Johannes Vermeer nasceu no ano de 1632 foi um pintor holandês da movimento artístico do barroco. Vermeer era muito cuidadoso em suas pinturas e utilizava pigmentos coloridos bem caros. Ele era um artista que pintava na maioria das vezes cenas de gênero, ou seja cenas do cotidiano e familiares. O artista tinha a proteção de muitos patrocinadores ricos. Assim como Rembrandt, Johannes Vermeer nunca viajou para fora da Holanda. O pintor faz parte da chamada era de ouro da arte na Holanda.
Vermeer foi mandado por seu pai para a cidade de Amsterdã para que ele aprendesse o ofício de tecelão, o artista ficou hospedado numa casa que ficava numa rua onde morava diversos artistas. Não existe nenhum registro histórico sobre como foi seu treinamento artístico, mas sabe-se que ele se tornou mestre numa guilda de artistas, pintores e escultures, a guilda de São Lucas, no ano de 1643. Alguns acham que ele foi treinado por Leonard Bramer, um pintor muito respeitado na época. Outros acham que seu professor na verdade foi Jacob Van Loo por causa de uma semelhança de temas e estilos entre os dois artistas.

Alguns acham que ele retirou o estilo de Van Loo após sua viagem à Amsterdã. Pois era comum os artistas se inspirarem em outros artistas que eles consideravam bons. Existem teorias que dizem que ele aprendeu com um aluno de Rembrandt, Carel Fabritius por causa da interpretação de um texto, mas nada foi confirmado.

Enfim, seja qual for seu professor sabemos que suas primeiras pinturas tem forte influência da Escola de Caravaggio de Utrecht, um grupo de pintores holandeses. Assim como Rembrandt e Jacques-Louis David, Vermeer se casou com uma mulher rica, Catharina Bolnes, para sair de sua precária situação financeira. Apesar da resistência da família da noiva que era católica e Vermeer calvinista, mas para ser aceito e poder melhorar de vida, Vermeer se torna católico. Uma de suas pinturas tem forte influência católica, Cristo em Marta e Maria.

Catharina e Vermeer moram junto com a sogra dele, que comprou uma grande propriedade em Delft, um bairro católico. O casal tem um total de onze filhos, mas somente sete sobrevivem à infância. O dinheiro de sua esposa financiou muitas obras pintadas por Johannes Vermeer. Apesar de uma casa cheia de crianças, Johannes não retratava crianças em suas pinturas, talvez porque os homens não cuidavam das crianças era um trabalho encarregado à mulher, pode ser por isso que suas pinturas tem um toque sereno, pois provavelmente ele era alheio ao cotidiano de uma vida cheia de crianças em casa. Somente uma única pintura ele retrata crianças, A pequena rua.

Em contraste com a vida atribulada que sua esposa vivia, Johannes pinta outro quadro mostrando uma paz e serenidade incríveis, completamente o contrário do que deveria ser a vida de sua esposa, Catharina, que viva em conflito com a irmã dela e consequentemente, o clima tenso que isso gerava. Essa pintura se chama A Mulher com equilíbrio.

Existem debates sobre o conteúdo religioso que esta obra pode conter, com pessoas falando que a balança representa o juízo final, sobre o significado das joias, moedas e o espelho. É interessante como o artista consegue retirar uma cena de serenidade vivendo em um ambiente oposto ao que a pintura representa. Em A Mulher jovem com Jarro também aparece uma atmosfera pacífica muito alheia à realidade cotidiana de Johannes Vermeer. Talvez o artista tenha achado a paz na sua boa situação financeira proporcionada pela esposa.

O seu casamento também proporcionou a aceitação na guilda de São Lucas pois somente após a união com Catharina Bolnes, o artista pode pagar a taxa de admissão da guilda, eles só aceitaram o adiamento do pagamento pois a cidade sofreu uma grande explosão no ano de 1654, que deixou a economia em crise neste ano. Johannes Vermeer foi o chefe da guilda por duas vezes sendo mais novo já admitido pela guilda.

Usufruindo de uma boa situação financeira proporcionada pelo seu casamento lucrativo com Catharine Bolnes, Johannes Vermeer não precisava se preocupar em fazer muitas pinturas por ano. Então ele trabalhava lentamente e utilizava os melhores materiais, tudo o que sua rica esposa poderia comprar.
Vermeer aceitava encomendas de pessoas comuns, desde que pudessem pagar os preços cobrados por ele. Um amante de arte francês foi conhecer os trabalhos de Johannes Vermeer, porém este não tinha nenhum quadro a apresentar, somente seus clientes como um padeiro que pagou cerca de seiscentas libras (uma fortuna para a época) por um quadro de Vermeer.
O artista teve como cliente e patrono Balthasar de Monconys, um coletor de impostos muito rico que comprou em torno de 21 pinturas feitas por Johannes Vermeer. Por causa deste patrono, Vermeer era um pintor muito conhecido em Delft.
Em 1672 a Holanda foi invadida pelo exército francês de Luís XIV, e também pelos antigos aliados britânicos e alemães. A guerra trouxe junto uma grave crise econômica que atingiu as finanças da esposa e do próprio Vermeer. Em 1675, o artista fez um empréstimo de mil florins em Amsterdã dando como garantia a propriedade da sogra.

Johannes Vermeer morre em dezembro de 1675, sua esposa atribuiu sua morte a crise financeira que atingiu o artista do qual ele não via uma saída imediata.
O artista foi redescoberto no século XIX e uma de suas obras mais famosas é a Menina do Brinco de Pérola.

Referências:
Já tinha visto algumas dessas pinturas e não conhecia a história do artista. Obrigada por compartilhar! 🌻
CurtirCurtido por 1 pessoa
A arte, a mais clara expressão de liberdade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
♥️♥️
CurtirCurtido por 1 pessoa
Very reflective!🌺💕
CurtirCurtido por 1 pessoa
Republicou isso em olivaruie comentado:
Fonte/Source/Merit: https://culturalizando.blog/2021/02/12/johannes-vermeer-o-artista-da-serenidade-no-meio-da-confusao/
CurtirCurtido por 1 pessoa