Beatles, os garotos de Liverpool

Os Beatles era um grupo musical composto por quatro membros: Paul MacCartney, Ringo Starr, George Harrison e John Lennon. O grupo é considerado o grupo mais popular e influente da história da música. Esta banda foi formada em Liverpool na década de 1960. No começo eles faziam uma música conhecida como skiffle, que era uma música folclórica que combinava os sons de jazz, blues e country. Mas depois eles incorporaram outras influências em suas músicas, como a música clássica, a música pop e até mesmo música indiana. Os Beatles fizeram em torno de 200 músicas enquanto estiveram ativos como um grupo.

John Lennon, aos dezesseis anos, montou um grupo de música skiffle com alguns amigos de sua escola a Quarry Bank High School e por isso o primeiro nome do grupo era Quarrymen. Lennon vivia com sua mãe e irmã, pois seu pai, Alfred Lennon, um marinheiro, havia abandonado a família quando eles ainda eram crianças. A mãe de Lennon presentou o filho com uma guitarra quando ele fez dezesseis anos e quando era criança, Lennon descobriu o rock n’roll ouvindo as músicas de Elvis Presley.

Elvis Presley.

Paul MacCartney aos quinze anos conheceu John Lennon, seu jeito de tocar guitarra impressionou Lennon, MacCartney convidou George Harrison, porém John Lennon achou Harrison muito jovem mas após um mês de convencimento ele finalmente aceita Harrison na banda. Os amigos de escola de John Lennon deixaram o grupo. Um amigo de Lennon, Stu Sutcliffe, se junto à banda. Por sugestão de Stucliffe eles passaram a adotar o nome de Beatals, e depois o grupo adotou o nome Silver Beatles e então encurtaram o nome para Beatles. Então o grupo fez uma turnê pela Escócia junto com o cantor Johnny Gentle.

Silver Beatles.

Através de Allan Williams o grupo consegue uma espécie de contrato para tocar num clube na cidade de Hamburgo na Alemanha Oriental, eles foram contratados por Bruno Koschmider, dono de dois clubes, o Indra e o Kaiserkeller. Para tocar na Alemanha eles contratam o baterista Pete Best. Porém o grupo se desentende com Willians e Koschmider por que eles também tocaram suas músicas num clube rival, o Top Ten Club. Por causa dessa quebra de contrato, e denunciaram Harrison para as autoridades alemãs pois ele havia mentido a idade, então Harrison foi deportado.

Beatles no Indra Club.

Para manter o ritmo de apresentações nos clubes, os membros do Beatles recorreram ao uso de anfetamina. Após essa confusão criada pela quebra de contrato, alguns integrantes do grupo retornaram a Liverpool. Porém eles ainda voltariam a Alemanha para fazer apresentações. Stu Sutcliffe resolve deixar a banda e retornar aos seus estudos de arte.

Eles acharam Brian Epstein quando estavam tocando no clube Tavern, após um tempo os Beatles contrataram Epstein como seu empresário. Para serem liberados de contratos assinados antes de ter Epstein como empresário, eles tiveram que retornar para uma sessão de gravações em Hamburgo. Quando chegaram na Alemanha eles receberam a notícia de que Stu Sutcliffe havia morrido devido a uma hemorragia no cérebro causado por um aneurisma.

Stuart Stucliffe em 1960.

Brian Epstein procurou uma gravadora para os Beatles mas uma das gravadoras procuradas achava que uma banda com garotos tocando guitarra era algo ultrapassado. Os Beatles conseguem assinar um contrato com o produtor George Martin. Com Martin eles fizeram a primeira sessão de gravações num estúdio, porém George Martin achava que Pete Best estava aquém da banda e ele acabou sendo substituído por Ringo Starr. E assim estava formada a banda Beatles como conhecemos.

Os Beatles. (Pinterest)

Eles gravaram o single Love me Do, o lançamento desta música teve um sucesso moderado chegando a posição 17 nas paradas britânicas. O segundo single Please Please Me conseguiu alcançar o primeiro lugar nas paradas britânicas e o grupo grava o seu álbum completo com o nome Please Please Me. O álbum alcança o primeiro lugar e se mantém assim durante sete meses. O terceiro single From Me to You e o quarto She loves you também fazem um sucesso estrondoso se tornando hits que o ocupam os primeiros lugares.

Os Beatles. (Pinterest)

No ano de 1963 os Beatles se apresentam no programa britânico Sunday Night at the Palladium e dão início ao Beatlemania. Uma grande multidão de fãs entusiasmada está sempre esperando para conseguir ver um pouco dos seus astros. Essa febre pelos Beatles levou a polícia a utilizar mangueiras com água em alta pressão para dispersar uma multidão que se formou antes de um show dos Beatles em Plymouth. Os críticos de música consideravam John Lennon e Paul MacCartney um dos maiores compositores ingleses do ano de 1963.

Os Beatles se apresentam para a família real em Londres. O segundo álbum do grupo With Beatles superou o primeiro álbum lançado em número de vendas. As gravadoras norte-americanas apresentaram certa resistência em lançar os Beatles nos Estados Unidos. A Capitol Records assina com a banda e lança o single I Want to Hold Your Hand, que vende um milhão de cópias e atinge o primeiro lugar nas paradas musicais norte-americanas.

Beatles, I Want to Hold Your Hand.

O grupo voa de aeroporto em aeroporto para suas turnês musicais e conta sempre com uma multidão de fãs com mais de três mil pessoas os esperando no aeroporto. É o fenômeno da Beatlesmania em seu auge. Eles se apresentaram no The Ed Sullivan Show para 73 milhões de telespectadores. Em 1964 os Beatles se encontraram com Elvis Presley. Os Beatles se envolvem numa polêmica quando fizeram uma capa inusitada para o LP Yesterday and Today vestidos de açougueiros.

Beatles, capa de álbum polêmica.

John Lennon faz declarações controversas sobre Jesus Cristo e a religião cristã dizendo que o cristianismo iria desaparecer e que os seguidores de Jesus Cristo eram grossos e comuns. Isso provocou reações conservadoras enfurecidas nos Estados Unidos, até mesmo o Vaticano quis proibir que as gravações dos Beatles tocassem nas rádios espanholas e holandesas.

John Lennon, figura polêmica. (Pinterest)

No final da década de 1960 os Beatles foram associados ao movimento de cultura jovem sendo considerados revolucionários de um estilo de vida. Em 1968 eles passaram três meses fazendo meditação na Índia, e após essa viagem eles escreveram cada vez mais músicas. Ainda neste ano os membros do grupo começaram a se desentender. Assim como aconteceu com as Spice Girls, a única coisa que poderia parar os Beatles eram os Beatles.

Divergindo sobre quase tudo, os membros dos Beatles estavam se desentendendo cada vez mais. Quando o empresário da banda Brian Epstein morreu em 1967, e Lennon estava se afundando cada vez mais em seu vício em heroína. Paul MacCartney desiste de tentar manter a coesão do grupo e declara que os Beatles acabaram. MacCartney lançou trabalhos solos e tentou se desvincular oficialmente dos Beatles. E a dissolução oficial dos Beatles ocorre em 1974. É o fim dos Beatles.

Referências:

https://fr.wikipedia.org/wiki/The_Beatles

7 comentários em “Beatles, os garotos de Liverpool

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.