A pintura barroca, uma análise deste estilo artístico

A palavra barroco tem em seu sentido original um significado pejorativo, estranheza e grande redundância de detalhes. Este estilo artístico do barroco busca a emoção, a paixão, o comoção. Faz parte das técnicas este movimento artístico a relação claro/escuro, e a intensidade dramática das cores. As cenas retratadas no barroco são os momentos em que acontece a ação, e não no momento anterior como acontecia em outros movimentos artísticos.

O barroco surgiu como uma reação à reforma protestante, no Concílio de Trento, os clérigos perceberam que tinham que fornecer respostas às questões levantadas pelos protestantes e para fazer isto, ficou determinado neste concílio o surgimento de uma estética artística de fé e devoção, que ficou conhecido como barroco.

A arte, para a Igreja Católica, deveria ser usada como uma ferramenta de propaganda da fé cristã católica. A igreja começa um amplo programa de reforma de igrejas e contrata diversos artistas para esta tarefa. O barroco utiliza muitas cores quentes e vivas, além da luz vir de diferentes pontos na pintura, enquanto no renascimento a luz se originava apenas de um ponto.

Um dos grandes artistas do barroco foi Caravaggio, na obra O Martírio de São Mateus mostra muito bem esta característica barroca de iluminação vinda de vários pontos.

O martírio de São Mateus, Caravaggio.

Esta obra faz parte uma encomenda feita à Caravaggio pela Capela Contarelli. A pintura causou certa polêmica nesta época (1600-1606), pois o estilo artístico predominante em Roma era o maneirismo, que contrastava com a estética barroca.

O barroco se diferencia em cada artista e localidade. Rembrandt não pinta muitas temáticas religiosas, ele se dedica mais as suas encomendas de retratos, algumas cenas de lendas gregas e romanas. O artista é considerado um pintor do barroco devido a sua dramaticidade e seu domínio de claro e escuro em suas pinturas.

Uma das obras, que infelizmente foi roubada e se encontra desaparecida nos dias de hoje, A tempestade no mar da Galiléia, mostra a cena de uma história bíblica no ápice da ação, quando o barco está quase virando no oceano e está sendo atingido por grandes ondas.

A tempestade no mar da Galiléia, Rembrandt.

Rembrandt também não utiliza cores muito vivas e chamativas, o pintor prefere o contraste entre luz e sombra. Outra pintura famosa de Rembrandt, A lição de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp, mostra essa preferência do artista.

A lição de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp, Rembrandt.

Mesmo que as vestimentas da época fossem mais sóbrias, Rembrandt trabalha mais com este jogo entre a luz e a sombra. Como é visto no quadro A lição de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp.

O pintor espanhol Francisco de Zurbarán é um artista barroco que pintou muitos temas religiosos, e demonstra a característica religiosa e mais colorida deste movimento artístico apoiado pela Igreja Católica. Uma de suas pinturas que é um exemplo deste barroco mais “clássico” é a pintura de São Domingos em Soriano.

São Domingos em Soriano, Francisco Zurbarán.

Apesar da suposta origem milagrosa do retrato de São Domingos, o fato é que Zurbarán utiliza nesta obra a estética do barroco, tanto pela obra ser de tema religioso, tanto pelo uso do claro e escuro, como a escolha de cores vivas. Também podemos ver um pouco da influência do estilo de Caravaggio.

A pintura A Anunciação feita por Francisco Zurbáran também apresenta as características de cor e sombras típicos do barroco.

A Anunciação, Francisco Zurbáran.

Nicolas Poussin é um grande nome do barroco francês, este artista teve a oportunidade de viajar para Roma onde aprendeu vendo artes de pintores italianos como Rafael Sanzio. A igreja se tornou uma grande patrona das obras de Poussin. Uma de suas pinturas mais chocantes e no melhor estilo barroco é a obra O Massacre dos Inocentes.

O massacre dos inocentes, Poussin.

Esta pintura é considerada uma das obras mais dramáticas de Nicolas Poussin. Além da temática bíblica, a escolha de cores vivas, a cena escolhida para ser retratada pelo artista é uma das mais chocantes que ele escolheu. O artista também tem características renascentistas em suas pinturas, Poussin também pintou temas da mitologia greco-romana.

Johannes Vermeer, outro artista considerado do estilo artístico do barroco, também é um holandês que se casou com uma mulher rica, como Rembrandt. No começo o artista utilizava cores mais acinzentadas, mas com sua união lucrativa, Johannes Vermeer passou a utilizar cores consideradas caras como o lápis-lazúli, ultramarino e amarelo cádmio. É possível ver a escolha dessas cores caras e vivas na sua obra A Leiteira.

Porém, sua obra mais famosa, A menina do brinco de pérola, é a que mostra sua estética barroca, com a utilização do contraste claro e escuro, além de sua paleta pessoal que incluía cores azuis e amarelas em suas tonalidades mais raras.

A menina do brinco de pérola. Johannes Vermeer.

O estilo de Johannes Vermeer é considerado barroco por causa do seu domínio da luz e o uso de sua paleta de cores favoritas, lápis-lazúli e amarelo cádmio.

Também temos uma mulher que se destaca como uma pintora do estilo barroco, Artemisia Gentileschi, a artista conseguiu superar uma grande tragédia na vida dela e se tornou uma das melhores artistas do barroco.

Artemisia Gentileschi possui um grande domínio de luz e cores, Gentileschi é uma das artistas mais habilidosas da história da arte. Ela pintava temas bíblicos e em muitas de suas obras ela se colocava na tela decapitando o criminoso que atacou ela, por causa disso, suas telas mostram todo ódio e fúria de Artemisia e o jeito covarde de seu agressor. Uma destas obras é a Judite decapitando Holofernes.

Esta obra demonstra uma grande dramaticidade, típicas do barroco, o uso de luz e sombras, utilizando contrastes luminosos e o uso certo de cores que mostram essa emoção de raiva e vingança.

Porém a artista não se limita somente a este tema, e seus talentos fazem como que Artemisia Gentileschi seja contratada como uma pintora na corte do rei Carlos I.

Bathseba, Artemisia Gentileschi,

O barroco foi um movimento artístico um tanto plural e reuniu diversos artistas famosos e talentosos como Rembrandt e Artemisia Gentileschi. Que deixaram sua marca na história da arte ao dominar este estilo dramático.

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