Paul Gauguin, o artista pós-impressionista

Eugène Henri Paul Gauguin nasceu no ano de 1848 e foi importante artística das vanguardas da Europa, sendo parte da corrente de arte conhecida como Pós-Impressionismo. Gauguin é reconhecido como um estudioso das cores, assim como Paul Signac que criou o pontilhismo e divisionismo, Gauguin utilizou uma técnica experimental de cores conhecida como sintetismo. E pintava usando o cloisonismo, que era um método artístico de marcar o contorno das formas. Paul Gauguin também é conhecido por ter se envolvido no episódio em que Van Gogh decepou a própria orelha depois de uma briga como o artista.

Versión en Español (Haga clic aquí)

English version (click here)

Versione italiana (Clicca qui)

Paul Gauguin nasceu em Paris, porém sua mãe era descendente de um nobre que possuía terras no Peru, então ele e a família passaram um tempo neste país. Em sua vida adulta, Gauguin começou a trabalhar como corretor da bolsa de valores de Paris, porém ele conhece o artista Camille Pissaro, um impressionista que o apresenta ao mundo da arte.

O artista se afasta de sua profissão como corretor mais por causa de uma crise econômica do que por uma vocação artística. Porém ele decide ser artista e pinta junto com Camille Pissaro e Paul Cézanne.

Paisagem, Paul Gauguin.

O artista fez uma pequena aventura se mudando pra Rouen, pra viver próximo a Camille Pissaro e começar uma carreira artística de sucesso. Porém sua tentativa fracassa. As pinturas deste período tem um estilo impressionista. Gauguin não gostou da técnica artística do pontilhismo apresentada por Paul Signac.

Então, o artista decide se mudar para Pont-Aven, neste lugar o artista fica entusiasmado com o sucesso que suas pinturas fazem entre os artistas iniciantes que vivem em Pont-Aven. O artista pinta muitas paisagens, e aos poucos começa a se distanciar do impressionismo e ganhar um estilo artístico próprio. Como na obra abaixo, Watermill.

Watermill, Paul Gauguin.

Neste período, Gauguin pinta um de seus quadros famosos, As quatro mulheres bretãs. É nesta obra que ele mostra um grande afastamento do estilo artístico impressionista.

As quatro mulheres bretãs, Paul Gauguin

Paul Gauguin conhece Émile Bernard e é apresentado a técnica artística conhecida pelo nome de cloisonismo que consiste em separar as figuras usando contornos escuros e marcantes. Uma de suas obras mais famosas que incorporam o cloisonismo é Visão após o Sermão.

Visão após o Sermão, Paul Gauguin.

Além da influência de Émile Bernard, o artista também é apresentado às xilogravuras japonesas (ukyio-e), a qual incorpora nas suas obras de arte.

No ano de 1887, Paul Gauguin decide visitar o Panamá, e depois fica na ilha Martinica junto com o artista Charles Laval. Neste lugar os dois artistas encontraram condições de vida muito precárias, Gauguin contrai malária e tem disenteria e se vê obrigado a voltar a França. Apesar de todos esses contratempos, no tempo que o artista passou nesta ilha, ele entrou em contato com a comunidade loca, e produziu algumas pinturas durante sua estadia em Martinica.

Ele fez o quadro A coleta de frutas.

A coleta de frutas, Paul Gauguin.

Estas pinturas feitas pelo artista enquanto estava em Martinica foram expostas e chamaram a atenção de dois irmãos, Theo e Vincent Van Gogh, o irmão de Van Gogh comprou três pinturas de Paul Gauguin. Vincent Van Gogh e o artista passaram uma temporada juntos na casa amarela em Arlen.

Este período em que morou junto com Van Gogh foi de muitas brigas, e quando finalmente Paul Gauguin decide ir embora, Vincente o ameaça com uma navalha e depois corta a própria orelha.

O artista Edgar Degas também influenciou muito Paul Gauguin, o artista o admirava muito. Degas organizou uma exposição com as obras de Paul Gauguin, porém as pinturas não foram bem recebidas pelos impressionistas.

Gauguin decide viajar para o Taiti. Os críticos de arte consideram que o melhor período de pinturas de Paul Gauguin foi durante esta primeira estadia no Taiti. Durante esta época ele confecciona alguns retratos como A Mulher segurando uma flor.

Mulher segurando uma flor, Paul Gauguin.

Paul Gauguin também faz nus artísticos e obras alegóricas em relação a mitologia local, como na obra A semente do Areois, ou Te aa no areois. Em que ele representa na imagem a esposa terrestre do deus Oro.

A semento do Areois, Paul Gauguin.

Uma das obras mais famosas deste primeiro período em que esteve no Taiti é a pintura chamada de D’où venons-nous ? Que sommes-nous ? Où allons-nous ? (De onde viemos? Quem somos nós? Onde estamos indo?). Pintura que faz parte do acervo do Museu de Belas Artes de Boston.

D’où venons-nous ? Que sommes-nous ? Où allons-nous ? , Paul Gauguin.

O artista adquire Sífilis, mostra os primeiros sintomas da doença e retorna à França onde continua pintando temas do Taiti, como sua obra pós-impressionista Mahana no atua (o dia de Deus). Esta pintura esta no Instituto de Arte de Chicago nos Estados Unidos.

Mahana no atua, Paul Gauguin.

No Taiti suas obras fazem muito sucesso enquanto na França, nas exposições que ele participa, seus quadros apresentam um sucesso moderado. Porém o artista rompe a amizade com o colecionador de artes Durand-Ruel, que era o responsável pela maioria das exposições do artista.

Paul Gauguin decide então retornar ao Taiti uma segunda vez, onde consegue ter certo êxito financeiro. O artista começa a se envolver na política local e sua saúde também se deteriorou, ele teve que ser hospitalizado. No ano de 1903, Paul Gauguin finalmente sucumbe a sífilis e morre.

Compre meu livro na Amazon:

Um comentário em “Paul Gauguin, o artista pós-impressionista

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.