Henri Matisse, o artista que revolucionou a arte europeia

Henri Émile Benoît Matisse nasceu no ano de 1869 na França. Junto com Pablo Picasso, Henri Matisse é considerado um dos artistas que mais revolucionou a estética artística europeia. Ele é considerado um fauve, do movimento artístico conhecido como fauvismo que fez parte do modernismo europeu. Matisse é considerado o líder do fauvismo. Até mesmo Andy Warhol queria ser Henri Matisse por causa da incrível genialidade do artista.

Henri Matisse estudou na Académie Julian, uma escola particular de arte e escultura em Paris. O artista também aprendeu arte com o pintor acadêmico William-Adolphe Bouguereau. O professor de Matisse era um artista que fazia obras com a estética do neoclassicismo, com nus artísticos e uma certa imitação do ideal greco-romano que estava na moda na Europa nesta época.

As duas banhistas, Bouguereau.

A Europa estava saturada desta estética de nus artísticos com inspiração no ideal greco-romano.

Matisse também estudou a arte japonesa e os artistas do barroco francês como Nicolas Poussin. O artista iniciou fazendo obras com temas de paisagem tradicional e natureza morta. Sua primeira pintura foi A Natureza Morta com Livros. Uma pintura clássica e com influência da pintura acadêmica.

Natureza Morta com Livros, Henri Matisse. (pinterest)

Sua primeira pintura em nada lembra suas obras revolucionárias que ele faria depois. O artista começa a aprender com Gustave Moreau em seu ateliê, seu novo professor Moreau é um dos artistas que começa a se afastar da estética acadêmica e faz Matisse pensar sobre a pintura e incentiva ele a buscar sua individualidade na pintura.

Cópia do Nascimento de Vênus de Botticelli feita por Gustave Moreau. (wikipedia)

Matisse participa da exposição do Salão de Paris, e durante suas viagens ele visita o Museu de Luxemburgo onde descobre o impressionismo. O artista também lê o tratado escrito por Paul Signac, De Eugene Delacroix até o Neoimpressionismo. Henri Matisse adquire a pintura Os Três Banhistas, de Paul Cézzane.

Os três banhistas, Paul Cézanne. (wikipedia)

Henri Matisse se torna um grande admirador de Paul Cézanne e se recusa a vender esta pintura, mesmo nos tempos mais difíceis de sua vida. O artista também expõe suas pinturas no Salon des indépendants, que foi uma exposição artística feita em 1884 em Paris.

Suas pinturas nesta época ainda eram sobre natureza morta e paisagens e é possível ver o artista refinando sua técnica e criando o estilo individual que tanto busca.

Le Mur Rose, Henri Matisse. (wikipedia)

Suas obras começam a ganhar mais cores e ele utiliza essas cores para compor pinturas mais vivas, diferente da monotonia de cores característico da pintura acadêmica nesta época. Seu período com Gustave Moreau rendeu uma evolução da mesmice da perfeição pregada pelas academias de arte para uma técnica mais livre e criativa.

Estudo do nu, Henri Matisse. (wikipedia)

No ano de 1904 Henri Matisse foi aluno de Paul Signac, um neoimpressionista. Signac é um artista que utiliza uma grande composição de cores vivas e cores brancas e peroladas, apresentando uma grande paleta e um domínio técnico das cores.

Retrato de Felix Fénéon, Paul Signac. (wikipedia)

Henri Matisse se tornou fauvista quando ele e outros artistas participaram da exposição Salon d’Automne em 1905, esta palavra, fauve, foi utilizada pelo crítico de arte Louis Vauxcelles, que utilizou este termo fauve para se referir aos artistas que expuseram uma arte colorida, que utilizava cores selvagens fugindo do que seriam as cores naturais para os temas que pintavam.

Nesta exposição, Matisse exibiu a sua famosa obra Mulher com chapéu, uma pintura feita usando como modelo sua mulher, Amelie Matisse.

Mulher com chapéu, Matisse. (wikipedia)

Junto com outros artistas como André Derain e Maurice de Vlaminck ele recebeu a alcunha de fauve. Vauxcelles usou a frase “Donatello chez les fauves” (Donatello entre as feras). As obras fauvistas foram criticadas por muitas pessoas que estavam acostumadas ao estilo de pintura acadêmica que existia na época.

Gustave Moreau é considerado o professor inspirador do movimento fauvista já que foi o mestre de muitos dos artistas fauves. Apesar dos ataques feitos por alguns à obra Mulher com Chapéu de Matisse, esta pintura foi vendida por quinhentos francos, uma fortuna na época. Atualmente este quadro está exposto no Museu de Arte Moderna de São Francisco nos Estados Unidos e é avaliada em milhares de dólares.

Em outra exposição que participou no ano de 1907, sua pintura “Nu bleu, Souvenir de Biskra” causou uma grande polêmica e uma efíge desta obra foi queimada no Armory Show na cidade de Chicago. Diz a lenda que esta obra foi parcialmente responsável por Pablo Picasso ter criado Les Demoiselles d’Avignon.

Nu bleu, souvenir de Biskra, Henri Matisse. (Museu de Arte de Baltimore)

Pablo Picasso conheceu Henri Matisse no ano de 1906, e os dois expuseram suas respectivas artes na galeria de Paul Guillaume em Paris. Matisse não se limitou ao favismo, e após o declínio do movimento o artista buscou outras inspirações. O artista viajou para a Argélia para estudar a arte africana, e depois viajou para o Marrocos, e viu uma exposição de arte islâmica em Munique, e o pintor fez L’Atelier Rouge em 1911.

L’Atelier Rouge, Henri Matisse (wikipedia)

Esta obra faz parte do acervo do museu de Arte Moderna em Nova Iorque. Durante os anos da Segunda Guerra, Matisse pensou em fugir de Paris durante a ocupação nazista mas acabou desistindo e ficando na cidade. Ele acabou sendo obrigado a assinar um documento se declarando ariano. Em 1941, o artista foi diagnosticado com câncer duodenal e acabou ficando debilitado após uma cirurgia pra tratar este câncer.

Apesar dos problemas de saúde o artista continua a inovar e fazer arte. Henri Matisse morre de um ataque cardíaco em 1954.

10 comentários em “Henri Matisse, o artista que revolucionou a arte europeia

  1. Muito obrigado pelas Vossas simpatiquíssimas visitas.

    A respeito de pintura?… desenhos?…

    Então pode ver os nossos: costabrites.com

    Com as melhores saudações e votos de óptima saúde.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.