Retrato de Edma Morisot lendo é uma pintura de Berthe Morisot. No começo eram as duas irmãs, Bertha e Edma, que ficaram conhecidas como as irmãs Morisot, as duas estudaram juntas técnicas artísticas, e até mesmo sofreram preconceito juntas quando expuseram suas pinturas ao público de Paris. Berthe se casou com Eugène Manet, irmão de Édouard Manet, um pintor influente no movimento impressionista francês.
Berthe Morisot tinha como conselheiro artístico seu cunhado, Édouard Manet, que tinha como preferência cores mais escuras, como o próprio preto. Retrato de Edma Morisot lendo é uma pintura que mostra uma Morisot com mais autonomia.

Retrato de Edma Morisot lendo é uma pintura com características impressionistas. Ainda temos a influencia de Édouard Manet com o uso do preto e a falta de contrastes na grama verda, mas vemos os detalhes no vestido e leque da mulher retratada na pintura, a Edma. Nessa obra, Berthe mostra uma paleta de cores mais clara, com o uso do branco, lilás, verde claro, misturado com tons mais escuros como o verde escuro e o preto.
A artista foi uma das poucas mulheres que tiveram sucesso no movimento impressionista francês, se tornando uma grande artista na história da arte.