William Hogarth, o primeiro cartunista do mundo

William Hogarth foi um artista que nasceu no ano de 1897 em Londres na Inglaterra. Ele se destacou como um cartunista que produzia uma série de quadrinhos e quadros que criticavam a moral da época. Além de ter sido um pintor, Hogarth foi um gravurista, e também reproduzia suas pinturas satíricas na forma de gravuras. Sua arte é muito polêmica, mesmo nos dias de hoje.

Algumas vezes seu trabalho produzia imagens relativamente grandes como em Marriage A-la-Mode, em vez de criar um livro de duzentas páginas com histórias com um fundo moral que mostra uma crítica a sociedade, suas pinturas mostram uma narrativa moralizante.

Sua família era pobre, desde cedo William Hogarth demonstrava interesse pela arte fazendo desenhos e esboços, se tornou aprendiz de um gravador em Leicester, e passava seu tempo desenhando as pessoas e situações que via nas ruas e nas feiras de Londres. O artista decidiu aprender técnicas artísticas na St Martin’s Lane Academy, uma instituição onde os pintores mais renomados da sociedade inglesa haviam estudado.

A Inglaterra estava passando por um fenômeno que as pessoas acham que é recente mas na verdade é bem antigo, a quebra do mercado de ações na Inglaterra, um evento histórico que ficou conhecido pelo nome de South Sea Bubble. Como Hogarth era um excelente gravurista ele fez uma dessas gravuras chamada de Emblematical Print on the South Sea Scheme.

Emblematical Print on the South Sea Scheme, William Hogarth.

Emblematical Print on the South Sea Scheme é um desenho que mostra o caos que estava acontecendo no mercado de ações na época. Parece que quando se trata de especulação financeira, a história é sempre a mesma, uma empresa vai lançando ações(papéis) até o infinito e além, ou seja, até quando o mercado percebe que existe algo de errado, que tem muito mais ações do que existe empresa. Foi isso que Hogorth colocou nesse, que é considerado o primeiro cartoon editorial do mundo.

Nesse cartoon, existe uma multidão de pessoas desesperadas, o artista colocou um carrossel no meio do desenho, ele representa a roda da fortuna, no Tarô, a carta da roda da fortuna significa que as coisas vão mudar rapidamente, se tiver tudo bem, as coisa vão ficar ruins, e vice e versa. O bode está associado a ganância e luxúria. Além de uma figura diabólica no canto esquerdo. No lado direito tem um monumento escrito assim: “Esse monumento foi construído em memória da destruição dessa cidade pelo South Sea em 1720” em tradução livre.

Uma outra gravura de William Hogarth, menos “emblemática” se chama South Sea Bubble e é colorida.

South Sea Bubble, William Hogarth.

South Sea Bubble é uma gravura que mostra os efeitos após a quebra do mercado de ações, vemos uma multidão de pessoas desesperadas atrás do homem que está parado segurando um papel e que está vestindo um traje amarelo, no lado direito temos dois homens sentados e separados por uma mesa, um de frente pro outro, um deles está debruçado sobre a mesa ouvindo um homem desesperado e o outro está com uma mão no queixo e a outra segurando uma pena. No lado direito temos uma loja de penhores e joalheiros. Ou seja, a crise financeira provocada por uma única empresa causou um grande caos na Inglaterra.

Outro problema social denunciado por William Hogarth foi a questão do Gin. Bebidas destiladas tem um teor alcóolico muito maior do que bebidas fermentadas na maioria das vezes, por isso, foi fácil atribuir as bebidas como a causa da degradação social. O artista fez duas gravuras sobre esse assunto chamadas de Beer Lane e Gin Lane.

Beer Lane e Gin Lane, William Hogarth.

De um lado temos a cerveja e as pessoas felizes tomando após um dia de trabalho, do outro temos pessoas embriagadas a ponto de deixar até mesmo um bebê cair. Consumo de álcool e drogas são um problema social muito grande, mas muitas vezes a causa de um problema social não é muito visível e não tem origem no vício, ele é mais um sintoma da miséria crônica de um lugar do que a causa.

Claro que o primeiro cartunista corajoso fez muito mais que essas gravuras e merece mais um post que vou escrever futuramente.

Imagens e Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/William_Hogarth

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

Um comentário em “William Hogarth, o primeiro cartunista do mundo

  1. A beautiful story of William Hogarth and his excellent artwork especially the art where shows the financial crisis of England. Well Shared. Thank you very much.🌹💓🤗

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.