Quem foi a Princesa Diana?

Com a estreia da quarta temporada da série da Netflix The Crown, aparece um novo personagem, Diana Spencer, mais conhecida como a Princesa Diana.

A princesa de Gales Diana se tornou princesa após se casar com o príncipe Charles da realeza britânica. Diana fazia parte da família Spencer, uma linhagem aristocrática que tem origem na Inglaterra do século XVI. Seu pai era John Spencer, Visconde de Althorp. Devido a sua ascendência nobre, Diana detinha o título de Lady, por isso ela também é conhecida como Lady Di.

Diana conheceu o príncipe Charles quando tinha dezesseis anos numa partida de polo e foi considerada uma noiva em potencial. Graças a sua descendência nobre, sua juventude e seu jeito meigo, Diana é escolhida como a noiva do príncipe Charles.

A mídia britânica viu nessa união entre Diana e Charles um conto de fadas a ser vendido ao público. A partir do momento que ela se envolve com o príncipe Diana perde a sua privacidade e será seguida por paparazzis até o momento do trágico acidente que tirou sua vida.

Noivado, casamento e glamour

O anúncio do seu noivado com o príncipe Charles é transmitido ao mundo todo. Antes de virar princesa, Lady Di, havia trabalhado como babá e seu último emprego foi como professora de uma escola infantil. Parecia um príncipe casando com uma plebeia, a imprensa adora essa história e o público acabou simpatizando com isso.

Foto de Noivado.

No dia 29 de julho de 1981, o casamento com o príncipe Charles acontece. Como num conto de fadas, a princesa Diana usa um vestido glamuroso, e se casa com o príncipe. A cerimônia aconteceu na Catedral St. Paul, e foi transmitida para quase 1 bilhão de pessoas (foram 750 milhões de espectadores). O casamento tem um custo de 110 milhões de dólares, somente o vestido custou quase 46 mil dólares.

O casal percorreu o caminho até a cerimônia numa carruagem e cerca de 2 milhões de pessoas foram assistir a essa procissão.

Após a cerimônia, Diana recebe o título de princesa de Gales e recebe o tratamento de Sua Alteza Real. O casal passa a morar no palácio de Kensington e na Highgrove House.

Apesar de todo o glamour e fotos sorridentes, o casamento com o príncipe Charles foi bem turbulento.

A solitária vida de princesa

Muitas festas, eventos, aparições públicas marcaram a vida da princesa. Sempre seguida por muitos fotógrafos, todos os seus movimentos acabam virando notícia. Desde a sua famosa dança com o príncipe Charles, visitas a chefes de estado, jantares com celebridades, tudo isso é filmado, fotografado e acaba virando manchete e capas de jornais. O público adora a princesa Diana.

Antes de seu casamento, a princesa Diana descobriu que seu futuro marido tinha um caso com Camila Parker Bowles, o que quase a fez desistir de tudo, mas Lady Di acaba se casando mesmo assim. Esse relacionamento de Charles e Camila Parker Bowles acaba virando um tormento para Diana que sabe que seu marido a está traindo.

Diana sofre de bulimia e após o nascimento do príncipe William ela desenvolve depressão. Numa série revelações feitas por Diana ao biógrofo real Andrew Morton, conseguida pelo tabloide The Mirror, a princesa relata uma série machucados auto infligidos e tentativas de suicídio. Há inclusive um relato onde Diana admite que se jogou da escada quando estava grávida do príncipe William. O desprezo do príncipe Charles a incomoda muito.

Além dos problemas com o marido, a princesa enfrenta dificuldades em se adaptar aos protocolos da realeza. Muitos não sabem mas Diana era uma mulher alta, tinha cerca de 1.78 cm de altura, então muitas vezes, nas fotos oficiais ela posava sentada para ele parecer mais alto e também ia atrás dele nos eventos para parecer mais baixa e não ofuscar o príncipe.

Do casamento com o príncipe Charles, Diana tem dois filhos, que são o príncipe William e o ex-príncipe Harry.

Divórcio e Morte

Por causa do caso extraconjugal de Charles e Camila Parker Bowles, em 9 de dezembro de 1992, Diana e Charles se separam, e em 28 de agosto de 1996 o divórcio é concluído.

Diana em 1994 após Charles admitir numa entrevista que estava tendo um caso com Camila Parker Bowles.

No fatídico dia 31 de agosto de 1997, Diana sofre um acidente de carro no túnel Pont de l’Alma, e morre no hospital.

Existem muitas teorias da conspiração falando que ela, na verdade, foi assassinada. Porém o que aconteceu naquele dia foi que o motorista Henri Paul, que estava bêbado, ao tentar fugir de paparazzis em motocicletas acabou perdendo o controle do carro dentro do túnel. Três dos quatro ocupantes do veículo, incluindo Diana, estavam sem cinto de segurança e acabaram sofrendo ferimentos fatais.

Flores deixadas pelo público no palácio Kensington.

Diana deixa em seu legado a imagem da princesa do povo. Em vida ela apoiou muitas causas como o HIV/AIDS, câncer etc. E até hoje é considerada o membro mais popular da realeza britânica.

Referências:

https://www.mirror.co.uk/news/uk-news/princess-diana-threw-herself-down-10613530

2 comentários em “Quem foi a Princesa Diana?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.