5 Danças brasileiras populares

No Brasil existe diversos tipos de danças folclóricas regionais e danças populares. O país é famoso por seu carnaval que acontece na cidade do Rio de Janeiro e também em São Paulo no mês de fevereiro (na pandemia o carnaval infelizmente teve que ser cancelado ou adiado). Além dos folguedos como o Bumba meu boi, o Brasil possui danças típicas como o Carimbó, Forró e a Lambada, por exemplo.

1. Carimbó

Esta dança também é conhecida pelos nomes de Pau e Corda, samba de roda do Marajó ou Baião típico do Marajó. O Carimbó é um ritmo musical e uma dança típica da região norte, especificamente do estado do Pará. Esta dança é dançada em pares possui passos que resultam num movimento giratório.

FOTO: PIERRE AZEVEDO DATA: 09.09.2016 BELÉM – PARÁ

O Carimbó surgiu no meio rural brasileiro que veio, a palavra Carimbó tem origem indígena mas a dança e a música em si veio teve forte influência escravos negros.

Como em muitas das festas folclóricas e danças folclóricas nas regiões norte e nordeste, o Carimbó também é uma expressão artística praticada pelos índios, originalmente dos índios tupinambás, e escravos negros.

Carimbó.

Acreditava que deixar os escravos, índios e trabalhadores pobres dançarem e cantarem impedia que eles se revoltassem com as condições precárias impostas pela elite local. Por isso, essas manifestações artísticas eram toleradas e também é por este motivo que o Carimbó chegou a ser proibido na cidade de Belém. O carimbó era chamado de “Festa de Preto” uma forma bem pejorativa e racista utilizada e criada pelas elites locais.

Esta dança era muito popular entre os pescadores e agricultores paraenses.

A origem da palavra carimbó vem do termo curimbó, uma espécie de tambor que é muito utilizado neste tipo de ritmo musical.

É o carimbó que Ritinha(Isis Valverde) dança na novela A Força do Querer, da rede de televisão brasileira Globo. A cidade paraense Marapanim reivindica a origem do Carimbó. Esta manifestação cultural também é um patrimônio cultural brasileiro.

2. Baião

O Baião é uma manifestação cultural da região norte e nordeste do Brasil. O Baião vem da palavra baiano, como são chamados os nascidos no estado da Bahia. Esta dança tem origem africana, derivada de uma manifestação cultural chamada de lundu.

Casal dançando. Imagem: Pixabay.

Um dos maiores responsáveis pela popularização do baião para todo o Brasil é o cantor Luiz Gonzaga, considerado o “rei do baião”. Gonzaga canta temas ligados ao meio rural e sertanejo, falando sobre o cotidiano e as dificuldades enfrentadas pelo homem sertanejo.

Gonzaga fez muito sucesso na década de 1940 e foi redescoberto pelos cantores brasileiros do movimento artístico chamado tropicália na década de 1970.

3. Lambada

A lambada é um gênero musical e dança originados na região norte do país. Essa manifestação cultural surgiu de uma união entre o carimbó e o forró nordestino. O cantor e compositor Pinduca gravou uma música chamada “lambada” que também foi gravada e lançada como “No embalo do carimbó e sirimbó”, os pesquisadores de música acreditam que essa é a primeira música do ritmo musical da lambada.

A dança da lambada tem muita sensualidade e chegou a ser chamada pela a alcunha de “a dança proibida”, embora ela nunca tenha sido proibida de fato.

A lambada se tornou muito popular na cidade baiana de Porto Seguro. A dança era ensinada ao ar livre nas praias de Porto Seguro. Nesta cidade existem muitos complexos na beira da praia, onde tem música, dança e comida. A lambada é uma dança praticada por casais.

Lambada, Foto: Pinterest.

4. Quadrilha

Este termo tem duplo significado no Brasil, pode se referir a dança e também a formação de um grupo pra praticar crimes, claro que aqui o termo se refere à dança. A dança Quadrilha tem origem numa dança da alta aristocracia francesa, que era chamada de Quadrille.

A Quadrilha é dançada na festa de São João, uma festa popular que acontece no mês de junho e que também é chamada de festa junina. No Brasil esta dança retrata os modos de vida rurais, por isso também tem o nome de dança caipira(este termo se refere às pessoas que vivem no campo). Também uma dança feita por casais.

Por Agecom Bahia – Flickr: São João no Pelô, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17264730

5. Forró

O forró é um ritmo musical e dança que tem origem na região nordestina do Brasil. É uma dança feita na festa junina(Festa de São João). O termo forró é uma abreviação de forrobodó, por sua vez, o forrobodó veio da palavra francesa faux-bourbon.

Como muitas outras danças e manifestações culturais do Nordestes, o forró surgiu na região do estado brasileiro de Pernambuco. O forró começou a fazer sucesso nacional na voz de Luís Gonzaga, o mesmo cantor que popularizou o baião(acima). Um dos instrumentos mais usados para tocar o forró é o acordeão (sanfona).

Estátua de músico com uma sanfona. Foto: Wikipedia-Patrick.

Na década de 1970 começam a surgir as chamadas casas de forró. Já na década seguinte, 1980, o forró entrou em declínio mas nos anos de 1990 o forró foi renovado usando instrumentos novos para o ritmo deste gênero musical. A dança do forró também é chamada de xote sendo dançada por casais.

Por As fotos da Virada! – Apresentação de Forró, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45379085

A partir do ano 2010 surgiu uma variação do forró, que é chamado de forró romântico. Também surgiu o forró da favela que tem um ritmo mais lento e era popular nas periferias das cidades do nordeste. Atualmente o forró ainda é muito popular no Brasil, principalmente nas regiões do norte e nordeste.

5 comentários em “5 Danças brasileiras populares

  1. I like the idea of dance as a language. I learned many dances when I was young woman Tango, Salsa, Mamba, etc. The last time I stopped attending class after three sessions. The instructor made us change partners so often! I didn’t like being passed from man to man in such a way. Some partners guide you with their lead with respect and you go willingly. Other partners force the lead with dominance and I resist. I do not want to dance with or speak to a person who tries to use force with me. I only fight back.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Thank you for telling about them. I knew about samba and Lambada, not about the others.
    I am from Romania and Lambada was a real hit of all parties in the early 90s, with all its controversial explanations which do NOT look like what you told us, as a popular old regional dance.

    Greetings from a fan of Lucelia Santos in Eastern Europe (only if you knew how many girls born in early 90s here were named Isaura…! Not that other Mexican telenovelas did not have their counterparts in children names here…)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.