proibido, isso fazia parte dos sermões nas igrejas. Eles também lançaram diversas revistas sobre o tema do problema social do álcool e que ele deveria ser abolido da sociedade.

The Drunkard´ Progress.

Com toda essa campanha ideológica, o movimento da temperança consegue uma vitória, e a Lei dos Quinze Galões é a aprovada. Esta lei, em resumo, dizia que não poderia ser adquirido bebidas numa quantidade inferior a quinze galões. Na prática essa lei restringia a venda de bebidas as pessoas ricas. O consumo de bebida alcoólica e embriaguez era muito associado às pessoas pobres, por isso criaram essa lei, no entanto, ela acabou sendo revogada. Apesar disso, eles conseguem a aprovação da Lei do Maine de 1851, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcóolicas, então o Maine se torna o primeiro estado “seco”.

As mulheres que lutam pelos direitos das mulheres na época acabam se juntando ao movimento da temperança. Isto acontece por causa do problema da violência doméstica, em que os maridos bêbados espancavam as esposas. Então temos essa mistura de um movimento liberal e outro de progressistas. O movimento da temperança defendia a proibição do consumo de bebidas alcóolicas mais por uma questão moral do que de saúde.

Por causa dessa junção de causas, surgiu o movimento da temperança chamado Woman’s Christian Temperance Union (WTCU). O WTCU criou o Departamento de Instrução Científica da Temperança em escolas e faculdades. Essa ideologia da temperança(proibição de venda e consumo de álcool) chega na educação das pessoas.

American Temperance University Harrioman, Tenesse.

O próximo passo que esses movimentos tomam é a instalação de fontes de água potável. O gosto ruim da água fazia com que algumas pessoas preferissem a bebida alcóolica para matar a sede do que consumir água. Por isso os movimentos de temperança queriam facilitar o acesso à água potável colocando fontes de água em diversos lugares.

Fonte da Temperança.

Surgiram movimentos mais radicais como a Liga Anti-Saloons (Saloons eram lugares que serviam bebidas alcóolicas e onde havia prostitutas). Esse movimento conseguiu pressionar com sucesso a aprovação da Lei Seca Federal em 1922. Mas diferente do que pensavam, a proibição do consumo, fabricação e venda de álcool não resolveu os problemas sociais e acabou trazendo ainda mais problemas como o aumento da atividade criminosa, com mafiosos como Al Capone. A Lei Seca acabou sendo revogada em 1933.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.