A pintura chinesa na época Imperial

A China tem uma história milenar, é considerada uma das mais antigas civilizações ainda existentes. O período imperial chinês durou desde o ano de 221 a.C até a ser derrubado pela chamada revolução chinesa de 1911 d.C. A arte chinesa que ficou conhecida na Europa durante a Idade Média e a Idade Moderna ocorreu durante esse período imperial da China.

Princípios da arte e pintura

A primeira dinastia do império chinês foi a dinastia Han e a última dinastia foi a Dinastia Qing. A pintura chinesa imperial é chamada em chinês de 中国画Zhongguohua e também 国画Guo huà. No período imperial a arte apreciada pela corte chinesa estava ligada a caligrafia.

Para a arte da caligrafia e pintura existe o termo os Quatro tesouros do estudioso (文房四寶 – em chinês tradicional) que são: o bastão de tinta chinês(墨), a escova(毛笔), o papel de arroz chinês (宣纸), e a pedra de tinta(砚台). Esses quatro instrumentos precisavam ser dominados pelo artista para a caligrafia e pintura.

Por volta do ano 550 d.C, Xie He (謝赫), um crítico e historiador de arte, estabeleceu os seis princípios para se julgar uma pintura, que era a vitalidade, a forma de usar a escova, a representação da forma, a aplicação de cor, colocação e disposição, cópia de modelos.

Na Dinastia Tang (618-907 d.C) a pintura de figuras humanas se desenvolveu, os artistas pintavam a vida na corte, nessa época também começou a pintura de paisagens. O poeta Wang Wei (王維) criou a pintura shan-shui(山水-águas da montanha).

Pintura da dinastia Tang.

No período das dinastias Song, Liao, Jin e Yuan (960-1279 d.C) foi pintado a famosa pintura Ao longo do rio durante o Festival Qingming(1085-1145 d.C), que é considerada a obra prima da pintura chinesa, essa pintura tem 25,5 cm de altura por 5,25 metros de comprimento. Foi pintada por Zhang Zeduang.

Parte da pintura “Ao longo do rio durante o Festival Qinggming”. (Pintura inteira: https://en.wikipedia.org/wiki/Along_the_River_During_the_Qingming_Festival)

Durante essa dinastia os pintores tinham o patrocínio da corte imperial. As artes da caligrafia, pintura e poesia eram os passatempos favoritos entre as pessoas de classe alta. Os temas da pintura também eram ligados a filosofia chinesa, o taoísmo e posteriormente a corrente neoconfucionista. Quando a China Imperial passa por período em que a China se divide entre dinastias do Norte e Sul, a arte também sofre essa mesma divisão. Os historiadores consideram que essa divisão da arte ocorreu por causa dessa influência filosófica do neoconfucionismo. O auge da pintura de paisagem ocorre entre esses períodos.

Na dinastia Ming (1368-1644 d.C) os pintores começaram a usar cada vez mais cores e surge a Escola Wu, que era um grupo de pintores que compartilhavam das mesmas teorias artísticas. Nessa escola as pinturas ganham inscrições sobre o tema, a data e o motivo da pintura. O fundador da Escola Wu foi Shen Zhou.

Pintura de Shen Zhou.

A Escola Zhe(浙派) que também prosperou na dinastia Ming, promovia o estilo conhecido da dinastia Song do Sul e foi fundada por Dai Jin.

Pintura de Dai Jin.

As primeiras xilogravuras chinesas são feitas durante essa época.

Entre o final da dinastia Ming e o início da dinastia Qing foi públicado um compilado impresso, o Jieziyuan Huazhuan, ou Manual do Jardim de sementes de mostarda, que é um manual que ensina os fundamentos da pintura de paisagem.

Página do Jieziyuan Huazhuan.

A tradução feita em inglês desse manual se chama The Tao of Painting – Um estudo da disposição ritual da pintura chinesa.

Depois do século XIX os artistas chineses começam a sofrer muita influência da arte ocidental, e no século XX depois da revolução chinesa feita por Mao Tse Tung, os artistas chineses se aperfeiçoaram no estilo contemporâneo.

Um comentário em “A pintura chinesa na época Imperial

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.