Arquétipos

Em seu último livro escrito, O Homem e seus Símbolos, Carl G. Jung, dedica um capítulo para falar sobre os arquétipos.

O que é um arquétipo?

São imagens primordiais do inconsciente coletivo humano. O psiquiatra morreu em 1961  e não viu o nascimento da genética e as descobertas sobre o DNA. Então ele se ressente pelo fato de que muitos críticos das teorias de Jung sobre arquétipos terem classificado isso como superstição, e “representações herdadas”.

Estamos em 2018 e sabemos muito pouco sobre neurociência.E até dois dias atrás achavam que a maioria dos genes no nosso genoma eram lixo, mas hoje sabem que são fundamentais para o funcionamento do DNA, e ainda tem o RNA, ou seja…tem muita coisa pra ser descoberta. E já se passaram mais de 50 anos desde que Jung morreu. Pode ser que exista mesmo o inconsciente coletivo e isso esteja nos nossos genes.

jung1
Carl G. Jung

Nosso cérebro é estruturalmente parecido com o de outros seres humanos, com algumas diferenças mínimas, então a ideia de inconsciente coletivo não é tão absurda assim pra ser descartada sem antes ser estudada.

Voltando ao que Jung disse sobre os arquétipos, “O arquétipo é uma tendência a formar essas mesmas representações de um motivo (…) sem perder sua configuração original. ”

Ele serve pra desenvolver a psiquê humana, entre outras coisas. Uma função interessante de um arquétipo, é quando ele aparece para curar a alma ferida e restaurar a vida normal de uma pessoa que se perdeu no caminho.

Um arquétipo também pode ter um aspecto sombrio, dependendo da pessoa e da situação histórica do mundo. É uma força da natureza primitiva, é uma ferramenta que obedece somente a natureza, então é difícil fazer uma listinha de arquétipos e dizer a sua função exata. Ele deve ser avaliado de pessoa a pessoa, e no contexto histórico e cultural que ele aparece.

Por isso, vou falar de arquétipos que aparecem na atualidade e na nossa cultura ocidental.

Sim, vou falar dele….

avatarar
Avatar: A lenda de Aang, Nikelodeon.
Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.