Giorgione, um grande artista da Alta Renascença

Giorgio Barbarelli da Castelfranco nasceu no ano de 1477 na República da Veneza, na Itália. O artista fez parte do movimento artístico da Alta Renascença. Giorgione foi contemporâneo a Ticiano, por isso algumas pinturas foram feitas em conjunto, ou seja, um terminou a obra do outro, como foi o caso da Vênus de Dresden. O pintor italiano também é responsável por uma das primeiras paisagens da pintura ocidental. Os artistas pintavam sobre outros temas, como os retratos, os mitológicos, religiosos, mas a pintura de uma paisagem não era comum, e não sobraram muitas desse gênero artístico

Devido a falta de registros históricos, não se sabe muito sobre a infância e a família de Giorgione, e não se pode afirmar nada sobre seu treinamento, mas os historiadores supõem que ele treinou como artista Giovanni Bellini. O mestre de Giorgione também era um renascentista que fez uma obra conjunta com Ticiano. Uma das obras de Giovanni Bellini se chama Conversa Sagrada.

Conversa Sagrada, Giovanni Bellini.

Conversa Sagrada é uma pintura típica do movimento renascentista, temos a figura da Madonna e da criança, na qual a Virgem Maria aparece recebendo de volta o menino Jesus de um homem. Bellini pintou uma obra mais realista, os tecidos tem volume, dobras e textura; a iluminação ainda é um pouco difusa, não temos um sol, ou uma lâmpada iluminando o ambiente onde se encontram os elementos da pintura.

Uma das pinturas de Giorgione sobre esse mesmo tema com a Virgem Maria e o Menino Jesus, uma obra chamada a Sagrada Família se encontra na imagem abaixo.

Sagrada Família, Giorgione.

Sagrada Família é uma pintura da Alta Renascença com características desse movimento artístico como o uso da perspectiva geométrica, a paisagem de fundo que aparece na janela, que era algo que foi utilizado até mesmo por Leonardo da Vinci. O artista cria volume nos personagens retratados na obra, o tecido das roupas possui dobras e até mesmo uma aparência de textura. A luz ainda é difusa não vem de lugar nenhum. A pintura também tem proporções realistas, no começo do século XV e XVI isso é muito importante pois na Idade Média não havia essas preocupações quanto a proporção, volume e perspectiva.

Outra pintura sobre temas bíblicos de Giorgione se chama Adoração dos Pastores.

Adoração dos Pastores, Giorgione.

Adoração dos Pastores é a pintura que faz os historiadores acharem que Giorgione foi um aluno de Giovanni Bellini. Essa obra na verdade possui um estilo que também pode ser de Ticiano, esses três artistas podem ter confeccionado essa pintura, mas assumindo que foi Giorgione, temos aquela característica que é exclusiva do artista que é um terço da pintura ser dedicada a paisagem, isso é um traço visto numa das obras mais famosas do artista conhecida pelo nome de A Tempestade.

A Tempestade, Giorgione.

A Tempestade é considerada uma das primeiras pinturas de paisagem da Renascença. O movimento artístico do renascimento produziu mais obras do gênero de retrato, religioso, e alegorias, mas é extremamente raro vermos uma paisagem renascentista, apenas no barroco começam a aparecer pinturas de paisagem. Nessa obra, A Tempestade, temos uma mulher, um bebê e um guarda, a imagem não é puramente uma representação da natureza, mas as figuras humanas estão diminuídas em relação a pintura como um todo, por isso que essa tela é considerada uma paisagem para alguns.

O artista também é conhecido por uma outra pintura chamada de Retábulo de Castelfranco.

Retábulo de Castelfranco, Giorgione.

O Retábulo de Castelfranco é uma pintura que a Virgem Maria aparece num trono sentada com o menino Jesus Cristo no colo. Essa obra faz parte de uma das poucas que foram atribuídas com certeza a Giorgione, como existem pelo menos três artistas com estilos artísticos muito parecidos, Ticiano, Giorgione e Bellini, que ainda possuíam assististes, muitas vezes fica difícil separar os três, A Vênus Adormecida é um outro caso que é difícil determinar o artista com cem por cento de certeza.

Uma pintura que existe dúvidas sobre a autoria ser de Giorgione ou Ticiano se chama Concerto Pastoral.

Concerto Pastoral, Giorgione.

Concerto Pastoral tem características estilísticas tanto de Giorgione quanto de Ticiano. Embora essa temática que inclui um quase nu artístico, não seja algo muito popular entre as obras que Giorgione confeccionou, ainda assim o artista pintou quase um nu artístico na pintura A Tempestade, então não é um critério que separa os dois pintores. A única coisa que confirmaria mesma a autoria seria uma assinatura, mas não era costume assinar as pinturas nessa época.

Giorgione morreu no ano de 1510.

Referências e Imagens:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Giorgione

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.