George Romney, muito mais do que um artista retratista

George Romney foi um artista que nasceu no ano de 1734, em Lancashire na Inglaterra. O pintor foi um grande retratista britânico, porém, além de pintar esse tipo de gênero, Romney se arriscou a pintar alegorias e cenas literárias que podem ser classificadas como sendo do movimento artístico do neoclassicismo. As obras do artista que se encaixam nas cenas da literatura geralmente ilustram uma das obras mais famosas de William Shakespeare, Macbeth. Algumas décadas antes de Eugène Delacroix retratar cenas de Hamlet, Shakespeare teve suas obras literárias ilustradas por George Romney.

Romney apresentou interesse pela arte quando ainda era adolescente, o artista se mudou para Kendal e começou a estudar técnicas de pintura artística com o pintor Christopher Steele, um aluno do renomado artista Carlo Vanloo. O artista acabou se mudando para Londres para tentar a vida como pintor, onde se inscreveu para um prêmio na famosa Royal Society of Arts ganhando o concurso com uma de suas pinturas.

Uma de suas viagens para sua carreira artística e também para a evolução da estética de suas pinturas foi a que ele fez para a Itália, Romney teve contato com o movimento artístico do neoclassicismo, além de conhecer as obras dos antigos mestres renascentistas. George Romney pintava retratos, uma dessas obras com características neoclássicas se chama  A Família Gower: Os cinco filhos mais novos do 2º Earl Gower.

A Família Gower: Os cinco filhos mais novos do 2º Earl Gower, George Romney.

A Família Gower: Os cinco filhos mais novos do 2º Earl Gower é uma pintura com características neoclássicas, Romney pintou as crianças como se fossem personagens da mitologia grega, dançando numa roda, com trajes que lembram os utilizados por pessoas das civilizações greco-romanas. Romney se destacava por não fazer somente retratos duros e padrões, ele pintava cenas mais fluídas, parecidas com alegorias.

O artista tinha uma musa conhecida pelo nome de Lady Hamilton ou Emma, algumas das obras do artista sobre a mitologia greco-romana e alegorias tinha a Lady Hamilton como modelo. Circe é uma dessas pinturas (na imagem abaixo) em que George Romney utilizou Emma como musa.

Circe, George Romney.

Circe tem elementos neoclássicos como o uso de um tema greco-romano, o retorno a uma pintura menos dramática do que as obras barrocas. Na mitologia, Circe era uma deusa ligada à feitiçaria e a bruxaria, por isso que Romney retratou Lady Hamilton com uma mão levantada. Além disso a pintura neoclássica apresenta traços mais finos e leves do que a pintura barroca, o artista não usou contrastes muito drásticos, a cor do vestido de Circe é um rosa pastel, ou seja, a paleta de cores também não imprime muita dramaticidade.

O artista retratou Emma Hamilton mais de uma vez como a deusa greco-romana Circe, outra pintura feita por George Romney está na imagem abaixo:

Circe, George Romney.

Nesse segundo retrato de Lady Hamilton como Circe, Romney pintou ela com o cabelo da época, diferente da outra pintura que se encaixava no período da antiga civilização greco-romana. Ainda assim, o vestido apresenta uma certa leveza, os traços da musa do artista também tem a mesma característica, tudo isso se encaixa no movimento artístico do neoclassicismo. Talvez o artista tenha retratado muitas vezes Emma Hamilton como a deusa Circe pois achava que sua musa tinha a capacidade de enfeitiçar os homens.

Além de suas pinturas neoclássicas sobre a mitologia greco-romana, George Romney também pintou cenas da famosa obra literária de Shakespeare, Macbeth. Na pintura abaixo, o artista fez a ilustração da parte em que Macbeth encontra as três bruxas.

Macbeth e as três bruxas, George Romney.

Em Macbeth e as três bruxas, Romney mostra um Macbeth utilizando um traje de um militar romano, enquanto as três bruxas estão na sua frente fazendo suas previsões, atrás das bruxas estão o que parecem ser o que elas estão profetizando para Macbeth, que se afasta delas com o braço na direção contrária.

Assim como em suas outras pinturas históricas, mitológicas e as alegóricas, Romney pintou uma típica obra neoclássica em Macbeth e as três bruxas. A própria escolha das roupas romanas pra representar os personagens da peça teatral de Shakespeare (algo que Delacroix faz com Hamlet) é um característica da pintura neoclássica. Essa pintura mostra uma cena dramática da peça, mas não tem o mesmo drama de uma obra barroca.

Romney foi um verdadeiro artista neoclássico que conseguiu conciliar a pintura de retrato com outros gêneros de pintura sem perder seu estilo.

George Romney morreu em 1802 em Kendal na Inglaterra.

Imagens e Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/George_Romney_(painter)

Compre meus e-Books na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

2 comentários em “George Romney, muito mais do que um artista retratista

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.