John Sloan, um artista socialista americano do século XIX

O artista, John French Sloan, nasceu no ano de 1871, em Lock Haven, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O artista é considerado um dos fundadores da escola de Ashcan, fazendo parte do grupo de pintores que retratava a vida urbana da cidade de Nova York, os The Eight. Sloan se destacou como uma pessoa que defendia os ideais políticos do socialismo, usava algumas vezes sua arte para espalhar seus ideais socialistas do século XIX, mas também retratava os ambientes aristocráticos, pintava retratos e paisagens.

O pai do artista também era um artista, por isso se casou com uma mulher de boas condições financeiras. John Sloan estudou na melhor escola da Pensilvânia, a Central High School, porém a renda da família ficou comprometida quando seu pai acabou tendo uma crise nervosa. Então John acabou tendo que arrumar um emprego, sendo contratado para trabalhar numa livraria. Em seu novo emprego o artista teve contato com a impressão de gravuras. Logo seu talento foi notado e Sloan começou a trabalhar como gravurista e ilustrador numa publicação. Assim pode frequentar aulas na Academia de Belas Artes da Pensilvânia.

Como a maioria dos artistas do século XIX, Sloan fez cópias dos antigos mestres, por causa disso uma de suas obras apresentam uma semelhança enorme com as pinturas do artista famoso do Barroco, Caravaggio. Essa pintura de John Sloan se chama Garoto com uma Flauta.

Garoto com uma Flauta, John Sloan. (Domínio Público).

Garoto com uma Flauta é uma pintura que o artista sofre uma grande influência da pintura de Caravaggio. Podemos perceber nitidamente que essa pintura foi feita utilizando tinta à óleo, pela textura das pinceladas, parece que Sloan escorregou com o pincel sobre a superfície, é um jeito diferente de pintar, ele usou um pincel com cerdas grossas e uma camada grossa de tinta também.

O artista que busca o realismo em suas pinturas com certeza estudam as obras barrocas de pintores como Caravaggio, John Sloan era um desses artistas. Na imagem abaixo está uma das pinturas famosas de Caravaggio chamada de Menino descascando frutas.

Menino descascando frutas, Caravaggio. (Domínio Público)

Em Menino descascando frutas, o realismo impresso por Caravaggio é muito grande, até mesmo o pêssego apresenta uma textura realista. As pinturas de Artemísia Gentileschi também apresentam o caráter realista do Barroco.

Apesar de Sloan ser conhecido por suas posições políticas socialistas muitas de suas pinturas mostravam a vida social das classes mais altas, como podemos ver em sua obra chamada de Heymarket.

Haymarket, John Sloan. (Domínio Público)

Haymarket é uma pintura de John Sloan que possui características modernistas e realista. O artista escolheu retratar um ambiente noturno, mostrando duas mulheres vestidas de branco entrando num lugar que está escrito “Haymarket”. Essa pintura foi feita no ano de 1907. O nome que está escrito “Haymarket” pode ser uma alusão ao evento que ocorreu no ano de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos.

A Revolta de Haymarket aconteceu quando trabalhadores fizeram uma manifestação pacífica pedindo por redução de jornada de trabalho e aumento de salários, porém, em um certo momento, uma bomba explodiu no meio da multidão dando início a um caos que resultou em quatro civis e sete policiais mortos.

Muitas vezes, John Sloan negava que sua arte tivesse algo a ver com seu posicionamento político, mesmo que ele colocasse essas referências nada sutis em suas pinturas.

John Sloan também fazia pinturas de retratos como podemos ver em sua obra chamada Carol com cachos ruivos.

Carol com cachos ruivos, John Sloan. (Domínio Público)

Carol com cachos ruivos é uma pintura de John Sloan que apresenta características próprias do artista. Nessa tela ele também utilizou um pincel com cerdas grossas e uma camada grossa de tinta a óleo, podemos perceber que o artista escorrega com o pincel, as mãos não possuem detalhes. O artista não fez uma pintura realista em nenhum sentido nesse retrato.

Um dos motivos que fazia Sloan não buscar tanto a perfeição em algumas de suas pinturas está no fato do artista dizer que ele pegava a alegria na vida humana, ou seja, o artista queria gostar do que fazia e não pegar o caminho da perfeição que Vincent Van Gogh havia pegado, por exemplo.

Sloan levava uma vida boêmia, frequentava um bar conservador da região, conhecido pelo nome de McSorley’s Bar ou Old Ale House de McSorley, um local que era só para homens até a década de 1970 quando foi forçado a entrar no mundo moderno e permitir a entrada de mulheres. Como era um grande freguês desse local o artista acabou fazendo uma pintura desse local.

Old Ale House de McSorley, por John Sloan.

John Sloan morreu no ano de 1951.

Compre meus e-Books na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.