A Última Ceia, a obra mais analisada de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci é o artista símbolo do Renascimento, ele nasceu no ano de 1452, além de ser artista, ele era um cientista, um inventor, escritor; Da Vinci fez muitas coisas em sua vida. Ele é lembrado por obras como Monalisa, A Santa Ceia e o desenho do Homem Vitruviano, que são sempre associadas à imagem de Da Vinci. O artista aprendeu arte no atelier de Andrea del Verrocchio, Sandro Botticelli também frequentou esse lugar para conhecer e treinar com de Verrocchio.

Um pouco da história de Leonardo da Vinci

O Renascimento foi um período histórico entre a Idade Média e a Moderna, e Leonardo da Vinci se encaixa na Alta Renascença que foi o início do movimento renascentista. No atelier de Andre del Verrocchio, Da Vinci aprendeu técnicas de escultura, desenho e pintura. Também conheceu os métodos de preparação de cores e pintar afrescos. Leonardo da Vinci foi contemporâneo a Sandro Botticelli e eles teriam se encontrado na oficina de del Verrocchio.

O Batismo de Cristo, Leonardo da Vinci e Andrea del Verrocchio.

Seu sobrenome da Vinci veio do fato dele morar na pequena cidade de Vinci que fica na Toscana. Porém sua família se mudou para a Florença quando Leonardo da Vinci tinha apenas quatorze anos.

Após passar um tempo no atelier de Verrocchio na Florença, Leonardo Da Vinci foi para Milão. Nesta cidade A confraria da Imaculada Conceição contratou o renascentista para pintar a Virgem dos Rochedos (existem duas versões feitas pelo artista) e a famosa A Última Ceia, para o mosteiro de Santa Maria delle Grazie.

A Última Ceia

Essa obra encomendada para ser feita como um mural no refeitório do mosteiro Santa Maria delle Grazie. Esta pedido foi feito por causa de um plano de renovação desse lugar. Esse mural foi patrocinado por Ludovico Sforza, o duque de Milão.

Leonardo da Vinci escolheu esse tema da Última Ceia pois era comum para interiores de igrejas e mosteiros na época. Ele quis retratar a consternação de Jesus Cristo ao avisar que um dos doze apóstolos cometeria uma traição.

A Última Ceia, Leonardo da Vinci.

Acima dessa pintura está o brasão da família Sforza que patrocinava a arte de Da Vinci. Apesar de existir toda uma conspiração acerca dessa pintura, a única coisa de subliminar que existe nessa pintura feita por Leonardo da Vinci são referências à família Sforza.

A Última Ceia como aparece na parede do mosteiro, logo acima está o brasão da família Sforza.

No lado oposto a esse mural está o afresco da Crucificação pintado por Giovanni Donato da Montorfano, ao qual da Vinci acrescentou figuras dos Sforza.

Não se sabe ao certo quando Leonardo da Vinci começou a pintura dessa parede, mas ela estava quase concluída em 1497. Como a parede onde foi feita essa obra é muito fina e retém muita umidade e mesmo o material de pintura sendo escolhido cuidadosamente por Da Vinci, a pintura começou a se deteriorar já no ano de 1498.

Uma das tentativas de conservar o mural foi colocar uma cortina, mas isso só acelerou o processo de deterioração. Michelangelo Bellotti, fez uma primeira restauração no ano de 1726 e usou tinta a óleo e verniz, para preencher as partes faltantes. Essa restauração não durou muito tempo, então outro artista removeu a restauração feita por Bellotti e restaurou as faces da pintura. O refeitório passou por inundações, a igreja se tornou uma prisão por um tempo, depois foi tentado remover esse mural para outro lugar, mas essa tentativa falhou, e o mosteiro foi bombardeado na Segunda Guerra Mundial, e por pouco a parede não foi atingida. Nos anos de 1970, A Última Ceia estava bem danificada.

A Última Ceia em 1970.

Nos anos de 1978 um grande projeto de restauração foi feito, utilizando a tecnologia moderna, estudos científicos, a restauração retirou todas as restaurações anteriores, foram feitas adaptações no ambiente para reduzir a umidade e após 21 anos essa restauração foi concluída e resultou na imagem da Última Ceia que vemos hoje em dia, que é a mais próxima de quando foi feita por Leonardo da Vinci.

Foram feitas diversas cópias da Última Ceia por alunos e assistentes de Leonardo da Vinci. Algumas dessas cópias tiveram mais sorte que a original e foram bem preservadas pelo tempo.

A Última Ceia, Giampietrino.

A cópia feita por Giampietrino foi usada como modelo no projeto de restauração de 1978-1999 pois acredita-se que Leonardo da Vinci ajudou seu pupilo a terminar essa obra. Giampietrino começou a pintar em 1515 e terminou em 1520.

Outra cópia foi feita por Andrea Solari em 1520, outro aprendiz de Leonardo da Vinci.

A Última Ceia, Andrea Solari.

Existem muitas teorias da conspiração e especulações em torno dessa obra de Da Vinci, incluindo um livro e filme, O código da Vinci, que falam sobre a possibilidade do artista ter retratado Maria Madalena mas na verdade é o apóstolo João.

O renascentista utilizou perspectiva para fazer a Última Ceia, muitos acham que além disso ele usou a sequência de Fibonacci para harmonizar a obra. Devido ao brilhantismo de Leonardo da Vinci fica difícil saber qual foram os parâmetros utilizados pelo renascentista. Mas existe um esboço de Leonard da Vinci que ele utilizou nesta pintura.

Um estudo feito da Última Ceia por Leonardo da Vinci.

A Última Ceia é uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci e faz parte do seu longo legado como um artista renascentista.

Referências e imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Last_Supper_(Leonardo)

11 comentários em “A Última Ceia, a obra mais analisada de Leonardo da Vinci

  1. Mulțumesc pentru superba postare ,
    căreia, i-am dat REPUBLICARE ,
    pe My Blog ,
    unde dau ” Reblog”
    celor mai interesante lucrări ,
    din lumea virtuală a celor patru zări !!! 🙂 🙂 🙂
    Alioșa ! 🙂

    Curtido por 2 pessoas

  2. Danke für Ihren Besuch heute auf meiner Seite – leider spreche ich kein Portogues, daher kann ich es auch nicht lesen. Ich hoffe, sie können ausreichend Tedesco verstehen, sodaß Sie Spaß hatten an meinen Texten.
    Und ein wunderbares Avatarbild haben Sie ! Ich wünsche Ihnen einen ebenso wunderbaren, farbenprächtigen Partner … 😉

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.