Spice Girls, o fenômeno do Pop nos anos 90/2000

Muito antes do K-Pop, existiu o fenômeno do Teen Pop, também chamado de dance pop, Boy Bands, Girl Groups e cantores solos fizeram sucesso na década de 90 e no começo dos anos 2000. Backstreet boys, ‘N Sync, Spice Girls, Britney Spears, Christina Aguilera, Madonna etc. Muitos desses artistas venderam milhões de cópias de CD(na era pré-internet não havia iTunes e nem Spotfy).

Assim como acontece no K-pop, mas numa intensidade muito menor, empresários da música criavam um conceito de grupo musical, colocavam anúncios, iam em agências de talentos em busca de cantores no perfil que eles desejavam e então formavam um grupo.

Spice Girls e o The Girl Power

Os empresários da The Heart Management, Bob Herbert e Chris Herbert ficaram fascinados com o sucesso de boys bands como o New Kids on the block (1980-1990) tiveram a ideia de imitar o mesmo modelo só que com garotas. Colocaram um anúncio procurando mulheres jovens, um grupo de cerca de 400 garotas compareceram para a audição e dessas foram escolhidas: Victoria Adams, Melanie Brown, Melanie Chisholm e Michele Stephenson. Uma segunda audição foi feita e Geri Halliwell passou no teste.

As garotas passaram um tempo treinando dança e música no ano de 1994. Porém a The Heart Management não ofereceu um contrato e o grupo ficou insatisfeito com os caminhos que estavam tomando, então elas decidiram se separar dessa agência, e começaram a buscar por conta própria uma gravadora e alguém que acreditasse no potencial do grupo. Michele Stephenson acabou sendo substituída por Emma Bunton.

Spice Girls.

Simon Fuller, o criador da franquia Idol (American Idol, Pop Idol) , e empresário na produtora 19 Entertainment, acreditou no potencial do grupo e as garotas assinaram um contrato e partiram para Londres e Los Angeles em busca de uma gravadora e fecharam contrato com a Virgin Records. O nome do grupo seria Spice, mas como existia um rapper com esse nome, então ficou Spice Girls.

A primeira música, Wannabe, que coloca a amizade acima de qualquer paixão heterossexual, se tornou um símbolo do empoderamento feminino. Wannabe foi um sucesso, em pouco tempo ela estava no primeiro lugar de músicas mais tocadas em 37 países. O videoclipe também fez um sucesso estrondoso. Wannabe mudou o panorama da música pop na época, e hoje em dia é considerado um clássico do pop moderno.

Videoclipe de Wannabe.

Curiosidade: o single Wannabe foi lançado a contragosto pela Virgin Records, o single que queriam lançar era Love Thing.

O álbum Spice vendeu mais de 18 milhões de cópias pelo mundo. Elas ainda conseguiram alavancar outras músicas do álbum, Say You Be There, 2 become 2, Mamma e Who Do You Think You Are, se tornam os singles mais vendidos do mundo. 

O single Who Do You Think You Are foi apresentado no Brit Awards de 1997. O vestido usado por Geri Halliwell, The Union Jack se tornou um dos mais icônicos, sendo comparado com o vestido branco usado por Marilyn Monroe.

Geri Halliwell no Brit Awards de 1997.

Bonecas, pirulitos, refrigerante, óculos, salgadinhos… tudo que pudesse ser colocado o nome Spice Girls foi vendido usando o nome do grupo. Esse enorme sucesso das Spice Girls provocaram um fenômeno chamado de Spicemania, em comparação a Beatlesmania.

O segundo álbum, Spiceworld, vendeu 7 milhões de cópias em duas semanas, e os singles Spice Up Your life, Too much, Stop e Viva Forever também alcançaram o primeiro lugar em vários países do mundo. No ano de 1998, elas também lançam o filme Spice World para videocassete, que também se tornou um dos filmes mais vendidos deste ano. O filme também foi lançado no festival de Cannes.

Em 1998, a mídia apresenta como rivais das Spice Girls, o girl group All Saints. Nesse mesmo ano elas começam uma turnê internacional, Spiceworld Tour.

O sucesso do grupo era tão grande que elas chegaram a conhecer a rainha Elizabeth da Inglaterra.

Spice Girls e a Rainha da Inglaterra Elizabeth.

Elas se apresentaram ao vivo para a realeza britânica, inclusive quebrando o protocolo real ao dar um beijo no príncipe Charles. Elas também encontraram com Nelson Mandela na África do Sul.

Spice Girls, Nelson Mandela e o Príncipe Charles. (Imagem: Pinterest)

A Spice Girls estavam no topo do mundo, não havia nada que pudesse acabar com esse brilho, exceto a saída de uma das garotas do grupo. Ainda no ano de 1998, sofrendo de exaustão extrema, Geri Halliwell anuncia sua saída das Spice Girls.

Apesar da saída de Geri, o resto das Spice Girls continua cumprindo a agenda de shows e se apresentam mesmo sem Geri. Com um membro a menos, elas lançam o single Goodbye, que também atinge o primeiro lugar nas paradas britânicas.

Somente no ano de 2000, as Spice Girls(sem Geri) lançam Holler, esse single é um sucesso imediato e fica em primeiro lugar no Reino Unido. O terceiro album, Forever, tem um sucesso moderado, as garotas não apresentam mais a mesma motivação de antes e algumas delas se lançam em carreiras solo. Mas com a chegada de outro fenômeno pop, Britney Spears, a carreira solo de nenhuma delas atinge o mesmo sucesso do grupo. As Spice Girls entram num hiato.

Videoclipe Holler das Spice Girls.

Após alguns anos, Geri Halliwell se arrependeu de ter deixado as Spice Girls e retornou ao grupo. Desde então elas se reúnem esporadicamente e fazem algumas turnês e shows. Elas se apresentaram no encerramento dos jogos Olímpicos de 2012 em Londres.

Turnê The Return of Spice Girls em Toronto.

A última vez que elas entraram em turnê foi no ano de 2019, a Spice World – Tour 2019, mas se apresentaram sem a Victoria Beckham. Um show desta turnê, no estádio de Wembley, atingiu um público de 220 mil pessoas. Ao todo, nesta turnê, elas se apresentaram para aproximadamente 700 mil pessoas.

7 comentários em “Spice Girls, o fenômeno do Pop nos anos 90/2000

  1. I once heard a song I liked called “Northern Star” and ended up buying the album, by someone named Melanie C, then proceeded to buy all her other albums. Only much later did I learn she was Sporty Spice, also referred to, apparently, as “Indie Spice” because of her indie rock musical inclinations …

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.