A pintura chinesa na época Imperial

A China tem uma história milenar, é considerada uma das mais antigas civilizações ainda existentes. O período imperial chinês durou desde o ano de 221 a.C até a ser derrubado pela chamada revolução chinesa de 1911 d.C. A arte chinesa que ficou conhecida na Europa durante a Idade Média e a Idade Moderna ocorreu durante esse período imperial da China.

Princípios da arte e pintura

A primeira dinastia do império chinês foi a dinastia Han e a última dinastia foi a Dinastia Qing. A pintura chinesa imperial é chamada em chinês de 中国画Zhongguohua e também 国画Guo huà. No período imperial a arte apreciada pela corte chinesa estava ligada a caligrafia.

Para a arte da caligrafia e pintura existe o termo os Quatro tesouros do estudioso (文房四寶 – em chinês tradicional) que são: o bastão de tinta chinês(墨), a escova(毛笔), o papel de arroz chinês (宣纸), e a pedra de tinta(砚台). Esses quatro instrumentos precisavam ser dominados pelo artista para a caligrafia e pintura.

Por volta do ano 550 d.C, Xie He (謝赫), um crítico e historiador de arte, estabeleceu os seis princípios para se julgar uma pintura, que era a vitalidade, a forma de usar a escova, a representação da forma, a aplicação de cor, colocação e disposição, cópia de modelos.

Na Dinastia Tang (618-907 d.C) a pintura de figuras humanas se desenvolveu, os artistas pintavam a vida na corte, nessa época também começou a pintura de paisagens. O poeta Wang Wei (王維) criou a pintura shan-shui(山水-águas da montanha).

Pintura da dinastia Tang.

No período das dinastias Song, Liao, Jin e Yuan (960-1279 d.C) foi pintado a famosa pintura Ao longo do rio durante o Festival Qingming(1085-1145 d.C), que é considerada a obra prima da pintura chinesa, essa pintura tem 25,5 cm de altura por 5,25 metros de comprimento. Foi pintada por Zhang Zeduang.

Parte da pintura “Ao longo do rio durante o Festival Qinggming”. (Pintura inteira: https://en.wikipedia.org/wiki/Along_the_River_During_the_Qingming_Festival)

Durante essa dinastia os pintores tinham o patrocínio da corte imperial. As artes da caligrafia, pintura e poesia eram os passatempos favoritos entre as pessoas de classe alta. Os temas da pintura também eram ligados a filosofia chinesa, o taoísmo e posteriormente a corrente neoconfucionista. Quando a China Imperial passa por período em que a China se divide entre dinastias do Norte e Sul, a arte também sofre essa mesma divisão. Os historiadores consideram que essa divisão da arte ocorreu por causa dessa influência filosófica do neoconfucionismo. O auge da pintura de paisagem ocorre entre esses períodos.

Na dinastia Ming (1368-1644 d.C) os pintores começaram a usar cada vez mais cores e surge a Escola Wu, que era um grupo de pintores que compartilhavam das mesmas teorias artísticas. Nessa escola as pinturas ganham inscrições sobre o tema, a data e o motivo da pintura. O fundador da Escola Wu foi Shen Zhou.

Pintura de Shen Zhou.

A Escola Zhe(浙派) que também prosperou na dinastia Ming, promovia o estilo conhecido da dinastia Song do Sul e foi fundada por Dai Jin.

Pintura de Dai Jin.

As primeiras xilogravuras chinesas são feitas durante essa época.

Entre o final da dinastia Ming e o início da dinastia Qing foi públicado um compilado impresso, o Jieziyuan Huazhuan, ou Manual do Jardim de sementes de mostarda, que é um manual que ensina os fundamentos da pintura de paisagem.

Página do Jieziyuan Huazhuan.

A tradução feita em inglês desse manual se chama The Tao of Painting – Um estudo da disposição ritual da pintura chinesa.

Depois do século XIX os artistas chineses começam a sofrer muita influência da arte ocidental, e no século XX depois da revolução chinesa feita por Mao Tse Tung, os artistas chineses se aperfeiçoaram no estilo contemporâneo.

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3 comentários em “A pintura chinesa na época Imperial

  1. Possuo duas pinturas antigas, chinesas: Uma um homem em um cavalo e o outro caminhando. Gostaria de saber se conhecem alguém que pode avalia-las para mim.
    Obrigado.

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