Winslow Homer, um pintor de paisagens marinhas

Winslow Homer nasceu no ano de 1836 na cidade de Boston em Massachusetts, nos Estados Unidos. O artista era especialista em pinturas de paisagem marinha. Homer também fazia parte do grupo de artistas paisagistas que pintavam no estilo realista americano, mas como fazia observações muito peculiares e retratava cenas diferentes de outros pintores norte-americanos, Winslow Homer se destacou de outros artista do século XIX.

A mãe de Winslow Homer era uma pintora de aquarela muito talentosa e foi ela que ensinou o filho a arte de pintar. Seu próximo passo na aprendizagem foi trabalhando com um litógrafo John Henry Bufford, porém mais tarde Homer diria que não teve nenhum mestre e que aprendeu tudo sozinho.

O artista se mudou para Nova Iorque e decidiu abrir um estúdio próprio e provavelmente frequentou aulas na National Academy of Design. Homer trabalhou na revista Harper’s Weekly que mandou Winslow Homer para fazer ilustrações do campo de batalha na recém Guerra Civil que havia começado em 1861. Foi nesse trabalho que Winslow Homer começou a gostar da pintura. Então o artista passou a pintar obras retratando a vida rural, mulheres e iniciou suas cenas da paisagem marinha. Podemos ver a união de quase todos esses elementos em Long Branch, New Jersey.

Long Branch, New Jersey, Winslow Homer.

Long Branch, New Jersey é uma pintura que mostra duas mulheres no lado direito da obra, e ao fundo vemos que existe uma praia e o mar ao fundo, com um grupo de pessoas. Essa pintura possui características da pintura realista americana com traços do impressionismo europeu por causa da escolha das cores, da iluminação, e do posicionamento das figuras representadas nessa pintura.

O artista também pintava obras com fortes traços de influência do movimento impressionista como a pintura chamada de O trevo de quatro folhas.

O trevo de quatro folhas, Winslow Homer.

O trevo de quatro folhas é uma pintura que mostra uma menina sentada num jardim olhando para uma janela. As pinceladas rápidas, a hora do dia, a paleta de cores natural, de um dia de primavera são características de uma pintura impressionista. Essa obra de Winslow Homer apresenta influências da obra de Claude Monet e Éduoard Manet.

No começo de sua carreira como pintor, Winslow Homer havia dominado a pintura em aquarela graças a sua mãe, além de seu tema preferido ser as mulheres numa paisagem rural, vemos todos esses elementos na obra chamada de Nas escadas.

Nas escadas, Winslow Homer.

Nas escadas é uma pintura em aquarela, guache, grafite sobre papel tecido que o artista retratou duas crianças numa paisagem rural. Essa obra possui características únicas de Winslow Homer como o contorno do desenho dos elementos da pintura, o uso de cores tendendo para o realismo.

Na sua chamada maturidade artística Winslow Homer passou a pintar suas famosas paisagens marítimas uma dessas pinturas se chama A Corrente do Golfo.

A Corrente do Golfo, Winslow Homer.

A Corrente do Golfo é uma pintura em que o artista retrata um pequeno barco destruído com um homem em cima passando por uma tempestade e que também está cercado por tubarões. A inspiração para essa obra está em histórias que o artista coletou durante suas viagens. Essa pintura de Homer possui características do movimento artístico do realismo americano, apesar de carregar certa emoção ainda não tem a dramaticidade que veríamos numa pintura barroca, por exemplo.

Winslow Homer também pintava paisagens somente com elementos da natureza como o mar, as rochas, o céu, e areia. Uma das pinturas nesse estilo se chama Luz do Sol na Costa.

Luz do Sol na Costa, Winslow Homer.

Sunlight on the Coast é uma pintura com uma iluminação que passa uma sensação de intensidade, além de ser uma mistura de movimentos artísticos como o realismo americano com um pouco do impressionismo francês. A facilidade que o artista tem de usar essas duas correntes artísticas fazem de Winslow Homer um artista único.

Uma das pinturas mais famosas de Winslow Homer nos Estados Unidos se chama Breezing Up.

Breezing Up, Winslow Homer.

Breezing Up é uma pintura muito popular, chegou a ilustrar um selo comemorativo e atualmente a pintura se encontra na National Gallery em Washington DC. Quanto a qualidade estética, essa pintura possui características impressionistas, embora Homer não fosse um dos artistas que fizesse parte do grupo impressionista de Paris, suas pinturas tinham qualidade igual as obras de Claude Monet em paisagens e Édouard Manet ao retratar pessoas.

Winslow Homer morreu no ano de 1910.

Referências e Imagens:

https://en.wikipedia.org/wiki/Winslow_Homer

https://fr.wikipedia.org/wiki/Winslow_Homer

Compre meu e-Book na Amazon:

2 comentários em “Winslow Homer, um pintor de paisagens marinhas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.