A crise do Meio Ambiente no Brasil

Vamos aos fatos:

– O Brasil é um importante país agroexportador, ou seja, parte de nossa base econômica, em sua maioria vem do quanto a gente exporta.

Mas também temos indústrias, com destaque para a automobilística. E bens e serviços como parte da nossa economia.

E o que nós exportamos?

Commodities, que são tipos de mercadorias de baixo valor agregado e funcionam como matéria-prima pra outras indústrias. O Brasil exporta minérios, carnes, e produtos agrícolas como a soja, por exemplo.

Motivos da crise ambiental brasileira:

  • No Agronegócio:

Apesar de ser um modelo de negócio que consegue produzir bastante por hectare. Utilizam-se muitas áreas para a produção do mesmo produto agrícola, e para fazer isso recorrem ao uso intensivo de agrotóxicos. Esses agrotóxicos além de contaminar os produtos que consumimos, ele também se infiltra no solo e acaba parando na água.

Num período analisado entre os anos de 2014 a 2017, foi constatado que nas cidades testadas para saber se havia presença de agrotóxicos no rede de abastecimento de água da cidade, 1 em cada 4  testadas deram positivo, ou seja, 25% da população está bebendo agrotóxicos. “Entre os locais com contaminação múltipla estão as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis e Palmas.”

O segundo problema ambiental gerado pelo agronegócio brasileiro é a expansão da fronteira agrícola. Como a produtividade é muito alta, quase máxima, o único jeito de ter mais produtos para exportar seria a utilização de novas terras.*

O solo da floresta amazônica empobrece quando é retirado a cobertura vegetal, então essas áreas são utilizadas para pecuária. A pecuária faz o solo ficar compactado, ou seja, uma segunda morte para esse solo. E com o tempo não vai crescer nem mato no lugar, então essas terras são abandonadas e o gado é transferido para outro lugar. Esse é o destino das áreas desmatadas.

Outro problema gerado pela expansão agrícola, além dos grileiros, posseiros e fazendeiros assassinando pessoas, é a forma de transformar uma área de mata amazônica em uma fazenda: queimadas.

amazoniadiadofogo
Dia do fogo. 10 de agosto de 2019

O jeito mais fácil de “limpar” a área é tacando fogo em tudo. E as cinzas são um fertilizante natural, então para aquele posseiro são duas vantagens. E esses criminosos não se importam se o fogo vai se alastrar, causar a morte de pessoas e animais, poluir o ar de fumaça. O importante é ter a terra e lucrar com ela.

O bioma amazônico está ameaçado, mas no Brasil, o bioma que está em sérios riscos é o Cerrado brasileiro. O solo é ácido, portanto a queimada além de “limpar” o terreno, corrige essa acidez.

E o modelo que abastece as nossas casas com produtos agrícolas é o de agricultura familiar e cooperativas. O agronegócio tem interesse na exportação e não no abastecimento interno do mercado.

  • Na Mineração:

O rompimento das barragens na cidade de Mariana e Brumadinho chamaram nossa atenção nesses últimos anos. Pois mostram um problema causado pela mineração: a geração de resíduos tóxicos e o que fazer com isso. As mineradoras no Brasil devido a uma legislação ambiental frouxa, levou ao surgimento desse tipo de barragem (a primeira):

infograficobrumadinhobarragem
Foto: https://www.mackenzie.br/noticias/artigo/n/a/i/entenda-o-rompimento-da-barragem-da-vale-em-brumadinho/

O alteamento por jusante seria melhor para conter resíduos de mineração, mas como a lei não obriga a construção desse tipo de barragem, e a barragem de alteamento por montante é muito mais barata.

A legislação** sobre o assunto praticamente diz que se construir uma barragem perigosa, você deve ter um plano de contenção de desastres, como um plano pra evacuação, e se romper deve avisar as autoridades e a população local e … mais nada, pode deixar a lama fluir. Ela também não diz que certos tipos de barragens não deveriam ser construídas. Que seria a situação ideal.

O Brasil tem várias barragens em seu território, algumas de alto risco:

mineracaobarragens

Além desse problema do manejo e contenção de resíduos tóxicos na mineração, há também outro relacionada ao numero de reservas e a localização desses lugares:

brasilminerios

Olhando o mapa, podemos perceber que existem muitos minérios na região da Amazônia, e alguns dele estão em áreas de preservação ambiental, ou em terras demarcadas. O grande problema é a contaminação do solo e água por rejeitos da mineração, como por exemplo, no caso da extração do ouro usa-se o mercúrio. E também temos o desmatamento causado para que atividade se instale na região.

Queimadas são naturais na região Amazônica e no Cerrado?

Sim, geralmente a queda de um raio pode dar início a um incêndio, principalmente se estamos no período de seca.

Mas as queimadas em grandes proporções se não forem causadas pela erupção de um grande vulcão ou pela queda de um meteoro então elas são de origem humana.

Por exemplo, no dia do Fogo, houve 124 focos de incêndio em Novo Progresso, então, ou caiu 124 raios numa área de 200 km^2, ou as pessoas colocaram fogo de propósito.

“A Amazônia é nossa”

No período de ditadura militar no Brasil, nos anos 70 surgiu essa ideia de ocupar a “amazônia” para não perder. O Brasil dessa época era muito paranóico, tinham medo do comunismo/socialismo, e o medo de perder nossas riquezas para algum país mal intencionado.

Existia a possibilidade de o nosso país perder as riquezas para outro?

Não, na época todo mundo tinha seus problemas com ditaduras. Os EUA estavam preocupados com a antiga URSS e a possibilidade de uma guerra entre eles. E na década de 70 os americanos também estavam preocupados com a crise do petróleo, gerada por países árabes que não queriam exportar petróleo por motivos políticos, e como o país deles ficou sem gasolina por umas semanas*** a política internacional americana se voltou para o recurso conhecido como petróleo. O Brasil não tinha uma grande reserva de petróleo conhecida na época.

petroleotexas

Mas era o medo de perder as riquezas da Amazônia que moviam os interesses dos militares no poder naquela época?

Também não. Foi no governo militar que foram feitos os maiores acordos de extração de minérios na amazônia por empresas estrangeiras. ****

Até hoje, muitas dessas mineradoras que se instalaram no regime militar brasileiro estão aí extraindo nossas riquezas e mandando para outros países.

A situação econômica do Brasil não é importante?

Sim, ela é. Mas devemos lembrar que apesar do Brasil ter um dos maiores PIBs***** do mundo. também temos  50 milhões de pessoas que são pobres, e 28 milhões vivem abaixo da linha da pobreza. Ou seja, toda essa riqueza gerada pela exportação dos nossos commodities não retornam em benefício do povo. A razão disso é que não pagam um bom salário, e são poucos(em comparação) os empregos gerados pela exportação.

Então, o que seria bom pra economia do nosso país seriam os empregos com qualificação, e o país teria que investir muito muito e muito em educação.

Em vez da gente exportar commodities que tem baixo valor agregado, causa muitos problemas ambientais e que geram sub empregos, pois afinal não podemos nos esquecer de quantos trabalhadores em condições análogas a escravidão são resgatados, por ano, em fazendas. Nós deveríamos exportar tecnologias, pois são produtos com alto valor agregado, é só lembrar do Vale do Silício nos EUA.

fosforo
Chega de queimar nossas florestas.

Mas para que o nosso país deixe de ser subdesenvolvido e passe a ser o país que nós deveríamos ter, temos que deixar de lado o modelo de commodities; podemos exportar, é claro, mas não a ponto de queimar toda a floresta amazônica, pois uma das fontes de produtos com valor agregado está na descoberta de potenciais cosméticos e remédios que estão no meio de toda aquela biodiversidade na floresta.

amazonia

Referências:

*http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9239/1/A%20Fronteira%20agropecu%C3%A1ria.pdf

**http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12334.htm

***https://en.wikipedia.org/wiki/1973_oil_crisis

****https://pt.wikipedia.org/wiki/Norsk_Hydro

*****http://www.funag.gov.br/ipri/index.php/o-ipri/47-estatisticas/94-as-15-maiores-economias-do-mundo-em-pib-e-pib-ppp

*Se você tem alguma sugestão de tema? ou quer expor sua arte aqui? Ou um texto? Entre em contato por e-mail: culturalizando.b@gmail.com

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.